Palestra Arquitetura
 

Altas temperaturas e baixos custos?

Saber escolher o melhor sistema de climatização pode reduzir os gastos e aumentar a eficiência da operação significantemente.

Altas temperaturas e baixos custos?

Foto: Divulgação

Com as ondas de calor atingindo o país e o verão chegando, a atenção na climatização de ambientes está maior do que nunca. Por conta disso, é essencial que gestores de Facilities, Properties e Workplace busquem alternativas eficientes e econômicas.

De acordo com dados da Enel, aparelhos de ar-condicionados usados 8 horas por dia em altas potências (10.000 a 15.000 BTUs, valor que geralmente é alcançado em temperaturas baixas) pode somar R$180,00 na conta de energia ao fim do mês.

Uma alternativa econômica e sustentável

Um sistema de climatização e purificação do ar que vem ganhando popularidade na América Latina é o sistema de vigas frias, que utiliza de água gelada e serpentinas secas.

De acordo com o Eng. Celso Simões, presidente da TROX, que aprofundou o tema no 9º Fórum de Hospitais InfraFM, microorganismos tem maior dificuldade em sobreviver com umidade ambiente entre 30% e 60%. Com um maior controle da umidade, o sistema de vigas frias oferece não só sustentabilidade, visto que pode utilizar água de reuso, mas também uma melhor qualidade do ar.

Há também a questão econômica. A TROX recentemente apresentou uma solução na FEBRAVA que comparava diretamente o sistema convencional com um utilizando vigas frias. O resultado foi de uma economia de 30% a favor das vigas nas mesmas condições de operação. Confira na imagem:

altas temperaturas e baixos custos?

Foto: Divulgação

O sistema de vigas frias também apresenta uma maior versatilidade tanto pelo seu tamanho reduzido quanto em custos de manutenção, visto que ele se utiliza de serpentinas "secas" fazendo com que a tecnologia seja também indicada para edifícios que passam por restaurações e remodelações.

"O uso de vigas-frias ativas é uma tecnologia muito aplicada na Europa e Estados Unidos, e temos percebido um aumento na procura desta tecnologia no mercado da América Latina. Empreendimentos de ponta no Brasil, como redes de hospitais, shopping centers e prédios corporativos, já adotam o sistema de climatização por vigas-frias ativas, e percebem as vantagens, tanto com respeito à eficiência energética (ao menos 30% menos de consumo de energia), como na qualidade do ar interior", afirma Luis Claudio, Diretor Geral da TROX no Brasil e na Argentina.



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cidade Center Norte

Mais lidas da semana

Operações

Cinco passos para humanizar a gestão de terceirizados

Wellington Idalino da Silva, coordenador de manutenção e professor de Facilities Management, explora benefícios da gestão mais estratégica e humanizada.

Workplace

Como Mercado Livre reinventou espaço de trabalho com conceito híbrido

Manager of Real Estate da empresa compartilha detalhes da reforma da Melicidade.

Operações

Método de incorporação dos critérios ESG nos processos decisórios

Apesar de convergências, ainda não há consenso sobre o que priorizar nos critérios de ESG. Leia o segundo artigo da série "A corda bamba do ESG.

Mercado

Conheça como a Toyota revoluciona área de Facilities Management

Nova Head de Facilities da multinacional fala sobre cases da carreira e novos desafios.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Revista InfraFM

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Revista InfraFM

Por qual ângulo devemos enxergar as fazendas verticais?

Conceito chamou a atenção na metade da década passada, mas a empolgação vingou?

Revista InfraFM

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP