19º Congresso InfraFM
 

"Facilities não é só o cara do cafezinho, representamos milhões em uma empresa", exalta Ricardo Teixeira

Executivo do banco BNP Paribas fala sobre abordagem estratégica, liderança e novo livro.

Ricardo Teixeira

​​​O lugar do Facility Manager não deve ser atrás do palco. O futuro deste profissional, segundo Ricardo Teixeira, é estar na parte estratégica das operações, considerando o ESG. Como CPO, diretor de Supplier Risk, Facilities e Real Estate, no banco BNP Paribas, ele destaca que o critério de sustentabilidade ganhou peso na matriz de decisão de uma RFP (Request for Proposal), ou em português, Pedido de Proposta, o que pode contribuir para o maior reconhecimento do FM dentro das organizações. 

"A sustentabilidade está em foco. Então, tudo o que envolve ESG dentro das organizações, no meu ponto de vista, é responsabilidade total do time de Facilites. A sustentabilidade organizacional, por exemplo, conta quando a empresa vai participar de alguma concorrência, para virar o cliente de alguém", afirma Teixeira. Para o executivo, o ESG tornou-se prioridade quanto a redução de custos e, para a área de Facilities ganhar força estratégica, é preciso falar sobre redução de custos e melhorias de desempenho.

O primeiro contato de Ricardo com o universo de Facilities foi aos 16 anos na Credicard, quando atuou na parte de compras, no departamento de procurement. A primeira experiência como gestor de Facilities, contudo, foi aos 25 anos, na Cetelem, empresa do grupo BNP Paribas. Neste início, ao buscar por mais informações sobre a área com um olhar estratégico, não encontrou bibliografia nacional a respeito, o que gerou um incomodo, que, com o passar dos anos, transformou-se no desejo de publicar um livro sobre os desafios e oportunidades em uma abordagem estratégia de Facility Management.

"Facilities não é só o cara do cafezinho, representamos milhões em uma empresa, então a intenção é explicar, cada vez mais, o que é a função estratégica de um FM. O mercado só tende a crescer quando as pessoas ajudam a divulgar boas práticas de Facilities", exalta Teixeira ao esclarecer o objetivo de ajudar profissionais que, assim como ele no início da carreira, buscam por mais informações sobre a área no contexto brasileiro. Ao final de julho deste ano, ele divulgou o lançamento da obra, disponível no Mercado Livre, na Amazon, na Americanas, no Submarino e no Shoptime. "Não é sobre começar uma carreira como autor, esta não é a minha primeira função. Com o livro, eu quero mais ser um incentivador do FM no Brasil", completa. 

No passado, gestão pelo medo já não funcionava

Atualmente, Ricardo é responsável por 18 colaboradores, sem considerar a equipe terceirizada de Facilities, e lidar com pessoas, servir como liderança, sempre foi um desejo do executivo. Na primeira experiência como gestor, de uma equipe de quatro pessoas, ele aprendeu que o respeito não é conquistado através do medo, mas, sim, pela semelhança. A gestão que gera medo e insegurança, segundo Teixeira, já não funcionava no passado, sendo hoje algo incogitável: "a pessoa trabalha com você porque ela te respeita, ela te vê como um espelho. Se você não passar esse exemplo como líder, ela vai embora".

"Hoje, eu sou gestor de gestor. Quando você está no primeiro nível de coordenação, existe uma atuação direta com o funcionário, um contato direto com o seu analista ou com o seu assistente, sendo a característica estratégica um pouco diferente. Um grupo de gestores e de gerentes questiona bastante, pois são profissionais especializados que, em alguns assuntos, podem saber mais do que você - o que eu acho saudável", comenta. No livro "Facility Management", o autor reforça a importância dos gestores desenvolverem a habilidade de inspirar.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
O fim do home office está próximo?

Com o aumento da frequência nos escritórios, saiba quais são as soluções para tornar os ambientes de trabalho mais atraentes.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Valdireni Crippa

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP