11ª Expo InfraFM
 

Como Hospital das Clínicas planeja ampliar a capacidade de atendimento?

Gestora de Facilities fala sobre o novo Centro de Controle Operacional e a estratégia para a otimização das operações da instituição.

Por Natalia Gonçalves

Hospital das Clínicas: qual foi a solução encontrada para atender mais de um milhão de pacientes por ano?

Foto: Divulgação/ Daniel Nascimento



Com soluções de ponta que contribuirão para uma gestão através de dados, o Centro de Controle Operacional (CCO) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) foi inaugurado recentemente. Planejado para permitir maior agilidade operacional na tomada de decisões, o CCO será utilizado para a otimização da gestão de manutenção e higiene hospitalar.

Segundo Rita de Cássia Peres, gestora de Facilities do hospital, o CCO permitirá a antecipação de problemas. Devido a possibilidade de monitoramento em tempo real, a equipe de Facilities conseguirá evitar interrupções ou falhas que comprometam o dia a dia da instituição.

Foto: Divulgação/ Daniel Nascimento 


Anualmente, o Hospital das Clínicas atende cerca de um milhão de pacientes, tendo como grande desafio a otimização de processos internos para ampliar a capacidade de atendimento e qualidade clínica. Com o novo CCO, as equipes de higiene hospitalar irão registrar, via dispositivo móvel, a execução de todas as atividades em cada ambiente, o que permitirá uma gestão digital online e trará mais eficiência e agilidade.

Através desta mudança, espera-se a otimização do fluxo de liberação de leitos, dos centros cirúrgicos e das demais áreas críticas. Em relação à operação de infraestrutura hospitalar, equipamentos ligados a missão crítica do Hospital serão monitorados remotamente através da coleta contínua de diversos parâmetros.

O CCO foi desenvolvido e estruturado pela Onet Brasil, empresa responsável pelo setor de higiene hospitalar e manutenção do Hospital das Clínicas. “Esse novo formato operacional trará agilidade e maior eficiência aos nossos times, além de promover uma sinergia ainda maior entre as equipes de higiene e manutenção, que possuem muita interação no dia a dia e devem caminhar lado a lado”, comenta Pedro Lyrio, CDO da Onet Brasil.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


19º Congresso InfraFM

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP