Black Friday - Congresso 2025
 

O café no ambiente de trabalho, mais do que uma bebida, é um elemento de gestão

No ambiente de trabalho, o café é mais do que uma bebida, é um elemento de gestão e conexão social com Leonardo Tauil da Nestlé Profissional.

Por Léa Lobo

O café no ambiente de trabalho, mais do que uma bebida, é um elemento de gestão

 

O café, embora pareça um simples componente da rotina diária de trabalho, representa um elemento crucial na gestão do ambiente corporativo, trazendo desafios e oportunidades para empresas de todos os tamanhos. Leonardo Tauil, Head de Marketing – Coffee & Beverages na Nestlé Profissional, compartilha insights valiosos sobre o impacto dessa bebida nas dinâmicas internas das organizações. Segundo Tauil, a importância do café vai além de sua função como estimulante. “Ouvimos constantemente de nossos clientes e parceiros que a falta de café pode causar mais transtornos do que muitos outros problemas considerados mais significativos. Se algo vai mal com o salário, é claro que isso é prioritário, mas a segunda maior fonte de queixas é frequentemente o café,” explica ele.

Quando surge a falta do café, tudo para, as reclamações começam e todos levantam a mão. O café é essencial no dia a dia das pessoas porque, há muito tempo no Brasil, deixou de ser apenas uma bebida. Ele assume uma dimensão maior na rotina das pessoas no trabalho e nas decisões das empresas, frequentemente envolvendo os profissionais de Facilities que se juntam ao CEO e aos diretores de RH para organizar as demandas dos colaboradores relacionadas ao café.

O café tem evoluído significativamente no Brasil, passando por três ondas distintas: inicialmente como um simples estimulante, depois ganhando destaque na qualidade da xícara com o boom do café espresso, e mais recentemente, focando em métodos de preparo, tipos de grãos e suas origens. “Hoje, o café é muito mais do que uma bebida; ele é um conector social, criando momentos e fortalecendo relações dentro das empresas,” destaca Tauil.

Com a chegada da pandemia, essa tendência apenas se intensificou, com as empresas buscando transformar seus espaços de trabalho em locais mais atraentes para incentivar o retorno dos colaboradores, incluindo máquinas de café diferenciadas. O café, nesse contexto, passou a ser visto não apenas como um benefício, mas como uma expressão de cuidado e valorização do bem-estar dos funcionários.

A qualidade do café e dos equipamentos usados para sua preparação são fundamentais para garantir a satisfação dos colaboradores. A Nestlé Profissional, ciente dessa demanda, investe fortemente em inovação e sustentabilidade. 

“Nossos equipamentos são projetados para economizar até 60% de energia e todo o café que fornecemos é 100% sustentável, com toda a cadeia produtiva certificada. A nossa máquina, carro-chefe, que está instalada em praticamente 99% dos escritórios de clientes, é uma máquina em que a caldeira de aquecimento da água só é acionada quando você aperta um botão de extração da bebida. Quando ela está sem extrair bebida, essa caldeira está desligada, economizando até 60% de energia elétrica”, afirma Tauil.

Além de qualidade e sustentabilidade, o serviço técnico orgânico oferecido pela empresa é um diferencial. Com uma equipe interna especializada, a companhia garante um atendimento de alta qualidade, manutenção preventiva e corretiva, assegurando que os equipamentos estejam sempre em perfeitas condições de uso.

Tauil também enfatiza a importância do design e da funcionalidade dos equipamentos. “O mercado hoje exige não só performance, mas também uma estética que contribua para a experiência do usuário. Por isso, renovamos constantemente nosso parque de máquinas, garantindo equipamentos modernos e eficientes.”

O papel do café nos escritórios é tão significativo que vai além do suprimento; ele é parte integrante da estratégia de gestão das empresas, influenciando a produtividade e o clima organizacional. A Nestlé Profissional entende que seu papel é de parceiro, não apenas de fornecedor, buscando sempre ouvir e aprender com seus clientes para atender melhor às suas necessidades. Um exemplo da parceria é ajudar a produzir um texto, uma arte e veicular o contexto do processo de um café 100% certificado para ser compartilhado nos comunicados da empresa, para que eles saibam da preocupação das nossas empresas – Nestlé e Cliente – sobre a importância de conscientizar os colaboradores sobre o cuidado do papel da equipe de FM em disponibilizar um café de qualidade.

Essa abordagem integrada e cuidadosa é o que destaca Nestlé Profissional no mercado, tornando-a uma líder não apenas em fornecimento de café, mas em criar ambientes de trabalho mais agradáveis, produtivos e sustentáveis.

Por fim, exemplificamos que no contexto do café, “xícaras pretas” referem-se a bebidas de café puro, como espresso ou americano, que são apreciadas sem adição de leite, permitindo que os consumidores experimentem o sabor pleno do café. Já as “xícaras brancas” envolvem variações de café com leite ou creme, como cappuccino e latte, que oferecem uma experiência mais suave e texturizada. Oferecer ambas as opções em ambientes corporativos que atendam às diversas preferências dos colaboradores e visitantes, melhorando a hospitalidade e a satisfação no local de trabalho.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP