Banner Expo 3 razões
 

Não era mais um retrofit. O iFood entendeu o conceito e fez acontecer

Dress code liberado, salas "apetitosas", DogDay e patinetes são algumas das regalias no novo escritório do iFood, fruto de um retrofit bem-sucedido que transformou um prédio da década de 1950.

Nova sede do iFood em Osasco, São Paulo

Foto: Divulgação / iFood


​Não importa se você é vegano, adepto de produtos de origem animal, ávido por fastfood ou amante de uma culinária mais saudável e cosmopolita. Em um ponto todos acabam concordando: comer é celebrar em torno da mesa, com pessoas que amamos. É dar a volta ao mundo por meio de sabores e aromas, e optar por uma maneira mais prática e ágil do alimento chegar até você é um hábito cada vez mais crescente. E é exatamente com o propósito de revolucionar o universo da alimentação por uma vida mais prática e prazerosa que o iFood nasceu. Há quase treze anos no mercado, a empresa de origem brasileira está presente também no México e Colômbia, e atua junto aos parceiros com iniciativas que reúnem inteligência de negócio e soluções de gestão para restaurantes cadastrados em 500 cidades em todo o Brasil.


​Falando sobre o projeto de renovação da sede
Para entender melhor esse universo e conhecer os detalhes da obra de retrofit que foi capaz de transformar um prédio construído na década de 1950 em um espaço que traduz o espírito jovem e inovador da companhia, precisamos entender que há vários anos o iFood cresce três dígitos. Com a evolução da empresa, foi necessário encontrar um local que comportasse esse crescimento. A cidade de Osasco, vizinha à capital de São Paulo, foi a melhor opção, uma vez que se tornou um polo tecnológico e tem recebido cada mais companhias com esse perfil. 

Nova sede do iFood em Osasco, São Paulo

Nova sede do iFood em Osasco, São Paulo

Fotos: Divulgação / iFood

O projeto arquitetônico, com mais de 13 mil m2 de área construída, resgata características do edifício erguido há 70 anos. Ao iniciar as obras, a equipe da IT'S Informov Arquitetura + Engenharia + Design encontrou debaixo das camadas do piso, tacos muitos bonitos que foram reutilizados no térreo.

"Restauramos e utilizamos novamente em toda a área de descompressão e copas. Ficou um show. Demos o ar retrô combinado com o moderno. Todos amaram a solução!", comemora o Diretor Comercial Murilo  Toporcov, que fala também de outro elemento que reforça esse estilo dos anos 1950: a marquise em concreto, com curvas e formas orgânicas, em referência às  obras do arquiteto Oscar Niemeyer. "A utilização de lajes com concreto aparente foi algo que tornou o escritório mais moderno e amplo. O ganho de pé-direito é sempre algo que contribui para uma melhor sensação de amplitude do escritório", complementa. 


A DINÂMICA DOS ESPAÇOS 
A arquitetura como um todo foi pensada com base nos valores do iFood, que incentivam o empreendedorismo, a inovação e a simplicidade. Por isso o projeto conta com muitos espaços abertos e colaborativos para que os FoodLovers - como são chamados os colaboradores - interajam. Para metodologias mais ágeis e colaborativas de trabalho, eles contam com arquibancadas, lousas de vidro por todos os cantos e estações de trabalho open space.  Executivos, como CEO, CFO e COO, e demais diretores da empresa também se sentam em espaços abertos e podem ser acessados facilmente. A explicação é que a hierarquia existe para a organização, mas as pessoas são sempre incentivadas a criar, opinar e inovar.

Nova sede do iFood em Osasco, São Paulo

Nova sede do iFood em Osasco, São Paulo

Fotos: Divulgação / iFood


Elas também estão liberadas do dress code (a escolha é livre para ir trabalhar de salto, calça social, bermuda ou tênis) e ainda podem aproveitar o Dog Day. Toda sexta-feira alguém é sorteado para levar o cachorro para o trabalho. No dia, o animal ganha um kit com potes de água e ração, tapete higiênico e até um crachá de funcionário. Os únicos espaços fechados são as áreas técnicas e salas de reunião de diferentes tamanhos. São mais de cem espalhadas pelo prédio, que refletem a atividade da companhia: todas receberam nomes de comidas que o aplicativo entrega, como a Feijoada, a Tapioca e a sala Pão de Queijo. No térreo, como a ideia foi criar um espaço de convivência para que os FoodLovers pudessem utilizar para se encontrar e fazer pausas, o espaço conta com um barista, um "pub" com chopeira, geladeiras com cerveja, sucos e refrigerantes, snacks e até um café da manhã, mesas de pingue-pongue e pebolim, além da copa. É também nesse ambiente onde são realizados os happy hours e comemorações das metas atingidas.


RETROFIT COMPLETO - POR DENTRO E POR FORA
"Esse projeto teve uma intervenção completa. Desde a troca de telhado até infraestrutura de elétrica, ar-condicionado, construção de sanitários, reforma de elevadores, interiores e fachada. Foi aumentada a área através da construção da marquise e modernização de todas as instalações. No momento de avaliação do investimento a empresa que realiza o projeto é peça importante para a tomada de decisão do cliente. Criamos soluções e já precificamos, possibilitando os estudos de cenários. Essa agilidade do turnkey ajuda o cliente entender que muitas vezes ao economizar na reforma, transfere-se o problema para a manutenção futura. O iFood se aprofundou em todas as questões e o sucesso foi o trabalho em parceria a quatro mãos", explica Murilo. O desafio maior, segundo ele, foi pensar em um conceito que pudesse trazer a modernidade para um edifício de 70 anos. "Projeto de retrofit precisa ser pensado com inteligência e equilíbrio. Mudar tudo nem sempre fecha a conta do investimento. Tivemos que ser disruptivos e nossa proposta atuou principalmente no térreo com a abertura de todos os caixilhos, construção da marquise, trazendo formas orgânicas que retiraram o aspecto 'caixote' do edifício antigo. Somente quem vê a foto do 'antes' é que realmente entende o quanto a arquitetura nova deu novos ares ao edifício. A marquise possibilitou áreas ao ar livre cobertas para lounges, jogos e reuniões informais. Grande parte dos caixilhos foi substituída por vidros, conferindo - além da iluminação natural - uma fantástica integração com a natureza".

O site é 360º cercado de muitas plantas e árvores. O prazo de obra também foi algo desafiador: 84 dias para uma área total de mais de 13 mil m2, chegando a ter pico de 320 colaboradores na obra.

Nova sede do iFood em Osasco, São Paulo

Nova sede do iFood em Osasco, São Paulo

Fotos: Divulgação / iFood


DESCARTE RESPONSÁVEL DURANTE A OBRA
Desde o início, outra grande preocupação do cliente era o descarte de materiais. Com o trabalho de separação e venda dos recicláveis, arrecadou-se quase R$ 100 mil que foram revertidos para o próprio projeto. Além disso, todo o entulho decorrente da demolição de um galpão serviu para preencher o acréscimo da área onde foi construída a marquise.


​VALORIZAR O PRODUTO IMOBILIÁRIO SEM PERDER O FOCO NO NEGÓCIO
No iFood, o time de Facilities Management implementou uma forma inovadora de pensar a gestão da área. O foco passou para além de manter sistemas, equipamentos e outros serviços funcionando, e subsidiar e dar apoio operacional às demandas das áreas de negócio, e suportar as estratégias.

A cultura da área é de que quanto mais próximo o FM está das demais áreas, maior é a capacidade de entender as características de cada uma e, assim, conseguir antecipar as demandas com um atendimento interno bem customizado e com alto senso de dono do negócio, permitindo que os gestores possam ficar absolutamente focados em suas atividades de negócios.

Para contribuir na manutenção da qualidade dos serviços e da infraestrutura predial, o iFood conta com o suporte de empresas terceirizadas para segurança, recepção, serviços de limpeza, jardinagem, copa e barista, alimentos e bebidas, apoio de serviços de help desk e informática, além de manutenção de todos os sistemas e equipamentos, principais e de redundância. A essa estrutura somam-se outros dois pontos-chaves: Business Intelligence e Inovação. O primeiro concentra enorme foco na coleta, tratamento de dados e geração de informação para a tomada de decisão estratégica.



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Como anda sua saúde mental?

Com o tema "A vida pede equilíbrio!", a campanha Janeiro Branco de 2023 comemora sua 10ª edição do movimento brasileiro pela Saúde Mental

Princípios da limpeza sustentável

Métodos e produtos para mitigar o impacto da limpeza no meio ambiente, redução do consumo de água e insumos específicos. Conheça a metodologia.

Seguro de vida para convenção coletiva

Contratação por condomínios residenciais, comerciais ou mistos, visa garantir o amparo aos trabalhadores que estão expostos no ambiente de trabalho.

Como fechamos 2022 na construção civil?

Com dados do SindusCon de São Paulo, números do ano passado apresentam cenário promissor em um setor que contribui com mais de 5% para o PIB brasileiro.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Grade do Congresso

Mais lidas da semana

Operações

Nove ações do Hcor para manter ISO 14001 e reduzir impactos ambientais

Coordenadora de Meio Ambiente do hospital, Andréia Azevedo, fala sobre ações tomadas para manutenção da norma e resultados obtidos na operação.

Workplace

Precisamos rever o conceito de "escritório"?

Mesa Redonda da MIllerKnoll discutiu o impacto do ambiente de trabalho no psicológico dos colaboradores.

Mercado

Auri Faria Lima: desde compra dos terrenos até construção de quase 14 mil m² de área locável

Renato Auriemo compartilha jornada de 10 anos entre planejamento e finalização da obra, assim como a conquista das certificações LEED Gold e HBC do empreendimento inteligente.

Mercado

Novo diretor de operações da Cushman&Wakefield fala sobre atuação generalista

Rodrigo Costev compartilha perspectivas sobre o mercado de FM e lembra início da carreira.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Ajinomoto: inovação e sustentabilidade na gestão de FM

Leonardo Kazuo Sato, da Ajinomoto, revela algumas estratégias e compromissos de sua área que promovem inovação e sustentabilidade.

Revista InfraFM

Perspectivas de mercado para 2024

Resultados de 2023 e síntese das perspectivas do empresariado e economia, com ênfase na conscientização crescente sobre tecnologia e agenda ESG.

Revista InfraFM

Uma noite de celebração e reconhecimento

O impacto transformador do 9º Prêmio Indicados InfraFM 2023, que reconhece, molda os padrões e inspira a excelência em toda a comunidade de FM.

Revista InfraFM

Transformação Sustentável na DuPont

Daniela Galante nos mostra como as certificações LEED Gold e Well Platinum, na nova sede da companhia, refletem os valores da DuPont e impactam positivamente nos negócios.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP