Sorteios 11ª Expo
 

O que são KPIs?

Qual sua importância para as empresas?

O KPI (Key Performance Indicator), que em português seria: Indicador Chave de Desempenho, são os indicadores de desempenho de uma empresa e proporcionam ao principal executivo da empresa acompanhar se sua estratégia está sendo cumprida, se os valores projetados para seu negócio estão se concretizando, e assim poder assumir o verdadeiro controle da empresa.

Esse indicador deve ser quantificável por meio de um índice (normalmente representado por um número) que retrate o andamento do processo no todo ou em parte dele.

É uma ferramenta muito utilizada por executivos e gestores da maioria das empresas, pois através deles, conseguem gerenciar seus resultados, equipes, e revisar o planejamento e até mesmo a estratégia da empresa, buscando sempre o desempenho sustentável dos negócios.

Alguns dos principais indicadores utilizados são o de produtividade, qualidade, estratégicos e financeiros.

Na gestão financeira trabalha-se bastante muito com os KPI's, pois o Financeiro hoje é a área que consegue medir praticamente o resultado da empresa como um todo. Os mais utilizados hoje são: Vendas, Custo, Margem Bruta, por produto, Ponto de Equilíbrio, Lucratividade, Endividamento de Curto e Longo prazos, Recebimentos, Inadimplência, entre outros.

Sem dúvida, é uma ferramenta de grande importância na gestão das empresas e a sua utilização precisa seguir algumas recomendações como:

- Indicadores que devem ser priorizados.
- Ter poucos indicadores, mas os mais relevantes para o negócio.
- Quanto menor o número de indicadores, mais focada será a atuação e gestão.
- Compartilhar os indicadores com todos os envolvidos.
- E calcular, preparar o quanto antes, para ser instrumento de tomada de decisão.

Análise dos KPIs: O processo de mensurar as ações e os resultados devem fazer parte de uma prática frequente, que possibilite a comparar resultados e melhorar a elaboração de planejamentos estratégicos. É importante que as informações coletadas para essa mensuração sejam confiáveis e seguras, e para isso nada melhor do que observar os indicadores de gestão em tempo real, sempre atentando para a maturidade dos seus processos.

Dessa forma, você pode trabalhar com esses indicadores e procurar fazer de uma forma simples, assim verá que realizar uma boa gestão de KPIs e o principal: de forma simples, clara e objetiva.

Portanto, seguindo a máxima do "Não se gerencia o que não se mede" (William Edwards Deming), a implantação dos KPI's é de suma importância para o gerenciamento de qualquer negócio, seja ele pequeno, médio ou grande.

E você já teve contato ou trabalha com KPIs? Acesse o site da AGV Gestão e conte um pouco da sua experiência, a empresa garante excelência no diagnóstico e sem compromisso.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Solidez, credibilidade, aconchego

Por dentro do projeto do novo escritório do Silva Vitor, Faria & Ribeiro Advogados Associados, assinado pela CLS Arquitetas Associadas

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP