Condor
 

Mobilidade urbana e tendências que impactam o futuro dos estacionamentos

Inteligência artificial, novos meios de pagamento e infraestrutura elétrica estão no foco das mudanças

Por Natalia Gonçalves

Inteligência artificial, novos meios de pagamento e infraestrutura elétrica estão no foco das mudanças

O setor de estacionamentos, inserido no ecossistema da mobilidade urbana, enfrenta impactos diretos das mudanças econômicas e regulatórias previstas para 2025. Sergio Morad, vice-presidente de Comunicação da Associação Brasileira de Estacionamentos - Abrapark, destaca que a atividade, sendo um serviço intermediário, é altamente influenciada pelo desempenho da economia nacional.

“Se a economia arrefecer neste ano, poderemos observar uma redução no fluxo de veículos”, afirma Morad. Além disso, o aumento do custo dos combustíveis pode se tornar um obstáculo para o crescimento do setor, uma vez que impacta diretamente o uso do transporte individual, segmento que apresentou crescimento nas grandes cidades nos últimos anos.

A crescente necessidade de profissionais capacitados para lidar com novas tecnologias também representa um desafio para as empresas terceirizadas. Segundo Morad, a chegada de inovações ao setor levou as empresas associadas à Abrapark a adotarem medidas para enfrentar a escassez de mão de obra qualificada.

“Buscamos valorizar os ganhos salariais e os benefícios, que continuam sendo fatores de incentivo importantes na contratação”, explica. Além disso, a capacitação contínua dos profissionais, por meio de treinamentos e reciclagens, tem sido uma prioridade. Esse processo é essencial para preparar os trabalhadores para o uso de equipamentos automatizados de controle de tráfego, sistemas de gestão e meios de pagamento modernos.

Morad também ressalta a importância do combate à informalidade no setor. “As empresas associadas à Abrapark atuam de forma responsável e comprometida com a formalidade, garantindo um serviço de qualidade ao contratante e à sociedade”, enfatiza.

A modernização do setor também passa pela adoção de novas tecnologias para aprimorar a experiência do cliente. “É fundamental oferecer conforto e facilidade, diversificando os meios de pagamento e investindo em equipamentos e sistemas sofisticados”, destaca Morad.

Entre as inovações destacadas estão as câmeras OCR, que realizam a leitura de placas para gestão de dados, e o uso de inteligência artificial para implementar tarifas flexíveis baseadas no fluxo de veículos. Essas medidas buscam otimizar o uso dos estacionamentos e melhorar a eficiência operacional.

A Abrapark também tem planos para ampliar serviços, incluindo a instalação de carregadores para veículos elétricos e a criação de espaços para bicicletas em determinados empreendimentos. “Essas iniciativas incentivam a mobilidade ativa e contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas metrópoles”, pontua Morad.

Outro objetivo é aumentar a oferta de vagas de estacionamento, direcionando os veículos para espaços internos e liberando as vias públicas para a circulação de automóveis e modais alternativos, como bicicletas. “A boa gestão do estacionamento regulamentado em vias públicas desempenha um papel fundamental na mobilidade urbana”, reforça.

Com um olhar atento às transformações econômicas e tecnológicas, a Abrapark segue comprometida com soluções inovadoras que beneficiem tanto o setor de estacionamentos quanto a mobilidade urbana de forma ampla.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Um escritório como promotor de saúde e bem-estar

Conheça a jornada da MSD Brasil para a certificação WELL Gold, liderada por Mauro Sérgio Kyriazi Campos, Gerente sênior de Facility Management Brasil e Colômbia da farmacêutica.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP