Black Friday - Congresso 2025
 

Edifícios que vendem

Especialista em ESG e gestão de negócios traz insights sobre o efeito do bem-estar dos ambientes na produtividade dos habitantes.

Por Roldo Goi Junior, executivo experiente em Gestão de Negócios e ESG

Edifícios que vendem

Já é difundida a ideia de que a arquitetura atua diretamente em nosso bem-estar. A frase mais comum é aquela de que nos sentimos bem, acolhidos, aconchegados, ou não, sem saber por quê. É o efeito do ambiente em que estamos. É claro que muitas vezes temos emoções internas que nos dominam, mas, na maioria das vezes, estamos em paz e desatentos sobre de onde vem a sensação. Só que essa ideia foca nos ambientes domésticos, nossos lares.

Como em tudo relativo a pessoas, ainda há um grande contingente que acredita que lugar de ser feliz é em casa. Recebi esse feedback de um executivo gaúcho quando escrevi no Estadão sobre felicidade relacionada a produtividade e qualidade.

Por esse motivo, não é comum que, ao implantar empresas, principalmente industriais, se pense em edifícios que signifiquem um ambiente que abre portas por si só, apenas por existir, e tenha o mérito de passar uma mensagem de clareza, qualidade, funcionalidade. Esse efeito tem muita credibilidade, porque é invocado no íntimo das percepções dos visitantes e não tem interferência de uma fala vendedora de seu anfitrião, seja quem for.

Mas, felizmente, há muitos empresários pensando assim, e muitos arquitetos e empresas de construção e design fazendo assim. São templos de inteligência e sensibilidade. Ao planejar o envolvimento do cliente-alvo, não o fazem com o espírito de envolvê-lo artificialmente, mas de respeitá-lo como alguém capaz de receber e processar a mensagem do edifício e das instalações.

Sou testemunha desses impactos, por ter dirigido projetos, incluindo localização, acesso, estilo geral, divisão interna, pontos de exposição, conceitos, paisagismo, movimentação interna, materiais utilizados, cores utilizadas, sempre na companhia de esplêndidos arquitetos, e para empresários de visão e nobreza.

Conseguimos não apenas o impacto de conquista visceral de clientes, mas um efeito que víamos inicialmente como secundário, de Endomarketing, que aprendemos ser principal também. As pessoas que vivem nesses edifícios são inspiradas a dar o melhor de si, como se desejassem se nivelar à mensagem do edifício.

Edifícios que vendem

Foto: Divulgação

Uma conspiração de Excelência.

É evidente que esses edifícios abrem portas, predispõem à compra, mas essas portas têm molas. Elas se fecham lentamente, se o timing for perdido. E ele será certamente perdido, se não houver produto e serviço a oferecer, que consagrem a mensagem passada. E um relacionamento com o cliente, que faça a manutenção emocional dessa fidelidade. Felizmente, de modo geral, quem pensa em um edifício assim também pensou antes na excelência do que tem para entregar.

Edifícios vendedores não têm que ter um custo excepcionalmente alto. É mito. O que causa impacto é a inteligência de combinação de espaços, iluminação, ventilação e a escolha dos materiais e cores, junto à valorização dos elementos naturais.

Naqueles em que atuei, o custo se elevou em até 4% contra a solução caixote, mais comum. Esse custo foi apurado por análise detalhada, focando diretamente nos custos da obra contra o custo médio do mercado.

Se estiver planejando construir, pense nisso e arrisque ir mais fundo nessa possibilidade. É algo que vai durar muito e reduzir à metade o esforço complementar de vender.



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP