Participe do InfraFM Hospitais
 

Um testemunho do poder da paixão, da perseverança e da inovação em FM

Profissional destaca início modesto, mas marcante, em carreira de sucesso na área de Facilities Management.

Por Lincoln Aragoni Gomes

Um testemunho do poder da paixão, da perseverança e da inovação em FM

Minha trajetória profissional no universo de Facilities e Property Management transcende a mera ocupação de cargos. Ela narra uma jornada permeada por uma paixão pela excelência, inovação e uma liderança que transforma. Iniciada na Microsoft, contratado pela Cushman & Wakefield, cada etapa dos últimos 22 anos, que inclui posições de destaque no Grupo Fleury, Etna e no Hospital Israelita Albert Einstein, foi caracterizada por um comprometimento firme com o desenvolvimento pessoal e profissional, a superação de desafios e a realização de feitos notáveis.

Neste percurso, que se entrelaça com a evolução do setor de Facilities no Brasil, minha carreira teve início em um papel modesto, porém marcante. Esse primeiro envolvimento não só me apresentou aos desafios e recompensas inerentes à área, mas também despertou uma paixão que viria a definir o rumo da minha carreira com contribuições significativas para a transformação e o crescimento neste setor no Brasil.

Formado em Gestão de Negócios e Bacharel em Marketing, tive a oportunidade de estagiar em uma grande farmacêutica, onde descobri que meu verdadeiro interesse estava em trabalhar com as pessoas, atendendo às suas necessidades e solucionando problemas. Essa realização me levou de volta à FM, onde encontrei minha vocação.

Nesse retorno, fui acolhido pelo Grupo Fleury, onde tive a oportunidade de participar de todo o processo de evolução e expansão do grupo. Meu principal papel era implementar as boas práticas de Facilities para todas as marcas do grupo. Além de ter sido responsável pela sede técnica do grupo, um site de alta criticidade. Foram mais de 6 anos de atuação e é orgulho ter participado dessa trajetória de expansão e transformação tão relevante para o setor de saúde.

Com um perfil sempre inquieto, fiz uma transição de carreira para o Grupo Tellerina (Etna e Vivara) já em uma função gerencial, o que ampliou meu escopo de atuação para o varejo, um setor dinâmico e exigente. Esse período foi fundamental para o desenvolvimento de minhas habilidades em gestão de equipe, planejamento estratégico e eficiência operacional. Minha breve passagem pelo varejo foi marcada pelo desejo ainda maior de fazer algo transformador no mercado de Facilities.

E foi em busca desse novo desafio que recebi o convite para atuar no Hospital Albert Einstein, uma referência na saúde e de reputação impecável. Isso me trouxe um grande estímulo, ao mesmo tempo que um “frio na barriga” por atuar em uma empresa que tem em sua marca a excelência. Foram 9 anos incríveis, onde meu desafio foi implementar a área de FM, unificando outras áreas de operação, uma experiência incrível.

Nos primeiros anos, foi um processo de estruturação, com elaboração de missão, visão e o planejamento estratégico de longo prazo, passando pela formação de um time de alta performance e uma estrutura robusta que garantisse as entregas no padrão Einstein. A área foi ganhando corpo, e alcançando volumetrias impressionantes, semelhantes até mesmo às de empresas do setor. Essa jornada proporcionou um ganho de credibilidade muito grande dentro do Einstein, e a área de Facilities foi ganhando destaque, confiança e relevância. 

A gestão financeira sempre foi marcante no meu modelo de gestão, pois sempre busquei nas ações de redução de custos incorporar serviços e aperfeiçoar o trabalho da área. Outra característica foi o desenvolvimento de profissionais da alta performance, e nesse sentido tenho muito orgulho dos profissionais e amigos que tive o prazer de ajudar na evolução de carreira. À medida que o resultado de gestão dessas novas áreas refletia sucesso e alta performance, depois de alguns anos, tive oportunidade de construir a área de Properties o que oxigenou muito minha jornada e trouxe uma visão e atuação ainda mais estratégica. A criação e organização da área de Real Estate permitiu participar de processos grandes e relevantes de expansão do hospital. 

Além disso, tive o prazer de conduzir a implantação do Mall na área da saúde. Projeto que transformou verdadeiramente as instalações do hospital em uma área mais atrativa, com conveniências e serviços que pudessem fazer o paciente ou acompanhante se sentirem em um ambiente fora do hospital. A transformação foi incrível, digna de concorrer a um prêmio na ABRAFAC. Essa jornada no Einstein foi efetivamente intensa, de muito aprendizado e, como uma instituição de excelência, me permitiu também extrapolar os muros, criando dentro dos cursos de pós-graduação matérias de Facilities para capacitar e inspirar profissionais da saúde por todo o Brasil. Ser professor e poder ensinar as pessoas aquilo que aprendi ao longo da minha carreira é algo de fato gratificante.

Meu desejo de influenciar o setor era tão grande que tomei a iniciativa de fundar o grupo Facilities Hospitalar com a IFMA - International Facility Management Association, que possibilitou que profissionais da área pudessem trocar e compartilhar seus conhecimentos. Foram anos intensos, marcados por experiências incríveis e desafiadoras, desde gerenciar o caos da COVID-19 até lidar com um problema de saúde muito grave, mas que enfrentei de maneira muito tranquila por estar em uma empresa com pessoas incríveis.

Aprofundei meus estudos em Direito Imobiliário pela FGV, o que me proporcionou insights valiosos sobre o complexo mundo imobiliário. O MBA Executivo em Gestão de Saúde pelo Insper foi um divisor de águas, alinhando minha visão empresarial com as especificidades e desafios do setor de saúde. A especialização em Lideranças na Inovação pelo MIT e, mais recentemente, em M&A e Valuation pela Saint Paul, reforçaram meu entendimento de que a inovação contínua e uma gestão financeira estratégica são pilares para o sucesso duradouro.

Após longos anos no Einstein, decidi empreender e atualmente início uma nova jornada em uma empresa focada em implementar e gerenciar varejo nos hospitais do Brasil.

Manter um equilíbrio saudável entre a vida profissional e pessoal é fundamental para o meu sucesso. Minha mãe, minha esposa e minhas filhas são, sem dúvida, minha fonte de força e inspiração. Valorizo profundamente nosso tempo juntos, tão essenciais para recarregar minhas energias e me motivar a enfrentar novos desafios. Não poderia deixar de mencionar a convicção que tenho de sempre estar próximo de Deus e seguir nos caminhos cristãos, que formatou meu caráter.

Olhando para trás, vejo uma carreira marcada por aprendizados constantes, desafios superados e, acima de tudo, pela certeza de que a área de FM é fundamental para o sucesso das organizações. Aos futuros profissionais, meu conselho é simples: busquem conhecimento, sejam resilientes e nunca subestimem o impacto que podem ter. A jornada em Facilities Management é tanto desafiadora quanto recompensadora, e cada passo nesse caminho contribui para a construção de um futuro mais inovador.

Esta autobiografia não é apenas a história de minha carreira, mas um testemunho do poder da paixão, da perseverança e da inovação no mundo corporativo. Espero que inspire outros a seguir seus sonhos e a fazer a diferença, onde quer que suas jornadas os levem.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Tendências de ESG em Hospitais

Mais lidas da semana

Operações

Cinco passos para humanizar a gestão de terceirizados

Wellington Idalino da Silva, coordenador de manutenção e professor de Facilities Management, explora benefícios da gestão mais estratégica e humanizada.

Workplace

Como Mercado Livre reinventou espaço de trabalho com conceito híbrido

Manager of Real Estate da empresa compartilha detalhes da reforma da Melicidade.

Operações

Método de incorporação dos critérios ESG nos processos decisórios

Apesar de convergências, ainda não há consenso sobre o que priorizar nos critérios de ESG. Leia o segundo artigo da série "A corda bamba do ESG.

Mercado

Conheça como a Toyota revoluciona área de Facilities Management

Nova Head de Facilities da multinacional fala sobre cases da carreira e novos desafios.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Revista InfraFM

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Revista InfraFM

Por qual ângulo devemos enxergar as fazendas verticais?

Conceito chamou a atenção na metade da década passada, mas a empolgação vingou?

Revista InfraFM

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP