Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Por Léa Lobo

Gestão com ESG

A Sempre Engenharia tem vivido um momento de grande transformação e crescimento. Com a implantação de uma governança mais estruturada e um foco estratégico em ESG, a empresa tem se consolidado no mercado e colhido resultados expressivos. Em entrevista exclusiva, Eduardo Senra, CEO da companhia, compartilhou detalhes sobre as iniciativas adotadas, desafios superados e a projeção para o futuro do setor.

A estruturação da governança corporativa foi um dos principais marcos recentes da Sempre Engenharia. “Temos uma equipe que trabalha conosco há muito tempo e passamos a atribuir mais responsabilidades a esses profissionais”, explica Senra. Atualmente, a empresa conta com uma diretora financeira com 25 anos de casa, uma diretora comercial que acumula 15 anos de experiência e, devido ao aumento da demanda, ampliou sua diretoria de operações para duas frentes.

O impacto dessas mudanças foi significativo. Em 2024, a Sempre Engenharia estabeleceu metas e métricas para o ano e conseguiu alcançar todas. Esse crescimento estruturado se refletiu em um aumento de 27% no faturamento da empresa em comparação com 2023.

Adoção do ESG como diferencial competitivo

A empresa também tem investido fortemente no ESG (Environmental, Social, and Governance), tanto por acreditar no valor da sustentabilidade quanto por entender que essa é uma exigência crescente no mercado. “Identificamos essa necessidade em 2023 e percebemos que, em pouco tempo, não será apenas um diferencial, mas um critério essencial para concorrer em determinados projetos”, diz Senra.

No aspecto social, a Sempre Engenharia implementou treinamentos individuais e em equipe, incluindo programas de PNL e atividades que colocam os funcionários fora da zona de conforto, desenvolvendo habilidades de liderança e trabalho em equipe. No quesito de segurança, a empresa investiu na certificação ISO 45001, que a posicionou como referência na área industrial. Empresas como Siemens, Metso e Caterpillar já reconheceram a importância desse diferencial na escolha da Sempre Engenharia para projetos.

Já no quesito governança, a empresa ampliou a segurança digital contratando especialistas para testar vulnerabilidades de seus sistemas e estruturar um plano de proteção contra riscos cibernéticos. “Não basta ter um sistema funcional, precisamos garantir sua segurança”, ressalta o CEO.

Reconhecimento Nacional e Internacional

O compromisso da Sempre Engenharia com a excelência na entrega de seus projetos tem rendido reconhecimento nos cenários nacional e internacional. Em 2024, a empresa foi novamente premiada pela European Society for Quality Research (ESQR), em cerimônia realizada em Viena. Esse prêmio, concedido a empresas que demonstram altos padrões de qualidade em suas operações, destaca o trabalho da Sempre Engenharia no setor de engenharia e construção. “Receber essa premiação é a validação do nosso compromisso com inovação, governança eficiente e entrega de qualidade”, comemora Senra.  E completa: “Nós últimos anos também somos reconhecidos por nossos clientes com a premiação Indicados InfraFM. Esses reconhecimentos reforçam a posição da empresa como referência em um mercado cada vez mais exigente e competitivo”.

Projetos de destaque e expansão

Entre as obras mais desafiadoras recentemente entregues, Senra destaca o projeto do Bradesco Lounge (Ambaar), sala VIP do Aeroporto de Congonhas. O desafio foi grande: construir 2.000 m² em apenas 60 dias, em um ambiente com restrições operacionais severas. Umas das soluções técnicas, para atender demanda de projeto e redução do tempo de obras, foi adotar um sistema de climatização VRF da Daikin, permitindo ganho de custo, prazo e eficiência energética. A obra foi concluída com sucesso, e a Sempre Engenharia já está envolvida em uma nova expansão para o cliente no local.

Outros projetos relevantes incluem a sede da Sicredi no São Paulo Corporate Towers, um espaço moderno e altamente funcional; a Faculdade Belavista, em Pinheiros, que aposta em flexibilidade e interatividade; e diversas iniciativas para empresas de grande porte, como BRF e Chubb, evidenciando a tendência de retorno aos escritórios e ampliação de espaços corporativos.

Desafios e perspectivas para 2025

Com um mercado aquecido, Senra vislumbra um ano de oportunidades, mas também desafios. A escassez de mão de obra qualificada é um dos principais entraves do setor, levando a Sempre Engenharia a investir em treinamento interno para formar profissionais capacitados.

Outro ponto de atenção é a possível retração do mercado devido à política de juros do Banco Central. “Nos preocupa o impacto que essa política pode ter no segundo semestre, mas seguimos otimistas, pois ainda há um volume significativo de projetos sendo licitados”, comenta Senra.

No geral, a Sempre Engenharia se fortalece a cada ano, combinando inovação, governança eficiente e compromisso com ESG para se consolidar como referência no setor. “Nosso objetivo é oferecer não apenas uma obra, mas uma experiência diferenciada ao cliente, com qualidade, transparência e cumprimento rigoroso de prazos e custos”, finaliza o CEO.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking