TELELOK
 

Como a auditoria de processos pode auxiliar na melhoria contínua das operações de FM

Entenda o que é avaliado nas auditorias e a importância delas para a potencialização do trabalho do FM.

Por Cushman & Wakefield

Como a auditoria de processos pode auxiliar na melhoria contínua das operações de FM

Foto: Divulgação

A auditoria de processos é uma prática essencial para garantir a eficiência e a conformidade dos procedimentos internos da empresa. Por isso faz parte da estratégia da Cushman & Wakefield em suas operações de Facility Management realizar a avaliação detalhada e sistemática dos procedimentos, políticas e controles internos da organização.

Ao realizar auditorias de processos é possível identificar possíveis falhas, riscos e oportunidades de melhoria. Essa avaliação abrange os processos operacionais e administrativos para potencializar a operação de Facility Management

Para manter a imparcialidade das auditorias, as mesmas são coordenadas pela Engenharia Corporativa da companhia, que elabora um programa anual de auditorias de processos que atende todas as operações de Gerenciamento de Facilities.

Durante as auditorias são avaliadas as gestões dos seguintes temas:

Segurança do trabalho: documentação que comprova o cumprimento das normas e legislações tais como, Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), Análises Preliminares de Risco (APR), Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e capacitações obrigatórias para colaboradores.

Soft services: limpeza, segurança patrimonial, recepção, fornecimento de alimentos e bebidas, jardinagem e paisagismo, controle de pragas e gerenciamento de estacionamento.

Hard services: sistemas de HVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado), iluminação, elétrica e mecânica, sistemas de segurança contra incêndio e manutenção predial.

Por que realizar a auditoria de processos?

1.         Melhoria da performance: a auditoria busca identificar conformidades entre o que está descrito nos processos e o que acontece na prática. Isso permite encontrar oportunidades de melhoria e otimizar a performance da organização.

2.         Identificação de riscos e falhas: por meio da auditoria, é possível identificar riscos e falhas nos processos, permitindo a adoção de medidas preventivas para evitar problemas futuros.

3.         Cumprimento de normas: a auditoria também verifica se a empresa está cumprindo as normas estabelecidas, seja por força da legislação ou para garantir que processos críticos funcionem perfeitamente.

4.         Preservação do conhecimento: evita a perda de conhecimento devido à rotatividade de colaboradores, garantindo a continuidade dos processos.

Importante salientar que nas auditorias de processo da Cushman & Wakefield, todas as oportunidades de melhoria e não conformidades evidenciadas são registradas em relatório e tratadas em planos de ações a fim de mitigar potenciais riscos ou efeitos indesejados para a organização e potencializar o negócio do cliente.

Saiba mais sobre os serviços de Gerenciamento de Facilities da Cushman & Wakefield.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP