Por Mariza Agottani
Uma carreira é como uma jornada rumo ao desconhecido, cheia de desafios e oportunidades. O trabalho nos enobrece de verdade! Por meio dele, transformamos e somos transformados! É uma satisfação contar minha história, pois quanta realização e felicidade encontrei por meio dela!
Construí minha trajetória de uma forma bem diversa. Iniciei atuando em gestão, migrei para a área comercial em desenvolvimento de negócios. Fui Controller e depois me encantei pela área de serviços, que já ocupa grande parte de minha carreira, e isto por um motivo especial: minha paixão em trabalhar com pessoas. Era esta multiplicidade de conhecimentos que eu buscava, navegar por várias áreas, e este desejo encontrou nas oportunidades que vieram uma conexão surpreendente.
E a consequência é que hoje tudo que aprendi parece que foi desenhado para me trazer onde estou. Meu primeiro aprendizado: ficar atenta às portas que se abrem, aproveitar as chances que a vida traz. Uma vez definido o seu propósito de carreira, ter a cabeça aberta traz surpresas fantásticas. Claro que o profissional que tem de forma muito clara os cargos que quer, empresas nas quais quer atuar pode ser muito bem-sucedido. Mas a perspectiva que quero trazer é que o novo, o inesperado, pode fazer muito sentido para seus objetivos, então me permitir me fez experimentar gratas surpresas na construção de minha carreira.
Uma das grandes motivações para mim sempre foi saber um pouco de tudo, me envolver com assuntos que desconhecia completamente, estudar temas complexos e novos, e me arriscar. Comecei cursando Administração na Universidade Federal do Paraná, pela amplitude da área de atuação. Fiz especialização em Marketing. Ao longo do tempo, senti necessidade de me aprofundar em Finanças, por entender que dominá-la te permite atuar com mais solidez em inúmeras áreas. Fiz então o primeiro MBA na Fundação Getúlio Vargas.
Mais adiante, já atuando em áreas mais estratégicas, senti necessidade de me reciclar, e fui para o segundo MBA, Gestão Automotiva, novamente na Fundação Getúlio Vargas. Meu segundo aprendizado: Conhecimento é tudo. Entender as tendências, as necessidades do mercado, sentir suas habilidades e gostos, e aprimorá-las é chave. Não parar nunca. Aí vieram certificações, como Change Management. Cursos de aperfeiçoamento, participação em feiras internacionais e em grupos de benchmark em diversos países da Europa e EUA. Para tudo isto, se comunicar bem foi essencial, então os idiomas Francês, Inglês e Espanhol tornaram-se rotina.
Meu terceiro aprendizado: Se autoestimular, se atualizar, se preparar. O treino, a disciplina, a repetição te tornam bom no que você quiser. E estar pronto para a próxima posição é uma receita que funciona. Fui observando ao longo do tempo que os profissionais mais felizes, realizados, “de sucesso”, eram aqueles que melhor aproveitavam a dualidade “desafios e oportunidades” para desenvolver novos talentos, se impulsionar e ir em frente, e para cima.
Meu quarto aprendizado: Observar e buscar referências. É muito rico aprender com o outro. Coach, mentoring, sempre foi um grande impulsionador. E aí já foram 31 anos de muito trabalho, dedicação, paixão, persistência e resiliência.
Trabalhei em grandes empresas nacionais e multinacionais de diversos setores como automotivo, oil & gas, serviços e saúde. Atuei como líder Brasil de desenvolvimento de rede de concessionárias de veículos, assumi controladoria de negócios Mercosul, fui Controller Corporate por mais de 5 anos, implementei área de Facilities e Real Estate, atuei como Account Líder nacional, assumi escopo Latam. Há 22 anos em posições de liderança, com equipes de diretos e indiretos com mais de 400 pessoas, mudei de cidade, visitei mais de 20 países, participei de projetos decisivos para crescimento dos negócios, contribuí com reduções de custos e aumento da satisfação do cliente. Isto dentro de um cenário de atenção e foco ao social e ao meio ambiente.
O que me permitiu realizar tudo isto: Determinação somada a todos os outros aprendizados. Nunca se limitar. Se arriscar com consistência traz muito resultado e muita satisfação pessoal. O sucesso não é um destino, mas sim uma jornada contínua de crescimento e evolução. Então não paro por aqui. Há muito ainda a aprender e contribuir.
Voltando ao começo da história, a paixão por trabalhar com pessoas hoje me leva também à satisfação de ver colegas e antigos liderados atualmente em cargos de liderança, ou atuando com sucesso nas suas áreas de escolha. E que prazer tomar um café com os mentorings que me ajudaram a refletir e buscar minha melhor versão. Ser motor da própria carreira demanda tempo e dedicação. E aí vem um aprendizado fundamental que leva ao ganho mais valioso: o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Cuidar do corpo, da mente, da alma, do amor, da família, dos amigos, do hobby... te faz um profissional melhor. E a receita para encontrar este equilíbrio: O tempo dedicado a cada um tem que ser de qualidade. Planejamento e organização de agenda. Além de investir em si mesmo para estar preparado para o que vier, faz sermos rápidos e assertivos nas decisões e ações. Não é somente sobre o que você faz com seu trabalho (se atinge objetivos, se prospera, se deixa legados). É mais sobre o que o trabalho faz de você.
Sempre acreditei que o trabalho é uma das grandes fontes de desenvolvimento pessoal. Foi também por meio dele que me tornei a pessoa que sou hoje. Grata a Deus pelas oportunidades e por todas as pessoas que encontrei em meu caminho que contribuíram para esta construção. Que sua carreira seja uma fonte de realização, felicidade e orgulho assim como a minha. Que você encontre significado e propósito em cada desafio e que nunca deixe de buscar a excelência em tudo o que faz.