Por Natalia Gonçalves
Da esquerda para a direita, de pé: Getúlio Batista Benedito, coordenador de Facilities Management, e Luis Antonio Ruivo, gerente executivo de Operações; sentadas, da esquerda para a direita: Deborah Cirino Bauer, coordenadora de Segurança, Giuliana Alves Tavares, gerente de Facilities Management, e Hellen Reis, coordenadora de Arquitetura e Qualidade. Foto: Léa Lobo |
Além de centro comercial, o Shopping Center Norte é um lugar de nostalgia para os moradores da zona norte de São Paulo. Com 40 anos de história, recentemente ele foi certificado pela norma ISO 41001 - Facility Management, criou um Centro de Controle Operacional (CCO) e passou por obras de expansão. Para Hellen Reis, coordenadora desses projetos, é gratificante trabalhar em um local onde passou momentos marcantes da infância, como quando participava dos corais de Natal no shopping center.
Desde a inauguração, no início dos anos 1980, até o momento, o complexo passou por grandes transformações e hoje faz parte da Cidade Center Norte (CCN), um projeto de bairro e cidade inteligente em desenvolvimento. Atualmente, a CCN é composta pelo Shopping Center Norte, Shopping Lar Center, Expo Center Norte, Instituto Center Norte, Expo Neon e Novotel.
Em 2023, durante o processo de certificação da ISO 41001 e o acompanhamento das obras de expansão e do CCO, a equipe de Facilities Management vivenciou o que consideraram o “melhor ano de suas carreiras”, por causa da união da equipe e a qualidade das entregas. Segundo Giuliana Alves Tavares, gerente de Facilities Management da operação, a equipe conseguiu administrar duas obras e o processo de certificação, pois tudo direcionava ao futuro da CCN.
“O ano passado foi o ano do pontapé inicial para começar a construir essa cidade. Então, teve um período de muita estruturação, de construir um time, de construir fundação e base para começar a colher esses frutos. Houve esse movimento da companhia, mas também houve um movimento interno da área de Facilities Management em se preparar e construir isso”, observa Giuliana.
Para Luis Antonio Ruivo, gerente executivo de Operações da CCN, a excelência das entregas é consequência da equipe preparada: “tenho uma máxima, que ouvi de um antigo gestor: ‘time é tudo’. Se existe dúvida entre resolver determinado assunto ou a relação entre a equipe, equipe deve vir primeiro. Quando o time é unido e qualificado, fica fácil de criar e tocar projetos”. Na Cidade Center Norte, Ruivo ressalta, a equipe de Facilities Management fornece desde o suporte até a elaboração de novas estratégias para a área Operacional.
Com a conquista da norma ISO 41001, o Shopping Center Norte e o Shopping Lar Center se tornaram os primeiros shopping centers com a certificação no mundo. Apesar de uma certificação do sistema de gestão, como explica Tavares, o processo de adequação à norma envolve outras áreas: “foi necessário o engajamento de Suprimentos, de Tecnologia da Informação (TI), do Jurídico, e do Recursos Humanos”. O processo, destaca Giuliana, durou um ano.
“Mais do que a conquista do selo, o mais importante foi como nós mudamos durante o processo de certificação. A nossa área se transformou numa área de excelência e de melhoria contínua, o que impacta a cultura organizacional também. Através desses manuais e desses novos processos, pudemos rever a nossa operação e passar a olhar os dados com mais frequência para buscar melhorias”, conclui Tavares.
Com prazo de 15 anos, o Master Plan da Cidade Center pretende construir hospitais, escolas, prédios residenciais e áreas de lazer. |
Centralização da operação
Há 27 anos no Shopping Center Norte, a coordenadora de Segurança Deborah Cirino Bauer é responsável pelo novo Centro de Controle Operacional (CCO), que também gerencia o Shopping Lar Center. A partir das trocas com Deborah, Hellen Reis, coordenadora de Arquitetura e Qualidade, conseguiu idealizar o projeto do CCO.
Antes, as áreas de Segurança, de Estacionamento e de Sistemas Prediais eram separadas por salas, o que dificultava a comunicação para resolver urgências do dia a dia. Desta forma, houve a unificação dos centros de controle.
“Existiu uma resistência para não misturar as áreas. Eu conheço muito a área de Segurança e existe a tendência desses profissionais em não querer compartilhar o que está acontecendo. Com o CCO, a gente não tem isso, pois existe transparência entre todas as áreas, com as equipes lado a lado”, pontua a coordenadora de Segurança.
Durante o planejamento do projeto, houve o processo de benchmarking através da visitação aos centros de controle operacionais da Polícia Militar, o COPOM, da Ecovias, do Hospital das Clínicas e do bairro Riviera de São Lourenço, pois o objetivo é construir, a longo prazo, o CCO de um bairro inteligente do complexo CCN, não somente dos shopping centers.
“Do momento inicial, quando definimos o conceito do projeto, até o momento em que a gente inaugurou foram 245 dias. Isto é, entre levantamentos e pesquisa também”, pontua Hellen. O investimento total do projeto do CCO, que não reaproveitou aparelhos dos outros centros operacionais, foi de R$ 510 mil.
Com o Deck Park, o Center Norte conta com 893 novas vagas de estacionamento. |
Expansão de edificação dos anos 1980
Desde antes da crise sanitária causada pela Covid-19, que foi reconhecida como pandemia no início de 2020, já existia uma discussão sobre a expansão do Shopping Center Norte entre as equipes de Projetos e de Facilities Management. Além da solicitação de novas lojas, as reclamações sobre o estacionamento aberto eram constantes. “Então, veio a pandemia e uma série de coisas foram postergadas. Assim, a expansão é um projeto de muito orgulho, pois foi muito desafiador”, comenta Hellen Reis.
Com novas lojas e um deck park, a expansão foi inaugurada em outubro de 2023. O Center Norte, como explica Hellen, continua sendo um shopping térreo, pois esse é um grande diferencial da edificação, mas houve a construção de três níveis de estacionamento em área coberta.
Por consequência dos 40 anos da estrutura, houve o cruzamento de novas e antigas instalações para a expansão do shopping. “Mesmo com o projeto executivo em mãos, imprevistos aconteceram, como o ar-condicionado não ligar”, lembra Giuliana Alves Tavares, gerente de Facilities Management do Cidade Center Norte.
Outro desafio, também observado por Giuliana, foi a manutenção do selo Resíduo Zero durante o processo de obra. “O sonho de ser Resíduo Zero começou em 2017, mas conseguimos a certificação em 2023 – mesmo ano em que estavam chegando mais outras 22 novas lojas com a expansão”, destaca.
Assim, a tarefa de orientar as novas lojas e gerir o descarte de entulhos foi de Getúlio Batista Benedito, coordenador de Resíduos em Facilities Management do Cidade Center Norte: “é um trabalho de formiguinha fazer os lojistas comprarem a ideia de separar os resíduos e entregá-los separados para a gente. Apesar dos aterros serem legais, temos o objetivo de desviar esses resíduos para o descarte de destinação, uma alternativa mais sustentável”.
Através de conversas com a equipe de cada nova loja, houve a conscientização do impacto do descarte incorreto para o meio ambiente. Atualmente, o Shopping Center Norte continua certificado pelo Resíduo Zero, possui 307 lojas e 3.445 vagas de estacionamento.