Black Friday - Congresso 2025
 

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Por Natalia Gonçalves

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Foto: Divulgação


Na Visteon Amazonas, a sinergia entre as áreas de Operações, Engenharia, OPEX, Facilities e Qualidade faz parte de um processo contínuo de melhorias. Ricardo Tanko VasconcellosQuality Senior Manager da multinacional, defende que a análise de dados de diferentes frentes da operação permite identificar oportunidades de otimização de recursos e de processos. Neste ano, um projeto de Sistema Smart Andon 4.0, das linhas de montagem da empresa, foi reconhecido como finalista no Prêmio da Qualidade Amazonas PQA na categoria Qualidade no Processo Produtivo.

Ao adotar ferramentas de monitoramento em tempo real e consolidar informações sobre eficiência e desempenho, a capacidade produtiva das linhas aumentou em 18%. Por meio da técnica de cronoanálise, foi possível identificar gargalos entre os postos de trabalho. Desde 2021, a Visteon Amazonas participa da premiação e já obteve reconhecimento em categorias de melhoria de processo, inovação e gestão, acumulando troféus de prata e ouro, tanto no PQA (Programa da Qualidade Amazonas) quanto do Prêmio da Qualidade do IQA. 

Assim, a colaboração entre as equipes, de acordo com Vasconcellos, permite que a infraestrutura seja gerida de maneira proativa. As práticas de qualidade, como o monitoramento do tempo de parada de linha e os índices de defeito, garantem a otimização de processos. Devido ao projeto implementado pelos times multifuncionais da planta, atualmente é possível visualizar todo o processo produtivo em tempo real, o que significa a análise dos dados de tempo de parada, tempo de manutenção e reparo, indicadores de disponibilidade de equipamento e de eficiência da linha. 

"Desta forma, consigo gerar projetos inclusive em nível dos técnicos de manutenção. Por exemplo, é possível enxergar quais colaboradores são mais eficientes e aqueles que precisam de, vamos dizer, talvez uma reciclagem de treinamento ou algum aprimoramento. Então, com todos esses dados, conseguimos atuar nas mais diversas frentes e gerar uma melhor otimização de recursos, como também uma melhor preparação das nossas pessoas", destaca Vasconcellos.


Bem-Estar e cultura de valorização

Com mais de 25 anos de experiência nas áreas de Qualidade e EHS (Environment, Health and Safety, ou em português, Meio Ambiente, Saúde e Segurança), Vasconcellos trabalhou grande parte da vida na cidade de São Paulo e no Grande ABC, mas encontrou no polo industrial de Manaus recursos tecnológicos de alto padrão e o contraste com uma maior qualidade de vida: "É uma cidade apaixonante. De um lado, você tem empresas renomadas, como Honda, Yamaha, Samsung, LG, Harley Davidson, BMW, Midea, Whirlpool, dos mais diversos segmentos, e, ao mesmo tempo, você tem a proximidade com a floresta e o rio. Então, você faz um passeio aqui de meia hora de barco e já está no meio da floresta."

Além disso, exergar o desenvolvimento humano como central na Visteon foi o que fez Vasconcellos permanecer. Para garantir um ambiente de trabalho saudável e de baixo turnover, a empresa implementou programas de reconhecimento e incentivo, como premiações mensais para colaboradores com projetos inovadores e sistemas de bonificação. Iniciativas como os programas  "Orgulho de Ser Visteon", “Zero Defeito” e “OPEX”, por exemplo, valorizam os funcionários que apresentam zero defeitos nas entregas e aumento de produtividade, reforçando uma cultura de qualidade.

Outras ações voltadas ao bem-estar incluem suporte psicológico e ergonomia, como uma rede de apoio que engloba atendimento psicológico e sessões com fisioterapeutas e especialistas de saúde. Neste sentido, a Visteon também realiza eventos voltados às famílias dos colaboradores, como o "Open House" e a "Festa do Meu Orgulho", promovendo o sentimento de pertencimento e integração.​


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP