Por Natalia Gonçalves
No final de 2023, o Hcor celebrou a manutenção da certificação ISO 14001, norma que estabelece as diretrizes para o desenvolvimento de um sistema de gestão ambiental. O ciclo de manutenção da ISO, segundo Andréia Azevedo, proporcionou a oportunidade de aplicar ferramentas de melhoria contínua.
Azevedo faz parte da equipe de Meio Ambiente do hospital, área integrada à gerência de Facilities, há quase quatro anos, hoje ocupando o cargo de coordenadora. Conforme a profissional, para assegurar o sucesso na auditoria, foi implementada uma gestão contínua da conformidade com requisitos da norma, o que envolveu desde a monitorização constante do desempenho ambiental até o treinamento e a conscientização dos colaboradores próprios e terceiros.
Cultura organizacional que repercute além do trabalho
Para Andréia, o envolvimento dos fornecedores e a implementação da mudança cultural em relação às práticas ambientais foram fundamentais. A coordenadora reconhece um esforço significativo na conscientização dos colaboradores e fornecedores sobre a importância do Sistema de Gestão Ambiental.
Durante o processo de certificação, a transformação nos colaboradores foi notável. Atualmente, segundo Andréia, todos têm um conhecimento profundo dos processos do Sistema de Gestão Ambiental e sabem como contribuir de forma autônoma. Ela observa que o impacto das ações de conscientização, surtiram efeito para além do ambiente de trabalho, pois muitos colaboradores adotaram a segregação de resíduos para coleta seletiva nas residências.
“Foi essencial assegurar que todos os colaboradores tivessem uma compreensão clara da Política Ambiental, dos aspectos e impactos de suas atividades, e soubessem como colaborar para mitigá-los, assumindo responsabilidade dentro dos seus processos. O comprometimento e a participação de todos os níveis da organização foram primordiais para essa mudança de mindset e para o sucesso do projeto”, comenta Azevedo.
Afinal, o que foi realizado para garantir a manutenção?
Desde a conquista da ISO 14001 pela primeira vez, o Hcor apresentou uma expressiva redução no consumo de energia e gás por paciente/dia, a diminuição dos resíduos comuns, o aumento na quantidade de resíduos recicláveis, mas também o incremento das receitas destinadas às ações filantrópicas. “Vale ressaltar também a notável redução no desperdício de insumos e sobras de alimentos, impulsionada pela conscientização”, diz Azevedo.
Dentre as ações realizadas para manutenção da certificação, destacam-se:
- Inspeções mensais pela equipe de Meio Ambiente para garantir a conformidade e identificar oportunidades de melhoria;
- Treinamentos personalizados adaptados às áreas de atuação, visando a melhor assimilação dos colaboradores e atendendo às necessidades específicas de cada setor;
- Formação de grupo de multiplicadores para o acompanhamento diário, garantindo a disseminação contínua das práticas ambientais;
- Reuniões periódicas com os envolvidos em planos de ação, proporcionando acompanhamento e suporte nas tratativas necessárias;
- Eventos internos de conscientização: dois eventos foram realizados, sendo um em comemoração ao Dia do Meio Ambiente e outro intitulado "Hcor Sustentável". Ambos contaram com palestrantes externos que abordaram temas relacionados às consequências das ações humanas nas emergências climáticas. As emissões dos eventos foram contabilizadas e neutralizadas por meio do replantio de árvores. Além disso, mais de 2 mil sementes de Canafístula foram distribuídas aos participantes - essa espécie arbórea é comumente utilizada em projetos de reflorestamento;
- Ativação com atores in loco, proporcionando uma abordagem lúdica para levar informações aos colaboradores;
- Instalação de placas informativas nos quartos, contribuindo para a conscientização ambiental dos pacientes e acompanhantes;
- Implementação de um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) próximo a uma das entradas do Hcor, facilitando o descarte apropriado de itens como películas de raio-x, pilhas, baterias, equipamentos eletrônicos, entre outros, por parte dos pacientes e colaboradores;
- Engajamento contínuo dos colaboradores e demais partes interessadas por meio da implementação do plano de comunicação desenvolvido pelo departamento de Marketing.
Importância da ISO 14001 para as organizações
A ISO 14001 destaca o compromisso das organizações com o meio ambiente. Para Azevedo, “a certificação demonstra a preocupação das empresas em minimizar os impactos ambientais associados às suas operações”. Além disso, a norma assegura a conformidade com leis e regulamentos ambientais aplicáveis, essenciais para evitar penalidades e proteger a reputação da instituição.
“A implementação de práticas de gestão ambiental pode resultar na redução de resíduos, otimização do uso de recursos e na promoção da identificação, avaliação e controle de aspectos e impactos ambientais. Isso possibilita uma gestão proativa dos riscos ambientais associados às operações hospitalares, fomentando a adoção de práticas sustentáveis”, destaca Andréia.
Segundo a profissional, a ISO 14001 enfatiza a importância da melhoria contínua, incentivando hospitais a revisarem e aprimorarem constantemente os processos e as práticas ambientais. Neste sentido, a certificação pode atrair pacientes e parceiros que valorizam organizações comprometidas com a responsabilidade ambiental, conferindo vantagens competitivas no mercado de saúde.