Infraweek Inicio Textos
 

Qual o papel da IO na formação de uma cultura de decisão baseada em dados?

Saiba como a Inteligência Operacional gera valor contínuo aos stakeholders e acelera o ciclo de sistematização da inteligência estratégica corporativa neste artigo.

Por Augusto Borella

Qual o papel da IO na formação de uma cultura de decisão baseada em dados?

Imagem: Canva.com/ Anawat_s


Atualmente, o cenário empresarial se caracteriza pela rapidez das mudanças e pela crescente complexidade dos desafios enfrentados. Nesse contexto, mais de 75% das empresas buscam implementar ferramentas de Inteligência Artificial (IA) em seus negócios, conforme apontado pelo relatório "Futuro do Trabalho", do Fórum Econômico Mundial, o que reflete a necessidade de agilidade e eficiência nas tomadas de decisão. Dessa forma, surge a Inteligência Operacional (IO) como uma ferramenta fundamental para estimular uma cultura da decisão baseada em dados, consolidando o conhecimento coletivo corporativo e direcionando ações estratégicas de forma ágil e assertiva.

A IO não se restringe apenas à adoção de tecnologias emergentes, mas também à criação de um ambiente onde pessoas, dados, processos e tecnologias se interconectam para gerar valor operacional contínuo aos stakeholders. Junto a isso, os líderes devem desempenhar um papel importante ao comunicar e engajar suas equipes, estimulando a criatividade e a busca por soluções inovadoras que otimizem as operações e reduzam custos.

Qual o papel da IO na formação de uma cultura de decisão baseada em dados?


​Assim, os dados operacionais refletem a essência das empresas e suas atividades no mundo. Uma governança estruturada lhes garante qualidade e contextualização relevante, tornando a IO imprescindível para fundamentar as tomadas de decisões com maior assertividade, repetibilidade e produtividade. A coleta ampliada das informações, combinando diferentes fontes, como sensores, texto, voz e vídeo, potencializa o valor gerado e acelera o ciclo de sistematização da inteligência estratégica corporativa. A revisão dos processos é outro passo crucial na implementação da IO, pois permite automatizar processos, evitando repetições de erros e otimizando o uso dos recursos disponíveis.

Tudo isso, aliado ao conhecimento coletivo corporativo, consolidado a partir dos dados, é essencial para uma cultura de IO eficiente e, consequentemente, proporciona uma visão mais abrangente das operações da empresa. Por exemplo: um aspecto importante da coleta é que ela não expõe individualmente os colaboradores. Ao invés disso, permite que os erros sejam identificados e analisados de forma agregada, possibilitando a eliminação das causas fundamentais. Para a empresa, os benefícios são melhoria de processos, capacitação dos funcionários a tomar decisões assertivas, sem a necessidade de culpar ou expor os colegas, contexto fundamental para o estímulo da inovação.

Por fim, a IO estimula a evolução das pessoas, a governança dos dados, a revisão de processos e a adoção de tecnologias inovadoras, possibilita que as empresas obtenham vantagens competitivas, resolvam problemas com mais rapidez e otimizem suas operações. Para isso, é fundamental que os líderes instrumentalizem seus colaboradores com o conhecimento coletivo para uma atuação bem-sucedida no mercado atual, tendo em mente que não é apenas uma escolha, mas sim uma necessidade imperativa para as empresas que desejam prosperar em um mundo cada vez mais orientado por dados.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Grade do Congresso

Mais lidas da semana

Operações

Como Hospital das Clínicas planeja ampliar a capacidade de atendimento?

Gestora de Facilities fala sobre o novo Centro de Controle Operacional e a estratégia para a otimização das operações da instituição.

Mercado

Resultado da pesquisa da Euronomoney indicou, pelo quarto ano seguido, a empresa como a melhor do setor no continente. O que a torna tão especial?

Mercado

McDonald´s transformou a visão sobre clientes internos do FM da Diageo

Há mais de uma década na área de FM, Hernani Rocha compartilha desafios da transição de carreira, experiência no McDonald's e uma solução para evitar retrabalhos na solicitação de serviços.

Workplace

Retorno ao presencial com escolha do horário do expediente?

Confira o nível de satisfação com o modelo híbrido ao redor do mundo, segundo pesquisa realizada pela Sodexo On-site.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Gestão de contratos terceirizados

Gestão empresarial com ferramentas adequadas que podem diagnosticar e otimizar operações terceirizadas.

Revista InfraFM

Revolucionando a gestão de capital humano na Era Digital

A Nexti está revolucionando com soluções de Human Capital Management (HCM) na era digital.

Revista InfraFM

9º Prêmio Indicados InfraFM 2023

Mais de 120 Facilities Managers participam da pesquisa.

Revista InfraFM

Nubank: uma década de inovação e crescimento na América Latina

Do cartão de crédito à revolução de espaços de trabalho: Uma análise da jornada de uma das maiores fintechs do mundo e sua estratégia para manter o "mundo roxo" em constante evolução.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP