Congresso 2025
 

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Por Mauricio Gonzalez

Legado para os brasileiros e para o planeta

A indústria de mídia tem evoluído numa velocidade acelerada. Impulsionada pela transformação tecnológica e pelas mudanças nos hábitos de consumo de conteúdo, o audiovisual é impactado por constantes revoluções como a inteligência artificial, o marketing de influência e o novo padrão digital da TV 3.0, que ainda vai mexer profundamente com a maneira de assistir TV no país. Os consumidores estão conectados em diversas plataformas, e o setor de comunicação e entretenimento segue reinventando suas formas de fazer e distribuir conteúdo.

Pessoalmente, essas transformações têm sido desafiadoras e inspiradoras na mesma medida. Principalmente pela possibilidade de acompanhar, de perto, a evolução da Globo. A partir do projeto ‘Uma Só Globo’, quando nos tornamos uma mediatech, passamos a ter a inovação tecnológica como um pilar transversal em todas as frentes de negócios, ampliando nossas entregas e soluções. A inauguração do Módulo de Gravação 4, o mais moderno complexo de produção dos Estúdios Globo, em 2019, é parte dessa jornada. Um momento especial para minha carreira.

Inovador, o MG4 levou cinco anos para ser concluído e transformou a capacidade de produção de conteúdo da Globo, principalmente em dramaturgia. Buscamos referências internacionais para entender o que de melhor havia nos grandes estúdios globais. Desenhamos um estudo completo com o envolvimento das equipes artísticas, de tecnologia, de produção e de infraestrutura. A construção da obra consumiu 18 meses, exigindo investimentos de mais de R$ 200 milhões. Após a conclusão, aumentamos a capacidade de produção em 56%, tornando os Estúdios Globo o maior complexo de estúdios da América Latina. São três novos estúdios no MG4, com 1.500 metros quadrados cada um, em que é possível acomodar até um avião Boeing 737.

Do ponto de vista tecnológico, a infraestrutura do MG4 possui apenas equipamentos sem fio, eliminando cabos de câmeras e microfones. A conexão “wireless” permite que imagens captadas em um estúdio sejam enviadas para a ilha de edição com marcações prévias que facilitam o trabalho de artistas e técnicos. As instalações estão aptas aos formatos 4K (de altíssima definição) e 4K HDR, além de outros que venham a ser desenvolvidos no futuro.

Em tempos pautados pela agenda ESG, é um orgulho dizer que há cinco anos este megaempreendimento já nasceu sustentável: 100% da energia é proveniente de fontes renováveis, com uma planta solar em sua cobertura; iluminação 100% de LED e sistema de ar-condicionado que consome menos energia. Além disso, possui sistema de captação de água de chuva, coleta seletiva de lixo e central de gestão de resíduos anexa ao complexo. 

 Desde os primeiros dias do projeto até a sua conclusão, cada etapa do processo foi uma oportunidade para aprender, crescer e contribuir para algo maior. Mais do que um marco na história da Globo, o MG4 é um testemunho do poder transformador da indústria de mídia. Ao unir excelência tecnológica, inovação e compromisso com o meio ambiente, estamos ajudando a moldar não apenas o futuro do entretenimento, mas também o futuro do nosso planeta. E saber que fizemos parte dessa jornada, deixando um legado duradouro para as gerações futuras, é uma realização pessoal que não tem preço.

Vivemos de contar histórias, que impactam, emocionam e retratam a pluralidade do país, pautando conversas e estimulando o debate junto a uma audiência de milhões de brasileiros diariamente. E é ainda mais gratificante quando elas ganham vida em projetos que mostram como é possível atuar de forma sustentável na nossa indústria audiovisual. Estamos ansiosos e preparados para o que o futuro nos reserva.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Carreira

Gestão Eficiente de CNPJ: Desafios e Soluções

Dicas e lições para manter sua empresa dentro da conformidade em meio à mudanças na legislação

Mercado

Grandes desafios para 2025: dados, IA e a busca pela eficiência

As práticas que definirão sucesso para as empresas em 2025

Mercado

Como as tecnologias estão revolucionando a manutenção de ativos no setor de óleo e gás?

IoT, Digital Twins e SCADA estão entre as tendências para o futuro

Mercado

Futuro do trabalho híbrido: o caso JPMorgan

Grandes companhias estão repensando políticas de trabalho remoto, algumas reforçando a flexibilidade, enquanto outras pressionam pelo retorno presencial

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP