3º Fórum InfraFM Indústrias
 

O que as empresas podem fazer para tornar o trabalho presencial mais atrativo

Como tornar o trabalho presencial mais atrativo com o auxílio de um ambiente automatizado

O ano de 2022 foi marcado pelo relaxamento das restrições da Covid-19 e o retorno ao modelo de trabalho presencial por grande parte do mundo corporativo. Porém, segundo um levantamento realizado com profissionais da América Latina pela WeWork, em parceria com a HSM e com apoio da Egon Zehnder, apenas 5% dos trabalhadores gostariam de voltar para essa rotina presencial. Diante deste cenário, surgiu uma nova questão para as empresas se atentarem: o que podemos fazer para tornar o ambiente presencial interessante aos colaboradores? 

Por conta do isolamento, a comunicação interna das organizações mudou de conversas diárias em reuniões presenciais para mensagens por chats ou videochamadas. Sendo assim, é necessário que as empresas orientem seus esforços para transmitir uma comunicação institucional mais humanizada, a fim de aprimorar a conectividade com os colaboradores e, consequentemente, aumentar a produtividade das equipes. 

Mas, além disso, as instituições também devem tomar o cuidado de "ficar por dentro" das novidades dos recursos tecnológicos disponíveis no mercado e que podem tornar o ambiente presencial mais atrativo aos funcionários, motivá-los durante a rotina presencial e, consequentemente, garantir o alto nível da qualidade operacional

A seguir, listarei algumas sugestões de ferramentas e equipamentos de salas inteligentes que podem ser adotadas, a fim de oferecer um ambiente automatizado mais agradável e funcional no dia a dia do escritório:

- Ar condicionado: responsável por proporcionar maior bem estar, permitindo um espaço mais adequado para as reuniões, sem dificuldades de uso e manutenção;

- Persianas motorizadas: permite maior qualidade das apresentações de slides, auxiliando no controle de iluminação dentro da sala por meio do acionamento à distância e pelos sensores que iniciam o fechamento quando detectam a entrada de luz externa;

- Conexão para vídeo: fornece melhor conectividade e uma comunicação produtiva por meio de um sistema de display de alta qualidade. Tendo em vista que é comum as reuniões serem realizadas no formato híbrido (online e presencial);

- Sound Masking: tecnologia responsável pela garantia de uma melhor experiência nas reuniões por meio de sistemas de áudio automatizados, sendo capaz de fornecer um ambiente acústico equilibrado e confortável com a diminuição de ruídos;

- Política de reservas: proporciona melhor organização da sala inteligente por meio do agendamento do horário e reserva, para que não ocorra contratempos e falhas de comunicação sobre a utilização do espaço.

Portanto, o investimento nesse tipo de ambiente tem como principais objetivos trazer comodidade, melhor aproveitamento do espaço e aumento da produtividade, tendo em vista que auxilia na redução de preocupações com ajustes técnicos e pode fornecer maior foco na qualidade das reuniões para que a mensagem seja transmitida de forma clara e agradável para todos. Além disso, a automatização do ambiente corporativo auxilia na redução do tempo de transição entre reuniões, problemas com travamentos e outras situações que podem desgastar e frustar os funcionários. 

Também é valido ressaltar que com o apoio de recursos de soud masking, os colaboradores conseguem se concentrar em suas tarefas sem distrações, resultando em maior desempenho e a vivência de um local de trabalho mais "calmo" e parecido com a tranquilidade do home office. 

*Cristiano Felicíssimo é vice-presidente de design de projetos LATAM da Seal Telecom

Fotos: Divulgação



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP