Black Friday - Congresso 2025
 

PcD´s também querem crescer na carreira, destaca novo FM da JLL

Erik Leandro de Morais fala sobre importância de iniciativas de inclusão e compartilha trajetória profissional.

Por Natalia Gonçalves

Os profissionais PCD's também querem crescer na carreira, afirma novo FM da JLL

Há 16 anos, Erik Leandro de Morais iniciou no mercado de trabalho como vendedor em uma loja de roupas, mas um acidente de moto mudou a trajetória de sua vida pessoal e profissional. No acidente, Erick perdeu o braço esquerdo: "de lá para cá, eu sempre entrei na cota PcD (Pessoa com Deficiência)", afirma.

Para ele, aposentar por invalidez nunca foi uma opção. Então, um ano após o acidente, ele trabalhou como responsável de almoxarifado em canteiros de obra e depois como assistente administrativo na EPTV Campinas. Já com 26 anos, ele conquistou o cargo de Assistente administrativo no Centro Infantil Boldrini em 2013, onde teve contato mais próximo com a área de manutenção do hospital. 

Por gostar do contato com pessoas, Erik entende que seguiu em uma área muito requisitada por outros departamentos. Apesar de realizar funções de Soft Facilities desde 2010, somente em março deste ano foi contratado com o título de assistente de Facilities Management pela JLL. No Mercado Livre, ele atua na Melihelp, sendo responsável pelo suporte aos colaboradores.

A contratação de Erick aconteceu antes do Programa de Inclusão em Facilities para PcD da JLL, uma iniciativa da multinacional em prol da inclusão de pessoas com deficiência no ambiente corporativo, que teve início em abril deste ano. “O nosso programa tem um elemento muito importante que não é apenas a contratação em si da pessoa com deficiência, mas também a capacitação com o objetivo de ajudar cada um a atingir o seu máximo potencial profissional”, destaca Bianca Guido, gerente de Talent Acquisition da JLL.

Além de atrair novos talentos, como explica Bianca, é importante para o Recursos Humanos investir no desenvolvimento desses colaboradores. "A importância dos programas de inclusão estão em promover igualdade. Não é porque uma pessoa tem deficiência, que ela tem que ser a coitadinha ou que ela não queira assumir responsabilidades. Uma pessoa com deficiência também quer crescer na carreira, tem vontade de trabalhar, ser bem-vista e ser importante", comenta Erik.

O preconceito, como ressalta o assistente de FM, existe e aparece em situações do cotidiano: "mesmo com o ônibus cheio, já aconteceu de pessoas não se sentarem do meu lado e essas coisas me deixam um pouco chateado. Sou uma pessoa comum e tenho capacidade de mostrar que eu sou um bom profissional, por isso é muito importante que as empresas acreditem no potencial desse público PcD".


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Fim de ciclo na CBRE

Walter Cardoso deixa a presidência da empresa após 30 anos no posto.

Qual é a corda bamba do ESG?

George Barcat, especialista em Ética Empresarial e Compliance, reflete sobre a relação entre trade-offs e o processo decisório do ESG.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP