Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Dicas práticas para economia energética em 2025

Mudanças simples para empresas atingirem eficiência em gasto de energia.

Por Redação

Dicas práticas para economia energética em 2025

Foto: Canva.com/Noppakhoon Skriloona

Nesse início de ano, é importante alinhar as estratégias de economia e sustentabilidade no ambiente de trabalho, de forma que exista um plano definido para os próximos meses. Nesse sentido, poucas são tão essenciais quanto o controle de energia no escritório.

Não são necessários grandes esforços ou reformulações para que a sua empresa atinja a otimização energética. Além dos esforços individuais, existem ações práticas por parte das empresas que podem fazer a diferença.

Beatriz Araújo, gerente de Operação e Manutenção de Eficiência Energética da GreenYellow, lista mudanças que podem ser feitas tanto pelos colaboradores quanto pela gestão, e que podem impactar positivamente, tanto do ponto de vista financeiro quanto ambiental, em sua empresa:

Para os profissionais:

Desconecte equipamentos nos intervalos: Retirar os equipamentos das tomadas durante os intervalos de turno ou ao fim do expediente reduz o consumo fantasma, responsável por até 12% do gasto elétrico em algumas empresas.

Priorize a luz natural: Aproveite ao máximo a iluminação natural e o ar fresco nos dias com temperaturas mais amenas. Além de economizar energia, essa prática melhora o bem-estar.

Ative o modo de hibernação: Configure os monitores para hibernar durante períodos de inatividade. Um monitor pode consumir até duas vezes mais energia do que a CPU quando permanece ativo sem necessidade.

Mantenha o ar-condicionado a 24°C: Essa temperatura é eficiente e evita picos de consumo, garantindo conforto sem desperdícios.

Para as empresas:

Automatize a iluminação: Instale sensores de presença em banheiros, corredores e salas de reunião. A dimerização também é uma solução eficaz.

Crie ambientes claros: Paredes brancas ou de tons claros refletem mais luz, reduzindo a necessidade de iluminação artificial.

Considere um telhado verde: Para edifícios que suportam essa solução, o telhado verde reduz a absorção de calor e ajuda a manter a temperatura interna mais equilibrada durante todo o ano.

Utilize aplicativos de controle remoto: Ferramentas que permitem monitorar eletrônicos e sistemas de climatização remotamente podem otimizar o uso. Por exemplo, ligar o ar-condicionado antes da chegada da equipe, evitando ajustes bruscos que aumentam o consumo.

Modernize os equipamentos: Substitua equipamentos antigos por opções mais eficientes, como lâmpadas LED, e atualize sistemas de automação para otimizar processos e economizar energia.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking