Condor
 

Complexo Esportivo e Cultural do Colégio São Luís

Complexo Esportivo e Cultural do Colégio São Luís, uma arquitetura versátil que promove interação, integração e inspiração na vida estudantil.

Complexo Esportivo e Cultural do Colégio São Luiís

Foto: Divulgação


Uma arquitetura versátil do Studio Barbour que promove interação, integração e inspiração na vida estudantil, unindo o ginásio escolar à cidade.

O Colégio São Luís, um dos colégios mais antigos e tradicionais de São Paulo, enfrentava a falta de quadras esportivas e um espaço adequado para shows, palestras e outros eventos culturais relacionados à sua agenda institucional. O ginásio existente, construído na década de 50, não permitia expansão e, portanto, era necessário encontrar uma solução que não aumentasse a área construída e não interrompesse o funcionamento da escola e das lojas comerciais localizadas no térreo.

O Studio Barbour foi responsável pelo projeto arquitetônico, estabelecendo três metas principais: proporcionar a máxima flexibilidade de uso do espaço, integrar o complexo esportivo à escola e criar uma tipologia de ginásio escolar que eliminasse a aparência de um bunker, conectando visualmente o edifício e seus usuários com a cidade. A estrutura metálica foi escolhida para sustentar o conjunto, com grandes painéis de vidro controlando a radiação solar, painéis perfurados e brises metálicos, e uma laje impermeabilizada com um campo de futebol de grama artificial na cobertura.

O desafio tecnológico da demolição e reconstrução do ginásio foi superado graças a um planejamento prévio, realizado como parte de um Plano Diretor que abrangeu toda a escola de 90 mil m². Esse plano permitiu que a capacidade da escola fosse aumentada de 1500 para 3000 alunos sem a adição de espaço físico.

A execução do projeto foi complexa devido à necessidade de manter as atividades do colégio e das lojas em funcionamento durante a obra. Para lidar com essas restrições, o projeto foi concebido com elementos construtivos produzidos fora do local, permitindo uma montagem mais rápida e silenciosa no canteiro de obras.

Complexo Esportivo e Cultural do Colégio São Luís

Foto: Divulgação


Do ponto de vista tecnológico, o Complexo Esportivo e Cultural do Colégio São Luís apresenta várias características destacadas, como a arquibancada retrátil que permite o uso flexível das quadras, o planejamento acústico e térmico que proporciona conforto ao espaço com ventilação e iluminação naturais, e um sistema de reaproveitamento de águas pluviais de 60 mil litros.

A tipologia arquitetônica é original, incorporando árvores centenárias e suas sombras como parte essencial do projeto, criando áreas esportivas que lembram espaços abertos e ao ar livre. Essa continuidade visual estabelece uma nova relação entre a escola e a cidade, permitindo que os alunos vivenciem o movimento das ruas sem comprometer sua privacidade.

O novo layout do complexo esportivo transformou um prédio com uma única quadra em um complexo com duas quadras cobertas, um campo de futebol e um salão de aulas de educação física e dança. A arquibancada foi concentrada em um dos lados da quadra, permitindo que o público aprecie as árvores e a rua ao fundo. Além disso, uma arquibancada retrátil automatizada possibilita que a quadra principal se converta em duas para treinos regulares. A antiga cobertura do ginásio foi transformada em uma laje impermeabilizada com um campo de futebol de grama sintética, e um sistema de coleta de águas pluviais permite a reutilização de até 60 mil litros de água.

Complexo Esportivo e Cultural do Colégio São Luís

Foto: Divulgação


Em termos de sustentabilidade, o projeto incorpora soluções especiais de ventilação e iluminação natural, resultando em economia de energia para climatização e iluminação dos ambientes esportivos. O sistema de iluminação artificial complementa a iluminação natural, proporcionando eficiência e qualidade ao complexo.

O projeto também inclui uma infraestrutura completa de instalações audiovisuais para abrigar shows e eventos culturais. Uma mesa de controle gerencia dispositivos cenotécnicos e de iluminação, permitindo várias configurações diferentes e transformando o ambiente da quadra principal em um black box cênico.

Após a conclusão de fases anteriores, que incluíram a ampliação do restaurante da escola e acomodação de cursos extras, o projeto foi realizado com impacto gerenciável para o colégio e a vizinhança, tornando o prédio uma referência.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP