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Como Centro de Distribuição da Unilever conquistou LEED Platinum

Confira quatro práticas da multinacional e garanta insights sobre gestão sustentável.

Por Natalia Gonçalves

Como Centro de Distribuição da Unilever conquistou LEED Platinum

Foto: Divulgação


Com o desafio de estabelecer um ambiente de trabalho ecologicamente responsável, a conquista do selo LEED Platinum foi celebrada pela equipe de operações e logística da Unilever. O selo foi concedido ao Centro de Distribuição (CD) da multinacional em Pouso Alegre, Minas Gerais, que conta com mais de 80.000 m² de construção e recebe mais de 900 pessoas por dia.

De acordo com João Francisco Ribeiro, VP de Operações Comerciais e Diretor de Operações com Clientes da Unilever para América Latina, o selo é um reconhecimento dos esforços da empresa em direção às práticas sustentáveis. O Centro de Distribuição da Unilever, operado pela DHL, alcançou a média de 98% em relação ao desvio de resíduos para aterros. Para ser sustentável, a unidade faz a destinação correta dos resíduos orgânicos, que vão para compostagem, e separa os produtos recicláveis para que possam ser reutilizados por empresas especializadas em reciclagem. 

“A certificação atesta que o galpão adota o uso majoritário de materiais recicláveis, e têm práticas para realizar 100% da coleta seletiva. São ações concretas, capazes de inspirar a todo mercado. A Unilever acredita, sim, que é possível transitar para uma economia de baixo carbono quando atuamos com intencionalidade”, afirma Tatiana Gouvêa, gerente de logística da Unilever.


Confira quatro práticas da multinacional:

Iluminação e energia limpa - foi implementada a tecnologia de iluminação LED e sensores de presença, aliada à automação com diferenciais notáveis, para garantir a redução do consumo do Centro de Distribuição. Devido à iniciativa, há uma redução de mais de 276 toneladas em emissões de CO² por ano. Outra escolha sustentável foi o uso de empilhadeiras elétricas, abandonando o uso de empilhadeiras a gás. Assim, toda a energia utilizada é 100% limpa;

Transporte de funcionários - o transporte eficiente de funcionários é crucial para mitigar as emissões de dióxido de carbono provenientes do deslocamento. Em parceria com a startup Fretadão, o CD de Pouso Alegre utiliza o transporte coletivo como uma solução sustentável, apoiado pela inteligência artificial para otimizar itinerários, reduzir a frota necessária e reduzir o tempo de viagem;

Triagem inteligente de resíduos - a gestão de resíduos consiste em um programa de coleta seletiva com triagem prévia para compactação de materiais recicláveis e ações voltadas para a compostagem de resíduos orgânicos. No caso da compactação de plástico e papel, a boa prática foi essencial para desencadear ainda a diminuição do número de viagens dos caminhões de reciclagem, e, consequentemente, a redução de emissão de carbono. Além disso, o DHL Pouso Alegre tem o compromisso de “Zero Aterro”, como foi atestado pela certificação, já que contrata parceiros específicos para destinação de resíduos;

Uso racional de água - a gestão eficiente do consumo de água engloba diversas práticas, que vão desde o monitoramento mensal do uso até a adoção de tecnologias sustentáveis, como a implementação de uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) que faz uso de métodos biológicos, eliminando a necessidade de produtos químicos. Além disso, destaca-se a manutenção das válvulas hídricas como medida preventiva, para evitar vazamentos e promover um consumo consciente.


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