Expo 2025 - Credenciamento
 

Como Centro de Distribuição da Unilever conquistou LEED Platinum

Confira quatro práticas da multinacional e garanta insights sobre gestão sustentável.

Por Natalia Gonçalves

Como Centro de Distribuição da Unilever conquistou LEED Platinum

Foto: Divulgação


Com o desafio de estabelecer um ambiente de trabalho ecologicamente responsável, a conquista do selo LEED Platinum foi celebrada pela equipe de operações e logística da Unilever. O selo foi concedido ao Centro de Distribuição (CD) da multinacional em Pouso Alegre, Minas Gerais, que conta com mais de 80.000 m² de construção e recebe mais de 900 pessoas por dia.

De acordo com João Francisco Ribeiro, VP de Operações Comerciais e Diretor de Operações com Clientes da Unilever para América Latina, o selo é um reconhecimento dos esforços da empresa em direção às práticas sustentáveis. O Centro de Distribuição da Unilever, operado pela DHL, alcançou a média de 98% em relação ao desvio de resíduos para aterros. Para ser sustentável, a unidade faz a destinação correta dos resíduos orgânicos, que vão para compostagem, e separa os produtos recicláveis para que possam ser reutilizados por empresas especializadas em reciclagem. 

“A certificação atesta que o galpão adota o uso majoritário de materiais recicláveis, e têm práticas para realizar 100% da coleta seletiva. São ações concretas, capazes de inspirar a todo mercado. A Unilever acredita, sim, que é possível transitar para uma economia de baixo carbono quando atuamos com intencionalidade”, afirma Tatiana Gouvêa, gerente de logística da Unilever.


Confira quatro práticas da multinacional:

Iluminação e energia limpa - foi implementada a tecnologia de iluminação LED e sensores de presença, aliada à automação com diferenciais notáveis, para garantir a redução do consumo do Centro de Distribuição. Devido à iniciativa, há uma redução de mais de 276 toneladas em emissões de CO² por ano. Outra escolha sustentável foi o uso de empilhadeiras elétricas, abandonando o uso de empilhadeiras a gás. Assim, toda a energia utilizada é 100% limpa;

Transporte de funcionários - o transporte eficiente de funcionários é crucial para mitigar as emissões de dióxido de carbono provenientes do deslocamento. Em parceria com a startup Fretadão, o CD de Pouso Alegre utiliza o transporte coletivo como uma solução sustentável, apoiado pela inteligência artificial para otimizar itinerários, reduzir a frota necessária e reduzir o tempo de viagem;

Triagem inteligente de resíduos - a gestão de resíduos consiste em um programa de coleta seletiva com triagem prévia para compactação de materiais recicláveis e ações voltadas para a compostagem de resíduos orgânicos. No caso da compactação de plástico e papel, a boa prática foi essencial para desencadear ainda a diminuição do número de viagens dos caminhões de reciclagem, e, consequentemente, a redução de emissão de carbono. Além disso, o DHL Pouso Alegre tem o compromisso de “Zero Aterro”, como foi atestado pela certificação, já que contrata parceiros específicos para destinação de resíduos;

Uso racional de água - a gestão eficiente do consumo de água engloba diversas práticas, que vão desde o monitoramento mensal do uso até a adoção de tecnologias sustentáveis, como a implementação de uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) que faz uso de métodos biológicos, eliminando a necessidade de produtos químicos. Além disso, destaca-se a manutenção das válvulas hídricas como medida preventiva, para evitar vazamentos e promover um consumo consciente.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025 - Políticas de Aquisição

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP