Gestão de Portfólio Imobiliário
 

Altas temperaturas e baixos custos?

Saber escolher o melhor sistema de climatização pode reduzir os gastos e aumentar a eficiência da operação significantemente.

Altas temperaturas e baixos custos?

Foto: Divulgação

Com as ondas de calor atingindo o país e o verão chegando, a atenção na climatização de ambientes está maior do que nunca. Por conta disso, é essencial que gestores de Facilities, Properties e Workplace busquem alternativas eficientes e econômicas.

De acordo com dados da Enel, aparelhos de ar-condicionados usados 8 horas por dia em altas potências (10.000 a 15.000 BTUs, valor que geralmente é alcançado em temperaturas baixas) pode somar R$180,00 na conta de energia ao fim do mês.

Uma alternativa econômica e sustentável

Um sistema de climatização e purificação do ar que vem ganhando popularidade na América Latina é o sistema de vigas frias, que utiliza de água gelada e serpentinas secas.

De acordo com o Eng. Celso Simões, presidente da TROX, que aprofundou o tema no 9º Fórum de Hospitais InfraFM, microorganismos tem maior dificuldade em sobreviver com umidade ambiente entre 30% e 60%. Com um maior controle da umidade, o sistema de vigas frias oferece não só sustentabilidade, visto que pode utilizar água de reuso, mas também uma melhor qualidade do ar.

Há também a questão econômica. A TROX recentemente apresentou uma solução na FEBRAVA que comparava diretamente o sistema convencional com um utilizando vigas frias. O resultado foi de uma economia de 30% a favor das vigas nas mesmas condições de operação. Confira na imagem:

altas temperaturas e baixos custos?

Foto: Divulgação

O sistema de vigas frias também apresenta uma maior versatilidade tanto pelo seu tamanho reduzido quanto em custos de manutenção, visto que ele se utiliza de serpentinas "secas" fazendo com que a tecnologia seja também indicada para edifícios que passam por restaurações e remodelações.

"O uso de vigas-frias ativas é uma tecnologia muito aplicada na Europa e Estados Unidos, e temos percebido um aumento na procura desta tecnologia no mercado da América Latina. Empreendimentos de ponta no Brasil, como redes de hospitais, shopping centers e prédios corporativos, já adotam o sistema de climatização por vigas-frias ativas, e percebem as vantagens, tanto com respeito à eficiência energética (ao menos 30% menos de consumo de energia), como na qualidade do ar interior", afirma Luis Claudio, Diretor Geral da TROX no Brasil e na Argentina.



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Rafael Denardin

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP