Neuroarquitetura em centros de reabilitação, quais os benefícios?

Como ambientes bem planejados podem afetar a saúde mental e física de atletas.

Neuroarquitetura em centros de reabilitação: quais os benefícios?

Foto: Divulgação

Luz do Sol, móveis ergonômicos, uma boa acústica. Podem parecer apenas elementos de eficiência para um escritório, mas eles também fazem um bem neurológico significativo.

Esse é o conceito da neuroarquitetura, base de estudos da neurociência que analisa os efeitos de ambientes físicos no comportamento humano. Apesar de bem-estar e conforto serem fatores muito considerados, o efeito pode ir muito além.

Quando a AKMX Arquitetura e Engenharia desenvolveu o projeto arquitetônico da décima unidade Vita do Grupo Fleury, localizada em frente ao Parque Ibirapuera, os conceitos de neuroarquitetura foram utilizados para criar um ambiente que pudesse colaborar com a performance de tratamento dos esportistas.

De acordo com a diretora de criação da AKMX, Denise Moraes: "A unidade Vita se contrasta aos tradicionais centros médicos e de reabilitação esportiva, comunicando um novo estilo vida e promoção a saúde".

O espaço conta com serviços de performance esportiva (análise biomecânica da corrida), reabilitação esportiva (fisioterapia e massagem), medicina e cardiologia do esporte, nutrição e ortopedia. Apesar disso, o foco não é em ser um simples "centro de recuperação", e sim um ambiente plural de bem-estar dos indivíduos.

Essa visão é compartilhada com a fisioterapeuta e gestora da unidade Vita Parque Ibirapuera, Andreia Miana, que afirma que "a busca não deve ser somente para tratar a dor depois de lesionado, mas sim um lugar que as pessoas cuidem da saúde como um todo". A exemplo, ela cita recuperação ativa, consultas nutricionais, avaliações de performance de corrida ou bicicleta que contribuem para a diminuição do risco de lesões.  

Quer saber mais sobre as estratégias da AKMX? Converse com Denise Moraes e Erica Prata no 17º Congresso InfraFM Rio de Janeiro.

As diretoras de operações e criação estarão presentes no evento para falar sobre as mudanças dos espaços de trabalho com o modelo de presença híbrido, a integração entre bem-estar e design, sustentabilidade e neuroarquitetura.

Cocriando Espaços de Trabalho Banner
​>> Saiba mais sobre a programação do evento:

Workplace, Facilites Services, sustentabilidade empresarial, modernização e gestão de espaços corporativos - Operações e Workplace para FM's de todo o Brasil na Cidade Maravilhosa em um só congresso.

A 17ª edição Congresso InfraFM Rio de Janeiro promete ser memorável com público grandioso, palestrantes especialistas e visitas técnicas que irão trazer a você experiências práticas e de vida real dentro de prédios que operam em níveis de excelência mundial: Edifício Lubrax, Eco Sapucaí, sede da TIM e Ventura Corporate Towers.

Esteja conosco em novembro e faça networking com profissionais especialistas, conheça instalações inloco e atualize-se com as mais diversas soluções de produtos e serviços que os patrocinadores do evento trarão para expor. ​

VISITE O SITE DO EVENTO


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Como Centro de Distribuição da Unilever conquistou LEED Platinum

Confira quatro práticas da multinacional e garanta insights sobre gestão sustentável.

UrbanFM

"São Paulo é uma máquina de geração de tempo perdido", afirma professora da USP

Entenda quais são os desafios para implementação de novos caminhos na capital paulista.

Mercado

Brasil ultrapassa os 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em casas

Inversores híbridos são os mais indicados para as regiões Norte e Nordeste

Carreira

David Douek fala sobre pioneirismo na construção sustentável brasileira

Empresário percebeu mudança no setor imobiliário ao final dos anos 2000. Confira entrevista exclusiva sobre construção de carreira, especializações em Green Buildings e práticas sustentáveis.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Revista InfraFM

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Revista InfraFM

Por qual ângulo devemos enxergar as fazendas verticais?

Conceito chamou a atenção na metade da década passada, mas a empolgação vingou?

Revista InfraFM

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP