Democratizando a limpeza profissional e revolucionando o mercado

Quem opta por produtos profissionais versus domésticos garante elevada redução de custos.

Por Léa Lobo

Democratizando a limpeza profissional e revolucionando o mercado

Foto: Canva.com/ Smederevac


Desde sua entrada no mercado brasileiro em 2018, a Unilever PRO tem mostrado como a tecnologia e a inovação podem transformar o setor de limpeza profissional. A empresa, parte do gigante Unilever, decidiu voltar ao segmento com um propósito claro: democratizar o acesso a produtos profissionais, permitindo que pequenos e grandes negócios adotem soluções seguras, eficientes, sustentáveis e economicamente viáveis.

Em entrevista concedida por César Gesteira, Head de Vendas, e Camila Villar Gagliardi, gerente de Marketing da Unilever PRO, ficou evidente como a empresa está liderando mudanças no setor e criando oportunidades para diversos segmentos.

O primeiro passo foi a consolidação no setor de lavanderias. Aproveitando o crescimento das lavanderias self-service no Brasil, a empresa adaptou suas consagradas marcas domésticas, como OMO e Comfort, para atender demandas específicas do segmento profissional. “Hoje, cerca de 6% do enxoval doméstico das pessoas já é lavado fora de casa, mas em mercados maduros esse número ultrapassa 30%”, destaca Gesteira.

Com produtos concentrados, embalagens maiores e soluções específicas, a empresa conquistou rapidamente a liderança no segmento, crescendo a taxas superiores a 50% ao ano em volume. Esse sucesso inicial permitiu que expandissem para outros mercados de limpeza profissional.


Ampliando horizontes na limpeza profissional

Enquanto o segmento de lavanderias se consolidava, a Unilever PRO ampliou seu portfólio para limpeza de superfícies e áreas de manipulação de alimentos, setores historicamente negligenciados pelo uso de produtos domésticos ou de baixa qualidade. A missão de democratizar a limpeza profissional ganhou força com a oferta de soluções acessíveis e educacionais para pequenos e médios empreendedores.

Camila Gagliardi explica: “Muitos negócios enxergam a limpeza como um custo, mas nós mostramos como soluções profissionais podem ser mais econômicas no longo prazo. Produtos mais concentrados, aliados a equipamentos de dosagem, garantem eficiência, segurança e economia”.

O mercado brasileiro de limpeza profissional ainda enfrenta desafios culturais e estruturais. Estima-se que grande parte dos pequenos comércios utilize produtos informais ou domésticos, que não oferecem segurança nem eficiência. “Quando analisamos o custo real do uso de produtos domésticos versus os profissionais, percebemos que a economia é substancial. Em alguns casos, alcança 60%”, revela Gesteira, citando o exemplo recente da centralização de compras por uma franquia do setor de alimentação, com 4.000 lojas.

A estratégia da Unilever PRO combina atender a base da pirâmide, composta por pequenos negócios, enquanto estabelece parcerias com grandes players. “Nosso objetivo é estar em cada negócio brasileiro, seja um pequeno restaurante ou uma grande rede como nossos clientes Gendai e Spoleto”, afirma Gesteira. Para isso, a empresa aposta em capilaridade e na força de suas marcas conhecidas, como Cif, Omo e Comfort, que geram confiança tanto para operadores quanto para consumidores.

A Unilever PRO também investe em equipamentos de dosagem, que simplificam o uso de produtos e reduzem desperdícios, promovendo uma gestão mais sustentável. Essa abordagem é especialmente importante em tempos em que a sustentabilidade e ESG são exigências crescentes no mercado corporativo.

“É mais do que vender produtos. Oferecemos soluções que integram economia, segurança e eficiência. Queremos educar o mercado para enxergar a limpeza como parte essencial da operação e não apenas como um custo”, destaca Gagliardi.

Impacto no setor de Facilities Management

Para o setor de FM, a Unilever PRO apresenta uma proposta única: conectar suas soluções às demandas específicas desse mercado, desde pequenas empresas de conservação até gigantes gerenciadoras de FM. “O mercado de Facilities Management no Brasil é diversificado, e a Unilever PRO está preparada para atender tanto os grandes edifícios quanto os pequenos escritórios”, afirma Gesteira.

Mesmo com desafios culturais, o potencial de crescimento do mercado de limpeza profissional no Brasil é significativo. “Estimamos que o mercado, hoje avaliado em 1 bilhão de euros apenas para produtos químicos, pode facilmente dobrar de tamanho se os negócios adotarem soluções profissionais”, projeta ele.

A visão estratégica da Unilever PRO vai além de vender produtos; trata-se de transformar categorias inteiras e criar valor para todos os envolvidos. Seja em lavanderias, restaurantes, hospitais, hotéis ou escritórios, a empresa está pavimentando o caminho para um mercado mais profissional, seguro e eficiente.

Com uma abordagem inovadora e propósito claro, a Unilever PRO não apenas atende às necessidades do mercado profissional, mas também lidera uma transformação cultural no Brasil. Apostando em educação, inovação e sustentabilidade, a multinacional reafirma seu compromisso de democratizar a limpeza profissional e contribuir para o desenvolvimento de negócios em todo o país.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP