PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DO CONGRESSO INFRAFM
 

Um escritório como promotor de saúde e bem-estar

Conheça a jornada da MSD Brasil para a certificação WELL Gold, liderada por Mauro Sérgio Kyriazi Campos, Gerente sênior de Facility Management Brasil e Colômbia da farmacêutica.

Por Léa Lobo

Um escritório como promotor de saúde e bem-estar

Foto: Divulgação | Mauro Sérgio Kyriazi Campos

A farmacêutica MSD, uma das líderes globais na área de saúde, tem se destacado por sua abordagem inovadora e compromisso com o bem-estar dos colaboradores. Já certificada LEED O+M Gold como primeiro escritório do Brasil, recentemente, a empresa alcançou a certificação WELL Gold – primeira farmacêutica brasileira - , concedida pelo International WELL Building Institute (IWBI), um marco importante no setor de Facilities e Real Estate Management no Brasil

Conversamos com Mauro Sérgio Kyriazi Campos, gerente sênior de Facility Management da MSD Brasil e Colômbia, sobre a importância desse projeto e os desafios envolvidos em sua implementação no escritório da companhia, localizado na Torre Z, na capital paulista, com 7300m² e atualmente atendendo 800 colaboradores.

O que é a certificação WELL?

Diferente de outras certificações, como a LEED, por exemplo, que foca na eficiência energética e sustentabilidade das edificações, o WELL Building Standard é uma forma para que os ambientes construídos utilizem um conjunto de estratégias apoiadas em pesquisa cientifica recente que através de um bom desenho, processos e políticas operacionais fomentam toda uma cultura voltada a saúde e bem-estar. Para conquistar essa certificação, é necessário cumprir rigorosos requisitos em 10 estratégias como qualidade do ar e da água, conforto térmico e acústico, iluminação adequada, nutrição saudável, atividade física e saúde mental.

Os desafios na implementação da certificação

Foram vários desafios vencidos pois o WELL requer a análise de parâmetros e tem limites de aceitação diferentes da legislação brasileira – são mais restritivos – o que obrigou o projeto a fazer medições de ar e água bastante detalhados com o parceiro Conforlab. Por exemplo, os parâmetros de potabilidade da água apresentavam variações que exigiram a implementação de sistemas de filtragem além dos convencionais para reduzir subprodutos da cloração da água e assim garantindo que atendesse aos mais altos padrões de qualidade. Esse aprimoramento não apenas fortaleceu a segurança hídrica, mas também demonstrou como o WELL impulsiona melhorias significativas nas operações de Facilities Management, que podem passar desapercebidas.

Mauro Campos ressalta que o processo de certificação foi um aprendizado profundo. “A gente passa a enxergar impactos que antes nem imaginava. Pontos fundamentais como a qualidade do ar, a escolha de produtos de limpeza, a gestão da água, tudo influencia diretamente na saúde das pessoas que ocupam o ambiente”, explica.

A jornada da MSD para atingir o selo WELL Gold envolveu desafios significativos. Um dos pontos principais foi a conscientização e qualificação dos prestadores de serviço. Segundo Mauro, “Os fornecedores têm se adaptado ao atendimento das exigências básicas. Porém, quando pedimos um padrão mais elevado, é importante que possamos capacitá-los e engajá-los no processo. Isso não apenas os ajuda a atender nossas expectativas, mas também fortalece nossa parceria, resultando em um trabalho mais eficaz e alinhado. É papel fundamental, de nós FMs sabermos pedir corretamente para melhorar toda a cadeia. Nosso parceiro de IFM fez um ótimo trabalho e rapidamente subiu de nível com essa certificação”.

Outro desafio foi a integração entre as áreas de Facilities Management e Recursos Humanos. O WELL traz requisitos que envolvem políticas de benefícios, como, por exemplo, licença paternidade estendida e educação para a saúde mental. “Houve pontos que já atendíamos, outros que tivemos que ajustar, e alguns que ainda serviram como provocação para futuras mudanças”, conta Mauro.

Um escritório como promotor de saúde

A certificação WELL Gold transforma o conceito de escritório em um verdadeiro aliado da saúde dos colaboradores. O espaço projetado pela MSD promove qualidade de vida por meio de diversas iniciativas, como:

•          Conforto Acústico e Visual: Ambientes com atenuação de ruídos, espaços de silêncio e iluminação com LED circadiano que melhoram o humor e o sono.

•          Biofilia: Inclusão de plantas de espécies selecionadas que melhoram a qualidade do ar e promovem bem-estar.

•          Nutrição Saudável: Oferta de frutas, adequação do cardápio da lanchonete para diminuir e limitar açúcar, porções de carnes vermelhas, alertas e treinamento sobre alergênicos, oferta de grãos integrais, entre outros.

•          Gestão de Qualidade da Água: Monitoramento constante dos parâmetros de potabilidade, com sistemas de filtragem reforçados.

•          Salas de Bem-Estar: Espaços para descanso, massagem, meditação e recolhimento espiritual.

•          Gestão Sustentável dos Banheiros: Uso de papel higiênico hidrossolúvel, descartado diretamente no vaso sanitário e eliminando a necessidade de lixeiras. Essa solução, talvez inédita no Brasil, além de contribuir para a sustentabilidade, também impacta positivamente o dia a dia das colaboradoras da limpeza, reduzindo a necessidade de manuseio de lixo contaminado e melhorando as condições de higiene nos espaços compartilhados, afinal o bem-estar tem que ser para todos.

Essas medidas fazem com que os funcionários prefiram ir ao escritório ao invés de trabalhar de casa. Segundo Mauro, “o desafio do trabalho híbrido é competir com o conforto do lar. Criamos um ambiente onde as pessoas sentem que estão melhor aqui do que em casa, seja pelo conforto térmico e acústico, pela alimentação e pelo bem-estar mental”.

Segundo Mauro Campos, na adoção dessa certificação, o aprendizado adquirido no processo pode impactar toda a cadeia de fornecedores e outros players do mercado. “A Sodexo, nosso prestador de serviços de FM, precisou aprimorar seus processos para atender às exigências do WELL e agora pode replicar esse conhecimento para outros clientes. Não é necessário certificar todos os escritórios, mas adotar as boas práticas do WELL já melhora significativamente a qualidade do ambiente. Pessoas saudáveis e felizes vivem e trabalham melhor”, instiga Mauro.

Agora os próximos passos são continuar a certificar outros escritórios na América Latina. Mauro Campos já iniciou na Colombia em 2025 e focará na Argentina e México para 2026.

A certificação WELL Gold conquistada pela MSD é um exemplo de como o setor de Facilities Management pode agregar valor às corporações, indo além da gestão predial e tornando-se uma ferramenta estratégica para a saúde e bem-estar dos colaboradores. O impacto desse projeto reforça a importância de um FM bem estruturado, que não só otimiza operações, mas também melhora a vida das pessoas que frequentam esses espaços.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP