Participe do InfraFM Hospitais
 

Travessia profissional entre desafios e conquistas em 25 anos de carreira

Oldemar Bandeira fala sobre excelência operacional, sustentabilidade e cuidado com as pessoas.

Por Oldemar Bandeira 

 Travessia profissional entre desafios e conquistas em 25 anos de carreira

Como iniciar a discussão sobre uma carreira sem lembrar que, ao longo dos últimos 25 anos, muitos profissionais de nossa área passaram pela InfraFM em algum momento? Minha primeira experiência significativa ocorreu em 2008, abordando a questão da sustentabilidade, que já era uma preocupação na época. Desde então, acompanhei o desenvolvimento da área de Facilities Management no Brasil, participando de grandes projetos como o outsourcing da manutenção do Banco Itaú para empresas regionais e os prédios administrativos para a C&W, que trouxe a sua reconhecida expertise internacional.

Tive a oportunidade única de integrar o grupo responsável pela incorporação dos bancos Banerj, BEMGE, Banestado e BEG, um processo extremamente complexo e desafiador. Os desafios constantes e a variabilidade da rotina tornam esta profissão um prazer, quase um vício, levando-me a diversas experiências em diferentes mercados.

Em uma dessas oportunidades, liderei o contrato da NOKIA Networks para a América Latina pela C&W, e posteriormente pela CBRE, gerenciando o contrato da Nokia Siemens no Brasil após a fusão. Essa experiência me permitiu gerenciar equipes em diversos países, cada uma com suas próprias culturas e padrões de serviço. A liderança em uma operação dessa magnitude é profundamente enriquecedora pelo aprendizado cultural que proporciona.

Ao longo dos anos, envolvi-me em atividades como a abertura, fechamento e consolidação de escritórios, além da padronização de processos. Trabalhei em diversos setores, incluindo bancário, telecomunicações e espaços corporativos, acumulando experiência internacional até ser contratado pela Subsea 7 no setor de energia, com foco em Oil & Gas, para apoiar o processo de fusão com a Acergy e reestruturar a área de FM.

Reposicionar uma área em uma empresa de engenharia de ponta foi um dos maiores desafios, especialmente ao lidar pela primeira vez com a área de HSE - Health, Safety, and Environment (Saúde, Segurança e Meio Ambiente., aprendendo a importância de garantir que todos retornem seguros para casa e cumpram rigorosos procedimentos internos para atender às demandas dos clientes.

Depois, migrei para a TechnipFMC no setor de energia, focado em equipamentos e tecnologia. Comecei com uma equipe de 15 colaboradores diretos e hoje somos 91, responsáveis por cinco unidades fabris no estado do Rio de Janeiro, dois centros de tecnologia e um escritório corporativo, totalizando cerca de 1 milhão de m² de instalações de alta tecnologia.

Desde 2015, iniciamos o processo de padronização das unidades com o mesmo conceito de mobiliário, cores de piso e revestimentos. Em 2018, fizemos o insourcing da equipe de manutenção em algumas unidades, mantendo uma estrutura híbrida de manutenção interna e externa, adaptada à complexidade de cada unidade.

Facilitiy Management é uma atividade intrinsecamente política, onde um bom relacionamento e comunicação são essenciais para manter a confiabilidade operacional. Conseguir implementar e manter a padronização de processos em uma empresa de alta tecnologia é uma tarefa desafiadora.

Enfatizo sempre a importância de fazer certo na primeira vez, questionar o que não concordo, treinar e investir no desenvolvimento da equipe, não temer decisões arriscadas, estar integrado com os times de Compliance e HSE/ESG, participar de eventos nacionais e internacionais, acompanhar tendências globais e manter a fluência no inglês. A resposta ativa aos usuários e a responsabilidade pelos desafios da empresa são cruciais para qualquer profissional da área.

Para mim, a jornada de 25 anos na área de Facilities Management é um testemunho vibrante de resiliência, adaptação e conquista. Este período não apenas moldou minha carreira, mas também delineou um caminho repleto de aprendizados e inovações. Encerrando esta narrativa, é essencial reconhecer que cada desafio enfrentado foi uma oportunidade de crescimento e cada conquista, um degrau para a excelência profissional.

Olhando para o futuro, permanece o compromisso com a excelência operacional e a sustentabilidade, sempre pautado pelo respeito e cuidado com as pessoas e o ambiente. A dedicação contínua ao desenvolvimento de habilidades e à integração de novas tecnologias será crucial para manter a relevância e eficácia no dinâmico campo de Facilities Management. Assim, munido de experiência e guiado pela incessante busca por melhorias, sigo adiante, pronto para enfrentar novos desafios e contribuir significativamente para o crescimento da sua área e o bem-estar da sociedade.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Tendências de ESG em Hospitais

Mais lidas da semana

Operações

Cinco passos para humanizar a gestão de terceirizados

Wellington Idalino da Silva, coordenador de manutenção e professor de Facilities Management, explora benefícios da gestão mais estratégica e humanizada.

Workplace

Como Mercado Livre reinventou espaço de trabalho com conceito híbrido

Manager of Real Estate da empresa compartilha detalhes da reforma da Melicidade.

Operações

Método de incorporação dos critérios ESG nos processos decisórios

Apesar de convergências, ainda não há consenso sobre o que priorizar nos critérios de ESG. Leia o segundo artigo da série "A corda bamba do ESG.

Mercado

Conheça como a Toyota revoluciona área de Facilities Management

Nova Head de Facilities da multinacional fala sobre cases da carreira e novos desafios.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Revista InfraFM

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Revista InfraFM

Por qual ângulo devemos enxergar as fazendas verticais?

Conceito chamou a atenção na metade da década passada, mas a empolgação vingou?

Revista InfraFM

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP