Condor
 

Escritórios híbridos: tendência no novo normal

O novo Workplace na visão do CEO da quadoo.br

Com a volta aos escritórios, mesclando home office, como será o novo workplace na visão dos arquitetos? O modelo presencial e online tem se tornado uma realidade no trabalho. Se no início do isolamento social, grande parte das empresas adotou o home office, mais precisamente 46% delas segundo a Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise Covid-19, feita pela Fundação Instituto de Administração (FIA), hoje, os especialistas reforçam a tendência da incorporação dos dois modelos.  Mas o que muda em termos de ambiente, na visão dos arquitetos?

Para o arquiteto especialista em ambientes de trabalho de alta performance Paulo Junior, CEO no quadoo.br arquitetura corporativa, os escritórios híbridos vieram para ficar e nesta perspectiva é importante um ambiente que cuide destes dois modelos. "Para iniciar, deve-se pensar bem nas características da empresa, como o perfil dos colaboradores e suas necessidades diárias. Por isso, a importância de um acompanhamento profissional qualificado para auxiliar a empresa a pensar neste modelo híbrido. Essa visão global passa por iluminação, cenário, mobiliário, mas também por acolher e integrar os colaboradores que estarão em casa e no escritório - inclusive os clientes".

Paulo lembra algumas das tendências atuais como espaços integrados, boa iluminação e distanciamento social. "Cada detalhe tem que ser levado em conta para cumprir o objetivo daquela empresa".

O arquiteto acredita ainda que a flexibilização dos escritórios vai ainda além do formato híbrido, mas também para o ambiente mais humanizado, com espaço dinâmico. Ele já percebe um aumento das salas de descompressão - local oferecido pelas empresas aos colaboradores para que eles se desconectem um pouco do trabalho aproveitando um momento de relaxamento. O objetivo principal é fazer com que voltem às suas atividades revigorados, com total energia e produtividade. Além disso, esses espaços oferecem atividades interessantes ao colaborador, como jogos, local de leitura, por exemplo.

Outra tendência é a criação de espaços exclusivos para as reuniões virtuais. Entre os exemplos, ele cita uma estratégia feita pelo escritório durante a pandemia: o Phone Booth. "É essencial que as empresas disponham de espaços onde seja possível realizar um trabalho que exija mais foco, uma videoconferência ou uma chamada por telefone com total privacidade e conforto. Para isso, essas cabines são elementos que proporcionam esses benefícios além de ocupar pouco espaço". O Phone Booth criado pela quadoo.br é higienizado através de um aparelho acoplado ao equipamento. "Assim, proporcionará segurança para todos os usuários da empresa".

Paulo aponta ainda que a escolha dos acabamentos, como pisos e mobiliário, também está sendo revisado pelos escritórios, levando em consideração questões de limpeza e higiene.

Paulo Junior: "No modelo híbrido de trabalho, é preciso pensar não somente na iluminação, cenário e mobiliário, mas também em acolher e integrar os colaboradores que estarão em casa e no escritório"


Phone Booth: ideal para um trabalho que exija mais foco, uma videoconferência ou uma chamada por telefone com total privacidade e conforto

Fotos: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP