Karina Spinelli
 

Retorno ao presencial com escolha do horário do expediente?

Confira o nível de satisfação com o modelo híbrido ao redor do mundo, segundo pesquisa realizada pela Sodexo On-site.

Por Natalia Gonçalves

Dois a cada dez funcionários retornariam ao presencial com possibilidade de escolher horário do expediente

Foto: Canva.com/ Instaphotos


Desde a pandemia da Covid-19, ocorre a discussão sobre a ressignificação dos espaços de trabalho. Durante o lockdown, o maior desafio dos profissionais de Facility Management era acomodar os colaboradores em home office. Atualmente, com o retorno ao presencial e a adoção do modelo híbrido, o desafio está em tornar os escritórios atraentes e repensar a ocupação desses espaços.

De acordo com a pesquisa realizada pela Sodexo On-site, 31% dos clientes internos entendem o conforto no ambiente de trabalho como fundamental para intensificar as atividades presenciais na empresa. O estudo, chamado “A Experiência da Vida no Trabalho”, entrevistou 5.595 profissionais que atuam em empresas de diferentes setores, em seis países: França, Reino Unido, Estados Unidos, Brasil, China e Índia.

Ainda segundo o estudo, quase 70% dos entrevistados brasileiros estão satisfeitos com o modelo híbrido, sendo este número acima da média mundial (64%). Além disso, os entrevistados apresentaram a disposição para aumentar a presença no escritório, caso as empresas estiverem dispostas a oferecer:

- Flexibilidade;
- Ambientes mais confortáveis que favoreçam a troca e o aprendizado com colegas; 
- Espaços que permitam a concentração e serviços de alimentação.

Quais são os fatores determinantes para o retorno ao presencial?

No Brasil, 54% dos participantes da pesquisa adotam o modelo híbrido de trabalho, com média de dois dias por semana em home office. Um fator determinante para o retorno ao presencial, segundo 31% dos entrevistados, seria a criação de ambientes mais confortáveis, incluindo estações de trabalho ergonômicas, qualidade do ar, temperatura e iluminação adequadas.

Outros motivos levantados:

- 29% anseiam por melhores equipamentos e serviços de TI como boa conexão à internet, impressoras, tela de computador; 
- 22% esperam por áreas silenciosas para foco em atividades individuais; 
- 21% retornariam se pudessem escolher o horário do expediente; 
- 18% se soubessem quais colegas trabalhos estarão presentes;
- 14% se o transporte e a alimentação fossem gratuitos ou subsidiados. 


Por que investir em soluções customizadas?

Para Danielle Totti, vice-presidente de estratégia, marketing, comercial e performance da Sodexo On-site, as pessoas estão mais dispostas a irem presencialmente aos locais de trabalho, mas para continuar atraindo os profissionais, as empresas precisam proporcionar experiências de alto nível em relação a estrutura física, que favoreçam a colaboração, a socialização e o foco.

“As soluções que atendem às necessidades reais dos negócios e, ao mesmo tempo, ajudam a aprimorar a conexão, a produtividade e o bem-estar das pessoas durante a sua jornada dentro da empresa são diferenciais importantes diante das novas configurações do mundo do trabalho, além de contribuir para aumentar o engajamento e a permanência dos talentos junto aos seus empregadores”, afirma Totti.

Os resultados do estudo “A Experiência da Vida no Trabalho” indicam novas prioridades em termos de ambiente de trabalho. Desta forma, as empresas que oferecem serviços de alimentação e Facilities têm levado soluções customizadas às necessidades de cada perfil de negócio e público que, além relevantes para as empresas cuidam doa talentos, fortalecem a cultura organizacional.  


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


B3

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP