Sorteios 11ª Expo
 

Qual a prática mais importante para evitar ações trabalhistas?

Tecnologias ajudam a prevenir ações de ex-colaboradores ao trazer mais eficiência.

Por Mateus Murozaki

Qual a prática mais importante para evitar ações trabalhistas?

Foto: Canva.com/Zephyr18

Nos modelos atuais de trabalho, registrar a entrada e saída de colaboradores pode ser um processo desgastante e, se não for lidado da maneira correta, pode acarretar em problemas maiores, como ações trabalhistas ou redução nos custos gerais por descontrole de horas extras.

Por esse motivo, os pontos eletrônicos vêm se tornando cada vez mais populares entre empresas com um grande número de funcionários. Trata-se de uma tecnologia que registra os horários de entrada, saída e eventuais pausas através de um sistema ligado ao RH.

Esses sistemas podem variar entre pontos biométricos, onde a digital é utilizada, aplicativos, reconhecimento facial ou cartões e crachás de proximidade. Enquanto muitos prédios comerciais, por exemplo, já utilizam essas tecnologias para manter controle de quem entra, elas também podem ser usadas para administração de horas de trabalho dentro das empresas.

A CLT conta com diversos artigos referentes a horas trabalhadas, horas extras e intervalos obrigatórios. O Artigo 59, por exemplo, prevê que o funcionário pode exceder em até duas horas sua jornada diária, enquanto que o Artigo 71 descreve que qualquer trabalho contínuo com duração excedente a seis horas deve ser acompanhado, obrigatoriamente, de um intervalo para repouso ou alimentação de no mínimo uma hora.

O site Jusbrasil lista os dez maiores motivos para ações trabalhistas e, destes, três estão diretamente ligados a essas questões: carga horária incorretamente registrada; pagamento de horas extras por a e não incidência dos seus reflexos nas verbas divididas e carga horária diária superior a dez horas.

É importante notar como nesses três casos, registros precisos e de fácil acesso podem ser utilizados como forma de controlar as ações trabalhistas. Também não é preciso dizer o quão mais fácil é ter tais registros em um ambiente digital ao invés de guardados fisicamente em um arquivo ou depósito junto a centenas de outros papéis.

Soluções integradas estão potencializando o mercado

Apesar de tudo, não basta ter apenas um ponto digital sem uma solução completa que lhe permita acessá-los junto a outros documentos importantes de maneira prática. Por conta disso, estão surgindo cada vez mais sistemas integrados que trazem linearidade para esses processos.

Um deles é a Nexti, que oferece ferramentas não apenas para apurar as jornadas de trabalho dos colaboradores, como também uma mesa de operações para gerenciamento da rotina dos times, terminal biométrico e uma plataforma própria para comunicação.

A empresa atende clientes com até mais de 60 mil colaboradores e, de acordo com dados da própria, sua solução trouxe uma redução de 90% em ações trabalhistas por ex-funcionários, assim como uma redução de 70% no valor de causas trabalhistas.

Caso tenha interesse em conhecer esses e outros benefícios que a solução oferece, basta enviar um e-mail para [email protected].



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP