TELELOK
 

Travessia profissional entre desafios e conquistas em 25 anos de carreira

Oldemar Bandeira fala sobre excelência operacional, sustentabilidade e cuidado com as pessoas.

Por Oldemar Bandeira 

 Travessia profissional entre desafios e conquistas em 25 anos de carreira

Como iniciar a discussão sobre uma carreira sem lembrar que, ao longo dos últimos 25 anos, muitos profissionais de nossa área passaram pela InfraFM em algum momento? Minha primeira experiência significativa ocorreu em 2008, abordando a questão da sustentabilidade, que já era uma preocupação na época. Desde então, acompanhei o desenvolvimento da área de Facilities Management no Brasil, participando de grandes projetos como o outsourcing da manutenção do Banco Itaú para empresas regionais e os prédios administrativos para a C&W, que trouxe a sua reconhecida expertise internacional.

Tive a oportunidade única de integrar o grupo responsável pela incorporação dos bancos Banerj, BEMGE, Banestado e BEG, um processo extremamente complexo e desafiador. Os desafios constantes e a variabilidade da rotina tornam esta profissão um prazer, quase um vício, levando-me a diversas experiências em diferentes mercados.

Em uma dessas oportunidades, liderei o contrato da NOKIA Networks para a América Latina pela C&W, e posteriormente pela CBRE, gerenciando o contrato da Nokia Siemens no Brasil após a fusão. Essa experiência me permitiu gerenciar equipes em diversos países, cada uma com suas próprias culturas e padrões de serviço. A liderança em uma operação dessa magnitude é profundamente enriquecedora pelo aprendizado cultural que proporciona.

Ao longo dos anos, envolvi-me em atividades como a abertura, fechamento e consolidação de escritórios, além da padronização de processos. Trabalhei em diversos setores, incluindo bancário, telecomunicações e espaços corporativos, acumulando experiência internacional até ser contratado pela Subsea 7 no setor de energia, com foco em Oil & Gas, para apoiar o processo de fusão com a Acergy e reestruturar a área de FM.

Reposicionar uma área em uma empresa de engenharia de ponta foi um dos maiores desafios, especialmente ao lidar pela primeira vez com a área de HSE - Health, Safety, and Environment (Saúde, Segurança e Meio Ambiente., aprendendo a importância de garantir que todos retornem seguros para casa e cumpram rigorosos procedimentos internos para atender às demandas dos clientes.

Depois, migrei para a TechnipFMC no setor de energia, focado em equipamentos e tecnologia. Comecei com uma equipe de 15 colaboradores diretos e hoje somos 91, responsáveis por cinco unidades fabris no estado do Rio de Janeiro, dois centros de tecnologia e um escritório corporativo, totalizando cerca de 1 milhão de m² de instalações de alta tecnologia.

Desde 2015, iniciamos o processo de padronização das unidades com o mesmo conceito de mobiliário, cores de piso e revestimentos. Em 2018, fizemos o insourcing da equipe de manutenção em algumas unidades, mantendo uma estrutura híbrida de manutenção interna e externa, adaptada à complexidade de cada unidade.

Facilitiy Management é uma atividade intrinsecamente política, onde um bom relacionamento e comunicação são essenciais para manter a confiabilidade operacional. Conseguir implementar e manter a padronização de processos em uma empresa de alta tecnologia é uma tarefa desafiadora.

Enfatizo sempre a importância de fazer certo na primeira vez, questionar o que não concordo, treinar e investir no desenvolvimento da equipe, não temer decisões arriscadas, estar integrado com os times de Compliance e HSE/ESG, participar de eventos nacionais e internacionais, acompanhar tendências globais e manter a fluência no inglês. A resposta ativa aos usuários e a responsabilidade pelos desafios da empresa são cruciais para qualquer profissional da área.

Para mim, a jornada de 25 anos na área de Facilities Management é um testemunho vibrante de resiliência, adaptação e conquista. Este período não apenas moldou minha carreira, mas também delineou um caminho repleto de aprendizados e inovações. Encerrando esta narrativa, é essencial reconhecer que cada desafio enfrentado foi uma oportunidade de crescimento e cada conquista, um degrau para a excelência profissional.

Olhando para o futuro, permanece o compromisso com a excelência operacional e a sustentabilidade, sempre pautado pelo respeito e cuidado com as pessoas e o ambiente. A dedicação contínua ao desenvolvimento de habilidades e à integração de novas tecnologias será crucial para manter a relevância e eficácia no dinâmico campo de Facilities Management. Assim, munido de experiência e guiado pela incessante busca por melhorias, sigo adiante, pronto para enfrentar novos desafios e contribuir significativamente para o crescimento da sua área e o bem-estar da sociedade.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP