Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Como Hospital das Clínicas planeja ampliar a capacidade de atendimento?

Gestora de Facilities fala sobre o novo Centro de Controle Operacional e a estratégia para a otimização das operações da instituição.

Por Natalia Gonçalves

Hospital das Clínicas: qual foi a solução encontrada para atender mais de um milhão de pacientes por ano?

Foto: Divulgação/ Daniel Nascimento



Com soluções de ponta que contribuirão para uma gestão através de dados, o Centro de Controle Operacional (CCO) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) foi inaugurado recentemente. Planejado para permitir maior agilidade operacional na tomada de decisões, o CCO será utilizado para a otimização da gestão de manutenção e higiene hospitalar.

Segundo Rita de Cássia Peres, gestora de Facilities do hospital, o CCO permitirá a antecipação de problemas. Devido a possibilidade de monitoramento em tempo real, a equipe de Facilities conseguirá evitar interrupções ou falhas que comprometam o dia a dia da instituição.

Foto: Divulgação/ Daniel Nascimento 


Anualmente, o Hospital das Clínicas atende cerca de um milhão de pacientes, tendo como grande desafio a otimização de processos internos para ampliar a capacidade de atendimento e qualidade clínica. Com o novo CCO, as equipes de higiene hospitalar irão registrar, via dispositivo móvel, a execução de todas as atividades em cada ambiente, o que permitirá uma gestão digital online e trará mais eficiência e agilidade.

Através desta mudança, espera-se a otimização do fluxo de liberação de leitos, dos centros cirúrgicos e das demais áreas críticas. Em relação à operação de infraestrutura hospitalar, equipamentos ligados a missão crítica do Hospital serão monitorados remotamente através da coleta contínua de diversos parâmetros.

O CCO foi desenvolvido e estruturado pela Onet Brasil, empresa responsável pelo setor de higiene hospitalar e manutenção do Hospital das Clínicas. “Esse novo formato operacional trará agilidade e maior eficiência aos nossos times, além de promover uma sinergia ainda maior entre as equipes de higiene e manutenção, que possuem muita interação no dia a dia e devem caminhar lado a lado”, comenta Pedro Lyrio, CDO da Onet Brasil.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking