NEOWRK
 

“Temos como cultura fazer cada obra como única. Assim, fidelizamos nossos clientes”

Okean Engenharia se mudou para Pinheiros e diretores comentam decisão estratégica, além de cases marcantes.

Por Mateus Murozaki

Novo escritório da Okean

Foto: Divulgação

O novo escritório da Okean Engenharia está localizado no Edifício Passarelli, em Pinheiros. A empresa estava sediada em Alphaville mas, por questões estratégicas, decidiu-se mudar a sede para um ponto mais acessível e de fácil locomoção para clientes, parceiros e colaboradores.

De acordo com o Diretor Comercial Silvio Rosolem, a decisão pela região se deu por alguns fatores: o primeiro foi facilitar o processo de contratação; o segundo, devido ao interesse crescente pela área, que está cada vez mais abrigando prédios corporativos; e o terceiro, por uma questão de acesso, que ele exemplifica: “Se eu tenho uma reunião na Paulista, pegando o metrô, eu chego lá em 20 minutos, enquanto de carro eu demoro 45... já fiz essa experiência”.

Fabio Neri, CEO da empresa, explica que não houve nenhuma dificuldade na mudança, que durou 45 dias. “É o nosso dia-a-dia, afinal... o projeto foi nosso, então não havia motivo para ter alguma dificuldade no caminho”, aponta. Sendo uma empresa que cresceu e continua crescendo de maneira estudada, o novo escritório já pede uma expansão que, de acordo com Fabio, deve acontecer em breve.

Contornando o maior dos gargalos

A Okean nasceu de uma necessidade de outra empresa, a instaladora Interface. Com uma cultura de atender apenas a clientes finais, logo estes começaram a pedir por um serviço completo para além das instalações. Hoje, são entidades quase independentes, embora a construtora se beneficie muito por também contar com um serviço de instalação da empresa mãe. Fabio é o único profissional que atua em ambas.

“Isso é uma grande diferença, porque nós somos muito conhecidos na área de instalações e sabemos que um orçamento de construção civil tem aí seus 25% na parte de instalação, então passamos a ser bem competitivos em relação a isso. Outra coisa, é onde geralmente são os gargalos da obra, a parte de instalação, e esse é o menor problema hoje que a gente tem, os nossos gargalos não são esses”, explica o CEO.

Profissionalismo em lidar com projetos complexos

Em relação a 2023, dois cases chamaram a atenção. O primeiro deles foi um retrofit de áreas técnicas e comuns de um Edifício icônico que abriga uma instituição cultural com uma agenda apertada e cheia de itens sensíveis. Com a execução faseada, a obra foi acompanhada de perto o que garantiu a qualidade na entrega.

O segundo foi o de um cliente que está conosco há anos e que fez uma mudança de sede da Faria Lima para a Paulista em um espaço de 60 dias. O trabalho foi adequar as necessidades do cliente ao novo espaço de 3.500m², junto ao descomissionamento do anterior. Uma obra que trouxe visibilidade para a construtora.

Quando questionados sobre a razão por aceitarem projetos tecnicamente mais complexos, Fabio comenta que buscam fidelizar clientes aceitando desafios que outras construtoras costumam evitar. Ocorre, claro, um estudo técnico para saber se será possível e financeiramente viável entregar cada projeto dentro do prazo estipulado.



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


TEMON

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP