Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?
 

Logtech Eu Entrego e a E-moving anunciam parceria para zerar emissão de carbono em entregas

A expectativa é ter pelo menos 1.500 bicicletas elétricas fazendo entregas do varejo até 2023

Em um mundo globalizado, onde ações individuais geram consequências coletivas, é cada vez mais necessário pensar soluções de mundo colaborativas e sustentáveis. Pensando nisso, a logtech Eu Entrego firmou uma parceria com a empresa de modais elétricos E-moving, para realizar entregas com zero emissão de carbono. A expectativa é ter pelo menos 1.500 bicicletas elétricas fazendo entregas do varejo até 2023.

O setor de transportes (e, incluído nele, o de entregas) é um dos mais poluentes do mundo. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que os transportes sejam responsáveis por um quarto (25%) do total das emissões globais de gases do efeito estufa. Esse é um número bastante expressivo, principalmente no Brasil, em que 52% de toda carga movimentada é transportada por veículos rodoviários (caminhões, carros, motos etc.). As entregas de última milha, a parte final do trajeto que deixa o produto na casa do consumidor, também estão inclusas nessa conta, o que evidencia a necessidade de buscar maneiras mais ecológicas de fazer entregas.

Esse ponto é pacífico. Tanto cidadãos comuns, quanto lojistas compreendem a importância de buscar soluções de entrega sustentáveis. Existe até mesmo a boa vontade dos lojistas em fazer a adequação de seus modais, porém eles esbarram na dificuldade que é gerenciar esses sistemas, uma vez que até existem empresas que organizam e fazem as entregas de última milha, porém não com um last mile verde. Em outros casos, existem as empresas de modais elétricos que têm suporte para realizar as entregas, mas não são especializadas e não têm tecnologia para manejar entregas de última milha. Isso exigiria do lojista gerenciar dois sistemas diferentes para logística, além das próprias demandas corriqueiras do negócio, o que acaba desestimulando a transição das entregas com veículos movidos a combustível para os elétricos. E é por isso que a parceria da Eu Entrego com a E-moving é tão promissora.

A Eu Entrego é uma plataforma que conecta varejistas a uma ampla rede de entregadores autônomos, que fazem entregas em seus carros de passeio. Além disso, ela provê toda a tecnologia necessária para que o lojista gerencie a frota, organize o fluxo, roteirize as entregas, etc. A diferença é que agora, com a parceria com a E-moving, entregas que antes eram feitas de carros ou motos poderão ser realizadas em bicicletas elétricas, isso tudo em uma solução unificada, sem que o lojista precise se preocupar em gerenciar sistemas diferentes.

Atualmente, mais de mil pessoas utilizam as bicicletas elétricas da E-moving, mas espera-se que esse número dobre com a parceria. Além disso, serão acrescentadas mais mil motocicletas elétricas à frota. Até o final de 2022, a Eu Entrego, junto com a E-moving, terá feito 1 milhão de entregas em bicicletas elétricas, deixando de emitir aproximadamente 500 toneladas de carbono na atmosfera, isso comparado à um carro de passeio.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Carreira

Gestão Eficiente de CNPJ: Desafios e Soluções

Dicas e lições para manter sua empresa dentro da conformidade em meio à mudanças na legislação

Mercado

Grandes desafios para 2025: dados, IA e a busca pela eficiência

As práticas que definirão sucesso para as empresas em 2025

Mercado

Como as tecnologias estão revolucionando a manutenção de ativos no setor de óleo e gás?

IoT, Digital Twins e SCADA estão entre as tendências para o futuro

Mercado

Futuro do trabalho híbrido: o caso JPMorgan

Grandes companhias estão repensando políticas de trabalho remoto, algumas reforçando a flexibilidade, enquanto outras pressionam pelo retorno presencial

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP