Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Revolucionando a gestão de ar-condicionado do varejo multisite

Reduza custos, economize energia com a tecnologia preditiva que já otimiza milhares de máquinas

Por Léa Lobo

Revolucionando a gestão de ar-condicionado do varejo multisite

A Diel Energia está transformando o setor de climatização com uma abordagem inovadora e tecnológica para a gestão de ar-condicionado. Em um país tropical como o Brasil, onde sistemas de refrigeração representam até 80% do consumo energético em instalações climatizadas, a solução da Diel não apenas otimiza o uso de energia, mas também reduz custos de manutenção, com impacto direto na sustentabilidade e eficiência operacional.

Conforme destacado por Victor Arcuri, CRO e um dos fundadores da empresa, o ar-condicionado utilizado no setor comercial é responsável por cerca de 10% do consumo energético no Brasil. Além disso, a refrigeração hoje corresponde a 8% das emissões globais de CO2. Essa dependência energética cresce com o aumento das temperaturas globais e a expansão de setores como data centers, varejo e multisites. A Diel Energia encara esse desafio com uma plataforma inovadora que combina Internet das Coisas (IoT), manutenção preditiva e automação inteligente para reduzir o impacto ambiental e financeiro do uso de ar-condicionado.

A Diel começou com sistemas de termoacumulação em 2018, pivotando para soluções preditivas em 2019, ao perceber a necessidade urgente de prevenir falhas e otimizar operações. A empresa desenvolveu sua própria tecnologia, desde hardware até software, criando a plataforma Celsius 360, que integra monitoramento em tempo real e algoritmos inteligentes para prever falhas e ajustar o funcionamento de equipamentos.

"Somos pioneiros em soluções preditivas e hoje contamos com a maior base de dados de ar-condicionado de expansão direta no Brasil, com mais de 50 mil máquinas monitoradas em todos os estados", afirmou Arcuri.

Os benefícios na prática

A Diel Energia atua principalmente no setor de varejo multisite, atendendo grandes redes como Santander, Banco do Brasil e C&A. Os resultados são expressivos: no Santander, a implementação da solução reduziu os chamados técnicos em 46%, o consumo de energia em 20%, e as trocas de compressores em 23%.

Além disso, a plataforma de gestão Celsius 360 oferece insights práticos e fáceis de interpretar. Por exemplo, máquinas em risco são classificadas por cores, permitindo que gestores identifiquem rapidamente prioridades e planejem manutenções de forma eficiente.

A plataforma ajusta temperaturas de acordo com o uso de cada espaço — como caixas, provadores e áreas comuns — e até considera condições climáticas externas para determinar a temperatura ideal, melhorando o conforto térmico e economizando energia.

A empresa não apenas monitora máquinas, mas também integra sua tecnologia a outros sistemas, como plataformas de gerenciamento de manutenção (CMMS) e IoT. Essa conectividade permite que dados sejam automaticamente transmitidos para abertura de ordens de serviço, reduzindo burocracias e aumentando a agilidade na resolução de problemas.

Victor Arcuri acredita que o futuro da gestão de ar-condicionado está na automação simples e acessível. "Queremos que até a pessoa mais leiga consiga usar a nossa plataforma para tomar decisões eficazes", comenta.

Ao integrar tecnologia IoT própria, com inteligência artificial e uma abordagem orientada por dados, a Diel Energia está preparada para liderar a transformação da gestão de ar-condicionado no Brasil e além, promovendo um equilíbrio crucial entre economia, eficiência e responsabilidade ambiental.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking