99
 

Onde está o Facility Manager a bordo?

Juliana Pereira de Siqueira, nova diretora na ABRAFAC, analisa as oportunidades para profissionais de Facility, Property e Workplace Management em cruzeiros.

Por Natalia Gonçalves

Onde está o Facility Manager a bordo?

Foto: Canva.com/ Brendon Spring


Era apenas para ser uma viagem de cruzeiro, mas a experiência no navio se tornou objeto de pesquisa. Apaixonada por Facilities, Juliana Pereira de Siqueira, nova diretora do Congresso e Expo ABRAFAC, sempre teve uma curiosidade imensa para conhecer os bastidores das operações e como elas funcionam. Durante uma viagem de navio, planejada para relaxar, não foi diferente.

"A vontade de entender os bastidores da experiência marítima me impulsionou a indagar sobre cada detalhe, desde o destino do lixo a bordo até as leis sanitárias que regiam o ambiente. Assim, minha experiência a bordo não apenas reforçou minha paixão pela área de Facility Management, mas também ressaltou a importância vital desses profissionais nos mais diversos setores", diz Juliana.

Assim que retornou da viagem, ela iniciou uma pesquisa sobre a gestão de processos de navios de cruzeiro. No ano passado, o estudo foi reconhecido pelo prêmio Melhores do Ano ABRAFAC. “O foco deste estudo é contribuir para o mercado de Facilities, destacando as melhores práticas nas operações de navios e, por conseguinte, gerando questionamentos que talvez não tenham sido considerados anteriormente”, destaca.

Onde está o Facility Manager a bordo?

Sem intenção de criticar qualquer companhia de cruzeiros marítimos, Juliana encontrou pontos similares na operação de diferentes empresas. Logo no início do estudo, identificou a ausência da área de Facility Management. Apesar dos profissionais responsáveis pela manutenção e operação dos navios serem cruciais para o bem-estar dos hóspedes, esse reconhecimento ainda não é claro para o mercado.

“Enquanto os passageiros repousam, a equipe de manutenção está ativa realizando inspeções e preventivas para assegurar o pleno funcionamento de toda a operação”, destaca a pesquisadora. Para ela, os bastidores, muitas vezes invisíveis aos olhos dos viajantes, revelam uma coreografia complexa de esforços coordenados, que garantem uma experiência a bordo não apenas memorável, mas também impecavelmente segura e higiênica.

Por exemplo, durante a manutenção da piscina, pode ser necessário esvaziá-la por completo, para evitar a contaminação da água. Além disso, o lixo proveniente dos pratos passa por uma triagem minuciosa, como explica Juliana: os resíduos orgânicos são triturados em máquinas especializadas, enquanto o material reciclável é lavado, compactado e armazenado no porão, pronto para ser descartado nos portos. Desta forma, a experiência glamourosa dos passageiros é mantida com um trabalho minucioso e discreto.

Ao longo da pesquisa, outro ponto que chamou atenção foi a falta de processos focados em pessoas. Para Juliana, a realidade dos responsáveis em manter a experiência dos passageiros foi uma surpresa. “As companhias marítimas, frequentemente, recorrem a terceirizadas para compor grande parte de suas equipes operacionais. Este contingente é formado por indivíduos de diversas nacionalidades, muitas vezes com limitado domínio do inglês, submetidos a jornadas de trabalho médias de 10 horas diárias, sem folgas semanais, durante seis longos meses”, ressalta.

Assim, os colaboradores, afastados da família e amigos, em quartos minúsculos que compartilham, poucas vezes retornam à função após o período de viagem. Deste modo, a pesquisadora propõe um novo cenário em que a área Facility Management seja responsável pelas contratações, com o intuito de melhorar a experiência dos colaboradores e diminuir a rotatividade. “Nesse contexto, as empresas teriam a oportunidade de recrutar colaboradores diretamente, eliminando a necessidade de 'contratos por embarque' ou por períodos pré-determinados”, explica.

 “Além disso, ao considerar a nacionalidade das regiões pelas quais os cruzeiros transitam, poderíamos alinhar as contratações, proporcionando aos colaboradores períodos regulares de folga, maior proximidade com sua terra natal e até mesmo a criação de planos de carreira dentro da própria empresa”, completa Juliana. Segundo a profissional, os cruzeiros representam uma área pouco explorada para os profissionais de Facility, Property e Workplace Management, mas repleta de potencial.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Flavia Knoploch

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP