Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?
 

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

Por Natalia Gonçalves

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Foto: Divulgação


Com a exploração de tons de azuis e de verdes, o novo escritório da Sabesp não é nada monótono. A água e a vegetação, elementos de forte significado para a companhia, aparecem na escolha das cores, mas também na utilização de biofilia e de texturas. Esses elementos, como explica Denise Moraes, diretora de Projetos na AKMX, escritório de arquitetura e engenharia, contribuem para a sensação de conforto e são associados à saúde, tranquilidade e segurança.

“O prédio administrativo possuía uma área externa com jardim sem qualquer utilização. Nosso time de arquitetura desenvolveu um novo espaço para integração das equipes, áreas de descompressão, reuniões rápidas e informais a fim de aproveitar melhor esses ambientes com produtividade e funcionabilidade”, conta Denise. 

Para Romulo Calheiros, diretor regional de Operações na AKMX, o escritório atende as novas demandas do mundo corporativo, com espaços para encontro, trabalho em conjunto e flexibilidade. Atualmente, a Sabesp adota o modelo híbrido de trabalho, com três dias presenciais e dois dias em home office. Com 678 colaboradores, o novo escritório possui ambientes preparados para atividades à distância. Além disso, traz o conceito de espaços abertos, integrados e com ampla transparência. 

O layout anterior, segundo Denise, contava com inúmeras divisões e subdivisões, promovendo uma grande segregação e separação de departamentos: “cada setor possuía salas fechadas para diretores, gerentes, superintendentes, secretárias e consultores. Além dessas salas fechadas, havia salas de reuniões exclusivas em cada departamento”. De acordo com a especialista, isso promovia um péssimo aproveitamento dos espaços e trazia um “aspecto de escritório antigo e cara de repartição pública antiquada”. 

Neste sentido, o novo layout do escritório promoveu a ocupação mais otimizada, maior integração entre os departamentos e salas de reuniões setorizadas para atender toda a empresa. Com o intuito de promover uma grande mudança na cultura e no escritório da Sabesp, o projeto foi conduzido diretamente pela presidência e direção da companhia, com coordenação da divisão de serviços corporativos de patrimônio.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Carreira

Gestão Eficiente de CNPJ: Desafios e Soluções

Dicas e lições para manter sua empresa dentro da conformidade em meio à mudanças na legislação

Mercado

Grandes desafios para 2025: dados, IA e a busca pela eficiência

As práticas que definirão sucesso para as empresas em 2025

Mercado

Como as tecnologias estão revolucionando a manutenção de ativos no setor de óleo e gás?

IoT, Digital Twins e SCADA estão entre as tendências para o futuro

Mercado

Futuro do trabalho híbrido: o caso JPMorgan

Grandes companhias estão repensando políticas de trabalho remoto, algumas reforçando a flexibilidade, enquanto outras pressionam pelo retorno presencial

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP