Por Natalia Gonçalves
Da esquerda para a direita: Renata Paes, Gerente Geral; Altemar Araújo, Coordenador de Operações; Rubens Junior, Coordenador de Operações Corporativo; Messias Mattos, Coordenador de Administração Geral Corporativo; Guilherme Matos, Gerente de Operações, Luan Cavalcanti, Analista de Operações. Foto: Divulgação |
Ao longo de dois anos, o Shopping Praça da Moça, pertencente ao Grupo AD e localizado em Diadema, São Paulo, passou pelo processo de retrofit dos sistemas de ar-condicionado, hidráulico e energético. A implementação do sistema de automação e IoT, por sua vez, foi reconhecida pelo Prêmio SMACNA Brasil 2024 na categoria Retrofit HVAC, Automação e IoT. Em entrevista exclusiva à InfraFM, Guilherme Matos, gerente de operações do shopping, e Rubens Junior, coordenador de Operações do Grupo AD, falam sobre as implementações que resultaram na economia de mais de R$3 milhões para a operação.
Ao todo, quanto tempo durou o processo de retrofit do shopping? E qual era o prazo estipulado?
Guilherme Matos: O processo de retrofit dos sistemas de Ar Condicionado (retrofit da Central de Água Gelada), Hidráulico (implantação de Estação de Reuso e melhoria no sistema de captação de água do poço artesiano) e Energético (Automação, IoT, Telemetria de medidores das lojas e contratos de energia) duraram aproximadamente 24 meses, sendo 12 meses desde a fase inicial de planejamento, captação de fornecedores, desenvolvimento de projeto e validação do investimento e 12 meses para execução e comissionamento de todas frentes de trabalho.
Como foi conduzida a execução da obra para que não houvesse impacto no dia a dia dos clientes?
Guilherme Matos: As frentes de trabalho foram conduzidas com um planejamento meticuloso para evitar qualquer impacto no dia a dia dos clientes, lojistas e vizinhos. Primeiramente, as atividades mais complexas e ruidosas foram programadas para ocorrer durante os horários que o empreendimento não estivesse em funcionamento. Isso garantiu que não fossem incomodados pelo barulho ou pela movimentação das obras. Além disso, a equipe de obra realizou infras temporárias e substituições graduais dos equipamentos para assegurar que todas as áreas do shopping permanecessem confortáveis durante o processo de substituição.
Quanto foi o impacto do retrofit em relação a otimização de recursos?
Guilherme Matos: A economia financeira equivale a R$ 3,2 milhões, que representa um marco significativo não apenas em termos de redução de custos, mas também em ganhos ambientais substanciais ao empreendimento, principalmente por economia direta de energia elétrica e água.
Na sua opinião, qual é a importância das edificações reduzirem os impactos ambientais de suas operações?
Rubens Junior: Reduzir os impactos ambientais das operações de edificações é crucial por várias razões. Primeiramente, contribui significativamente para a sustentabilidade do planeta, ajudando a mitigar as mudanças climáticas ao diminuir a emissão de gases de efeito estufa.
Edificações mais eficientes em termos energéticos e que utilizam recursos de maneira responsável também podem reduzir o consumo de fontes naturais, preservando esses recursos para as futuras gerações. Além disso, esse projeto pode comprovar que práticas sustentáveis resultam também em economia financeira a longo prazo. Edificações que priorizam a sustentabilidade tendem a proporcionar um ambiente mais saudável e confortável para os ocupantes, melhorando a qualidade do ar interno e promovendo o bem-estar.
O empreendimento utiliza energia elétrica de fontes 100% renováveis com rastreio e certificação internacional I-REC, substituímos a matriz energética dos chillers que antes utilizavam gás natural para equipamentos com melhor performance a energia elétrica, redução do consumo de água potável em 30 mil m³/ano com implantação de uma estação de reuso de esgoto, com uso nas bacias sanitárias, mictórios e torres de resfriamento do sistema de ar condicionado.
Esses esforços resultaram na redução da emissão de 14.866 toneladas de CO² na atmosfera, o que não só beneficiam o meio ambiente, mas também melhoram a qualidade de vida dos visitantes e colaboradores, criando um ambiente mais saudável e sustentável para todos.
Hoje em dia, com a obra entregue e reconhecida pelo Destaque do Ano SMACNA, qual é a sensação?
Rubens Junior: A sensação é de imenso orgulho e satisfação. Receber o reconhecimento do Destaque do Ano SMACNA é uma validação do esforço e dedicação de toda a equipe envolvida no projeto. É gratificante ver que todo o planejamento dedicado, as escolhas criteriosas de fornecedores e as estratégias adotadas para minimizar o impacto no dia a dia dos clientes resultaram em um retrofit bem-sucedido e inovador.
Além disso, esse prêmio destaca a importância de investir em soluções sustentáveis e eficientes, reforçando o compromisso do empreendimento e da administradora com a excelência e a responsabilidade ambiental.
É uma conquista que motiva a continuar buscando melhorias e inovações, sempre com o objetivo de proporcionar a melhor experiência possível para os visitantes e contribuir positivamente para o setor de Facilities.