TELELOK
 

Gerenciamento de Facilities: o que é e qual a melhor forma de contratação

Gerenciamento de Facilities: o que é e qual a melhor forma de contratação para sua empresa?

Satoshi Yadoya

Foto: Divulgação

Por Satoshi Yadoya.

Tendo como principal propósito promover melhorias para a qualidade de vida das pessoas e sua produtividade, o gerenciamento de facilities tem como função a integração de diversos serviços e atividades necessárias para o bom funcionamento de um escritório ou galpão logístico.

A partir do planejamento e gerenciamento adequado de serviços como limpeza, materiais de escritórios, logística interna e armazenamento, recepção, segurança, motoboys, entrega de correspondências, entre outros, essa atividade aprimora os principais processos de suporte de uma corporação.

Esse conjunto de serviços pode ser contratado de duas formas, sendo elas:
- Managing agent – os contratos são firmados entre demandante e prestadores de serviços, mas a gerenciadora pode intermediar a busca por fornecedores, qualificação, determinação de escopo, SLAs e ainda ficar como responsável pelo gerenciamento dos serviços após a contratação;

- Principal – o demandante firma um contrato com a gerenciadora e a partir de então os contratos são firmados entre gerenciadora e prestadores de serviço, de forma que todos os processos descritos acima são de responsabilidade integral da gerenciadora;

- Os dois modelos têm como proposta a agregação de valor à corporação. O ponto principal a ser avaliado é qual a opção que melhor atenderá às necessidades da empresa, dentro de cada realidade, incluindo otimização e custos.

Tecnologia, organização e integração
Quando a opção escolhida é por contratação direta, o gestor precisa dispor de total atenção da administração das contratações de fornecedores, processos burocráticos, monitoramento e bom andamento desse ecossistema.

Porém, quando a empresa opta por ter esse processo administrado por uma consultoria especializada em serviços imobiliários, tais contratações são otimizadas e integradas. Esse tipo de contratação pode ser feita de duas formas: quando os contratos são firmados entre empresa e fornecedores, tendo a consultoria como intermediária para o gerenciamento, ou quando a empresa firma um contrato direto com a gerenciadora que se torna responsável por todos os processos.

Algumas das principais vantagens de contratar uma empresa com foco neste tipo de gerenciamento são:
- Integração dos serviços terceirizados, gerando economia no aspecto financeiro;
- Segurança de contratos com empresas aptas legal e juridicamente para exercer as funções;
- Planejamento dos investimentos, atendendo as demandas da empresa e custos;
- Prestação de contas sobre os serviços entregues.

Todos esses benefícios são parte de uma grande gama de serviços necessários para as empresas que, quando contam com a expertise de uma consultoria do ramo, podem contar com o acompanhamento completo das entregas. Outra vantagem - além de tornar o processo menos complexo - é a economia, tanto nos custos quanto no tempo administrativo.
 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
2º Fórum Infra FM Workplace

Evento reuniu prática, teoria e networking de peso para falar o que há de novo e o que realmente funciona na gestão de workplaces

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP