Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Cushman & Wakefield implementa nova tecnologia para a gestão de facilities

Dispositivo vestível combina flexibilidade, liberdade e conectividade para aumentar eficiência operacional, segurança e otimização de mão de obra em ambientes críticos

Por Léa Lobo 

Cushman & Wakefield implementa nova tecnologia para a gestão de facilities


A Cushman & Wakefield passa a usar no Brasil um pioneiro dispositivo que marca um avanço no uso de tecnologia para a gestão de facilities, manutenção e operações técnicas.

Impulsionado pela combinação entre transformação digital e necessidade crescente de eficiência operacional, o programa introduz um modelo inovador de suporte remoto e gestão técnica, capaz de reduzir custos, acelerar tomadas de decisão e elevar os padrões de segurança e governança.

A gestão de facilities vive um momento de profunda transformação. O Virtual Technician não é apenas uma ferramenta, mas um dispositivo de suporte na modelagem operacional, que permite fazer mais, melhor e com menos deslocamentos, mantendo a qualidade e a continuidade das operações”, afirma Rodrigo Costev, Diretor de Facilities Management da Cushman & Wakefield.


Mais eficiência, menos deslocamentos

Com o novo modelo, técnicos em campo passam a contar com suporte remoto imediato de especialistas de qualquer lugar, o que reduz significativamente o tempo de resposta em manutenções, inspeções e situações críticas. O resultado é uma operação mais ágil, com menor dependência de viagens, menor custo operacional e maior produtividade das equipes.

A iniciativa também permite centralizar especialistas para atender múltiplos sites simultaneamente, otimizando o uso de mão de obra e reduzindo a necessidade de profissionais altamente sêniores em cada local.


Gestão, governança e segurança em outro patamar

A nova tecnologia usada pela C&W amplia o controle e a governança das operações de FM. Auditorias, fiscalizações, rondas e inspeções - inclusive termográficas - podem ser acompanhadas e supervisionadas remotamente, mantendo padrões de qualidade, periodicidade e conformidade, com custos menores.

Gestores e clientes conseguem acompanhar atividades em tempo real, substituindo relatórios fotográficos estáticos por registros mais completos e dinâmicos, o que melhora a rastreabilidade, a transparência e a tomada de decisão. Além disso, o modelo contribui diretamente para o aumento da segurança do trabalho, ao permitir supervisão remota de procedimentos e reduzir riscos operacionais durante intervenções técnicas.


Aplicação ampla e foco em ambientes críticos

A empresa pretende incorporar o Virtual Technician Program ao seu portfólio de Facility Management no Brasil em projetos de manutenção, auditoria, fiscalização e otimização de processos, com forte aderência a ambientes críticos, como data centers, hospitais e empresas com operações distribuídas em múltiplos sites.

Atualmente, a iniciativa está em fase de projeto piloto em alguns clientes. Após a implementação, o próximo passo será integrar o dispositivo com IA visando otimização de atividades.


Crescimento do FM no Brasil

A adoção do programa acompanha a forte expansão da área de Facility Management da empresa, no país. Nos últimos dois anos, o negócio cresceu cerca de 70% e passou a atender clientes de diferentes setores, como saúde, tecnologia e operações de alta complexidade. “A tecnologia aplicada ao FM deixa de ser suporte e passa a ser estratégia. Reforçamos nosso compromisso de continuarmos ousando ir além com inovação, eficiência e geração de valor para os clientes”, conclui o executivo.


Veja mais conteúdos

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking