19º Congresso InfraFM
 

Outsourcing de eficiência energética

ABB e ComBio fecham parceria de negócio

A área de negócios de Motion da ABB no Brasil e a ComBio Energia, principal empresa do mercado de fornecimento de energia térmica renovável no modelo outsourcing full-service, fecharam uma parceria para facilitar o acesso de empresas instaladas no país a soluções inovadoras para elevar a eficiência energética. Pelo acordo, a ComBio passa a oferecer, por meio de contratos de locação, de curta, média ou longa duração; produtos da ABB, como inversores de frequência e motores elétricos, cubículos e soluções de automação para a substituição de equipamentos antigos, obsoletos e ineficientes, trazendo um enorme ganho energético.

Um estudo global encomendado pela ABB à Sapio Research revelou que 99% da indústria brasileira já está investindo ou planejando investir para tornar seu uso de energia mais eficiente. Além disso, 89% dos entrevistados esperam aumentar os investimentos na área, enquanto 51% planejam atingir o Net Zero em 5 anos. No entanto, 47% das empresas no país apontaram o custo como uma grande barreira para melhorar sua eficiência energética. Apesar disso, a economia de gastos foi o motivo mais importante para investir (71%), seguido por compromissos de sustentabilidade corporativa (69%).

"A falta de disponibilidade de recursos financeiros (CAPEX) e humano nas indústrias é um dos grandes entraves para um maior investimento em sustentabilidade. Com a parceria com a ABB, estamos incorporando ao nosso portfólio o outsourcing de eficiência energética. No modelo de negócios proposto, não há necessidade de investimentos em ativos para a empresa ter acesso às soluções inovadoras da ABB para aumentar a eficiência energética, com a possibilidade de contratos de curto prazo. Com a grande vantagem de o aluguel ser tratado como despesa operacional, o cliente ainda tem uma redução no pagamento de imposto de renda, se for tributado pelo regime de lucro real", explica Leonardo Rezende, Head de Eficiência Energética da ComBio.

"O investimento inicial atua como um obstáculo impedindo ganhos de longo prazo. No entanto, em um mundo pautado pela sustentabilidade e a necessidade de se manter competitivo em um cenário de aumento de preço de energia e combustíveis em geral, as oportunidades de ganho em eficiência energética estarão cada vez mais no topo da lista de prioridades para alocação dos recursos. É crucial que governos e indústria entendam que a adoção de tecnologia de eficiência energética proporciona um rápido retorno do investimento enquanto reduz as emissões de CO₂. Eficiência energética traz, enfim, grandes benefícios para os negócios e para o meio ambiente", completa Marcelo Palavani, diretor da área de negócios de Motion da ABB no Brasil.

Estudos independentes apontam que, se os 300 milhões de sistemas acionados por motores industriais do mundo fossem substituídos por equipamentos otimizados e de alta eficiência, o consumo global de eletricidade poderia ser reduzido em 10%. Essa diminuição equivale a mais de 90% do consumo anual de toda a União Europeia.

Segundo os executivos, o foco é atender a indústria em geral. Setores com maiores potenciais são os de Papel & Celulose, Metalurgia e Siderurgia, Mineração, Cimento, Alimentos e Bebidas, Água e Saneamento, mas muitos outros se beneficiar desta parceria.

Movimento pela Eficiência Energética

No ano passado, a ABB lançou o movimento multissetorial #energyefficiencymovement. A inciativa é consistente com a estratégia de Sustentabilidade 2030 da empresa, que se compromete a apoiar os clientes da ABB na redução de sua pegada de CO2 até 2030 em um coletivo de 100 megatons anualmente, o equivalente a retirar 30 milhões de carros a combustão das estradas a cada ano. O objetivo do Movimento pela Eficiência Energética é, assim, conscientizar e iniciar ações para reduzir o consumo de energia e as emissões de carbono para combater as mudanças climáticas. As empresas são convidadas a aderir ao movimento e fazer um compromisso público como forma de inspirar outras a agir. Para mais informações, clique aqui

Foto: Divulgação. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Valdireni Crippa

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP