Black Friday - Congresso 2025
 

Como a LP+A navega pela complexidade de projetos

Explorando dois casos de adaptação e personalização em um mercado em constante evolução.

Por Mateus Murozaki

Como a LP+A navega pela complexidade de projetos

Foto: Divulgação

 

Algo dito e repetido à exaustão é a importância de profissionais se manterem atualizados em suas áreas de atuação. Por mais que seja uma verdade que todos tenhamos conhecimento, é de suma importância manter isso no pensamento, principalmente em mercados que vêm passando por mudanças extremas nos últimos anos. Desde 2001, a LP+A Arquitetura tem demonstrado uma notável habilidade em navegar pelas complexidades do mercado de arquitetura. Com uma forte percepção de mudanças e um compromisso com a inovação, a empresa se destaca em adaptar seus projetos às necessidades específicas de cada cliente. Exploramos dois casos recentes que exemplificam essas qualidades.

Zé Delivery + Ambev Tech

O primeiro deles foi um projeto de unificação dos conjuntos do Zé Delivery + Ambev Tech, escritório com foco na equipe de tecnologia e programação da empresa. Em conversa com a co-fundadora e diretora de criação da LP+A, Pierina Piemonte, ela expressou uma preferência por impactar através da área de entrada, sempre adaptando-a para algo que dê boas-vindas tanto para os colaboradores quanto para os visitantes. Nesse caso, a ideia estava óbvia: fazer um bar para, simultaneamente, exibir os produtos do cliente e passar a imagem despojada e moderna da empresa. Isso combinado com amarelo, cujo tom eles fizeram questão de certificar-se de que era o mesmo utilizado na logotipia e nas peças de divulgação do símbolo da marca. Um desafio que surgiu na unificação foi a reutilização dos móveis do site do Zé Delivery, em especial as mesas e plataformas.

Pierina Piemonte comenta que, quando iniciam um projeto, sempre conversam com os clientes para saber se existe a vontade de reutilizar os móveis, assim como se é viável sob um olhar de custo-benefício, além de ser uma prática sustentável. A partir daí se faz o desenho em torno desses itens. A equipe de FM também estava bastante presente no desenvolvimento do projeto já que, como comenta a diretora, “O escritório tem que ficar bonito e representá-los bem, mas tem que ser ergonômico e a operação tem que funcionar, né? Então, aí entra a equipe de facilities, para ter uma operação que rode, que não dê manutenção, que não dê problemas”. 

Em relação a detalhes no projeto voltados especificamente para o lado da eficiência da operação, o uso de piso vinílico, ao invés do tradicional piso elevado, foi um destaque devido à praticidade de limpeza. Outro ponto seria os rodapés resistentes para evitar manutenções e os tecidos com base de poliéster que proporcionam uma limpeza fácil e secam rápido. A construção do espaço ficou a cargo da Sempre Engenharia, parceira da LP+A escolhida pelos valores alinhados e pela confiança do escritório de arquitetura que a construtora conseguiria entregar o projeto em um prazo desafiador de cerca de 60 dias.

Lady Experience

O segundo caso a ser destacado foi um trabalho para a Lady, empresa de produtos têxteis e revestimentos (que, inclusive, forneceu alguns dos itens utilizados no caso citado anteriormente).

O desafio do projeto era o de desenvolver um ambiente de trabalho que também funcionasse como um Showroom interativo: Lady Experience. A relação prévia das duas empresas vem da preocupação do escritório de arquitetura com a acústica dos ambientes que projetam, o que os levou a conhecer o cliente, que é um dos maiores nomes no campo de itens para acústica no Brasil. A vontade era que o escritório também servisse como um espaço dedicado para treinamentos, atividades, receber pessoas e que, junto disso tudo, também servisse como uma vitrine para explorar os produtos em diferentes situações.

Carolina Correia hoje atua como diretora Comercial, mas, na época, foi a coordenadora desse projeto e comenta que havia três camadas a considerar na elaboração do espaço: a de bem-estar e conforto dos colaboradores, a de eficiência e ergonomia do ambiente e a da versatilidade. Para equilibrar tantas necessidades, primeiro tentaram entender a disposição dos ambientes para que não entrassem em conflitos. A solução encontrada para mesclar tantos espaços diferentes foi a de usar paletas de cores alternativas para cada espaço, levando em consideração a psicologia das cores para maximizar o bem-estar. “Por exemplo, na sala de reuniões, optamos por cores suaves e leves, como um tom de verde água, para criar uma atmosfera tranquila. Por outro lado, no espaço do staff, onde é um espaço mais amplo e com muita luz natural, escolhemos cores mais marcantes, como o roxo, para criar uma presença visual impactante.”, explica a Carolina Correia.

Esse tipo de abordagem não é o usual do escritório e foi utilizado aqui pela necessidade de mesclar tantos ambientes com objetivos específicos. Cada cliente é um cliente aos olhos da empresa e, portanto, são abordados sob ângulos diferentes. Uma exigência do cliente foi a de implementar tecnologias de monitoramento de ambiente e controle interno do ar. Apesar de ter sido solicitado, esse tipo de solução é algo que o escritório de arquitetura utiliza frequentemente por lidarem, em grande parte, com projetos corporativos, onde a leitura do ambiente é essencial para entender a eficiência de cada local. Hoje a Lady promove visitas agendadas a esse showroom, mostrando o nível de satisfação com o resultado entregue.

Com esses dois casos, é fácil imaginar que se trata de um escritório de arquitetura competente e em sintonia com o mercado. Existe um outro fator determinante para o sucesso da LP+A que Pierina Piemonte apontou, porém: “A gente tem um atendimento muito humano, muito especializado, porque é um escritório feminino, praticamente. Somos cinco sócias, cinco mulheres, que comandam toda a operação aqui. Então, a gente tem esse olhar bastante feminino de cuidado com os nossos clientes”.

Retornando ao ponto inicial, sim, é importante estar atualizado nas tendências de sua área de atuação, mas, mais do que observar as mudanças de longe, é fundamental estar lado a lado dos clientes para entender os desafios que os cercam e, por consequência, os que lhe cercam. Nesse sentido, filosoficamente falando, talvez as funções de um Facility Manager e um Arquiteto não estejam tão distantes assim.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP