Black Friday - Congresso 2025
 

Inovação e ousadia na transformação de espaços e vidas

Desde projeto no Farol Santander São Paulo até reconhecimento do Global FM Awards Excellence. Conheça a trajetória de Edmar Cioletti.

Por Edmar Cioletti

Inovação e ousadia na transformação de espaços e vidas

Quando paro e analiso minha carreira, fico impressionado com os desdobramentos que me trouxeram até aqui. Afinal, apesar de ter 38 anos no Grupo Santander, atuo em Facilities Management há “apenas” 15 anos — e que 15 anos! Os desafios que enfrentei na área me trouxeram os melhores momentos da minha jornada profissional.

Em uma curta retrospectiva, relembro a implementação de vários projetos importantes, como o Farol Santander São Paulo, o Farol Santander Porto Alegre e um andar inovador no Edifício Sede do Santander, com um conceito moderno de Neuroarquitetura. Também contribuí para os projetos “Mobilidade Urbana - retirando 2.000 veículos das ruas por dia”, que foi reconhecido pelo Banco Mundial; e “Revisão dos processos e automações de Facilities”, que rendeu os prêmios “Melhores do Ano” da Abrafac e o “Global FM Awards Excellence in FM 2018”, nos EUA, além do “Melhores do Ano da Abrafac 2022” pelo meu trabalho em ESG em Facilities na Prática.

A atuação em Premises, Facilities, Engenharia, Hospitalidades, Utilidades e Workplaces, em mais de 1,3 milhões de m² e diversos tipos de imóveis, me proporcionou um conhecimento sólido e uma bagagem valiosa. Sempre atuei como empreendedor e agente transformador, explorando temas cruciais como automação, neurociência, Workplace, eficiência e ESG. Com o know-how que acumulei, consegui avançar ainda mais e implantar o maior e mais desafiador projeto de minha carreira: levar uma robusta estrutura de Premises & Facilities para a TOOLS Digital Services.

O empreendedorismo advém, dentre outras coisas, de perceber boas oportunidades. Descobrimos uma forma de contribuir com o mercado, fornecedores, colaboradores e agregar ainda mais valor aos negócios do Banco em fevereiro deste ano, consolidando nossa área às demais diretorias da TOOLS DS, que não só gerencia as atividades de Premises & Facilities, mas também processa as atividades core e não core do Santander, com o objetivo de oferecer soluções escaláveis e seguras em serviços financeiros e back office e permitindo, assim, que os clientes se concentrem em suas atividades principais.

Com sede em Piracicaba e escritório em São Paulo, a empresa possui 3.000 funcionários. A diretoria de Premises & Facilities conta com 300 colaboradores que entregam, dentre outras frentes, cases bem interessantes, como os abaixo:

Engenharia: Implementamos o sistema BIM, monitoria on-line gerenciada de forma simplificada e com uma metodologia que aumenta a eficiência nos projetos, reduzindo perdas e otimizando nossos cronogramas em aproximadamente 20%;  
ESG: Levamos ao máximo os princípios de sustentabilidade em todas as nossas frentes de atuação, como uso de madeira certificada, reuso de água, redutor de vazão, gerenciamento de resíduos e construção de agências modulares (containers) que são limpas, reutilizáveis e podem ser transportadas para outras instalações;

Manutenção: Com a implementação de um sistema de workflow integrado entre agências, fornecedores e equipe gerencial, com controle de LPU, fluxos de aprovação e dashboards de painéis à vista, melhoramos a eficiência nos atendimentos corretivos. Também introduzimos um sistema de manutenção preditiva, monitorando o sistema de ar-condicionado e entradas de energia, o que permitiu antecipar diagnósticos e reduzir em 19% os chamados reativos em 2023;

Serviços de Facilities: No serviço de estacionamento, implementamos cancelas automáticas com leitura de placas. Já na limpeza e jardinagem, introduzimos um sistema de compostagem, seguindo a política de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos. Aplicamos a utilização de ferramentas de IoT para monitorar e detectar a população em nossos prédios e uso dos banheiros. Desenvolvemos ainda um aplicativo para catalogar mais de 2 mil árvores e 1,5 mil vasos de plantas em nossa extensa área verde (430 mil m²);

Workplace: Nossa equipe é responsável por controlar a ocupação dos prédios, realizando estudos que consideram os custos de aluguel, Facilities e metragem. Buscamos novos contratos de locação de espaços com nossas empresas coligadas, gerando receita para o Grupo. Atendemos mais de 29 mil usuários em mais de 27 mil postos de trabalho, distribuídos em mais de 30 prédios, totalizando mais de 445 mil m²;

Logística: A equipe percorre mais de 700 mil km por ano, movimentando mais de 4 milhões de quilos de produtos em todo o país, desde itens de copa e higiene até equipamentos de tecnologia, como impressoras, computadores e ATMs. Realizamos a expedição de mais de 800 mil volumes e 230 mil atendimentos de malotes para lojas e prédios administrativos;

Utilidades: Garantimos que toda a energia que abastece nossas lojas e prédios seja proveniente de usinas sustentáveis espalhadas por todo o Brasil. Temos 33 usinas exclusivas que alimentam as instalações do Santander. Além de ser um pilar importante para o ESG, a energia verde nos proporciona uma economia de mais de R$ 37 milhões por ano;

Gestão de ESG: 100% de nossos edifícios e lojas usam energia renovável. Implantamos uma gestão hídrica avançada, um sistema de gestão de resíduos e iniciamos o projeto Aterro Zero, com o objetivo de eliminar o envio de resíduos para aterros sanitários em todo o Brasil. Possuímos certificações reconhecidas internacionalmente, como ISO 14001 e LEED, que atestam nossos padrões de excelência em gestão ambiental e eficiência energética;

Qualidade e performance: Criamos uma área de gestão estratégica, com foco no acompanhamento e suporte das operações. Essa área é responsável por gerenciar um gasto de aproximadamente R$ 1 bilhão em Capex e Opex, acompanhar a eficiência operacional e gerir contratos e pagamentos de cerca de 500 fornecedores;

Hospitalidade: Com o compromisso de oferecer uma experiência excepcional no ambiente de trabalho, reestruturamos nossa área de hospitalidades. Nossos serviços de assessoria executiva proporcionam suporte personalizado aos executivos do ecossistema Santander. Implementamos novas políticas de viagens e reembolsos, permitindo que funcionários emitam suas próprias solicitações, sem a necessidade de interação com agência, o que possibilitou economizar R$ 10 milhões por ano.

Também seguimos as diretrizes da ISO 14001, monitoramos e separamos resíduos e somos ativos na campanha Desplastifique. Em 2024, iniciamos o projeto Alimentando Vidas, que visa arrecadar 1,7 mil kg de alimentos e transformá-los em 8,5 mil refeições por mês para pessoas carentes, reduzindo mais de 1.292 kg de CO2 do meio ambiente. 

Essas e outras ações, que já são realizadas diariamente no Santander Brasil, hoje são ofertadas para as demais empresas coligadas do grupo, ao Santander Global e ainda para empresas fora do ecossistema, oferecendo globalmente a qualidade que meu time e eu desenvolvemos em todos esses anos de construção de um pensar mais inovador, ousado e, por que não?, transformador, seja de prédios ou de vidas.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP