Banner Expo 3 razões
 

InfraFM Talks | O setor de FM chegou à maturidade? ISO 41.001 e profissionalização

Satoshi Yadoya, diretor da plataforma facilities da Sodexo On-site, reflete sobre as mudanças no mercado nos últimos 20 anos.

Para ajudar no processo de profissionalização do setor de facility management, foi elaborada a ISO 41.001, primeiro padrão de gênero para gerenciamento de facilities. No mundo, são quase oitenta empresas certificadas pela norma, mas a Sodexo foi uma das primeiras a buscar os requisitos no Brasil. "Foi um prazer ser um dos pioneiros nesse caminho", afirma Satoshi Yadoya, diretor da plataforma facilities da Sodexo On-site.

Com 20 anos de atuação no setor de facility management, Yadoya possui amplo conhecimento sobre sustentabilidade, workplace e bem-estar, principais assuntos do último InfraTalks. Em entrevista concedida à jornalista Léa Lobo, o executivo comenta sobre as grandes mudanças que aconteceram nos últimos anos no setor. Por exemplo, a aproximação do facility management com as estratégias de negócio e o processo de profissionalização, cada vez maior, tanto do setor quanto de prestadores de serviços.

Quais são as consequências dessas mudanças para o mercado? No processo de profissionalização do FM, qual a importância das novas tecnologias? Como evidenciar o valor do facility manager dentro das grandes corporações?

IFrame



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Grade do Congresso

Mais lidas da semana

Operações

Nove ações do Hcor para manter ISO 14001 e reduzir impactos ambientais

Coordenadora de Meio Ambiente do hospital, Andréia Azevedo, fala sobre ações tomadas para manutenção da norma e resultados obtidos na operação.

Workplace

Precisamos rever o conceito de "escritório"?

Mesa Redonda da MIllerKnoll discutiu o impacto do ambiente de trabalho no psicológico dos colaboradores.

Mercado

Auri Faria Lima: desde compra dos terrenos até construção de quase 14 mil m² de área locável

Renato Auriemo compartilha jornada de 10 anos entre planejamento e finalização da obra, assim como a conquista das certificações LEED Gold e HBC do empreendimento inteligente.

Mercado

Novo diretor de operações da Cushman&Wakefield fala sobre atuação generalista

Rodrigo Costev compartilha perspectivas sobre o mercado de FM e lembra início da carreira.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Ajinomoto: inovação e sustentabilidade na gestão de FM

Leonardo Kazuo Sato, da Ajinomoto, revela algumas estratégias e compromissos de sua área que promovem inovação e sustentabilidade.

Revista InfraFM

Perspectivas de mercado para 2024

Resultados de 2023 e síntese das perspectivas do empresariado e economia, com ênfase na conscientização crescente sobre tecnologia e agenda ESG.

Revista InfraFM

Uma noite de celebração e reconhecimento

O impacto transformador do 9º Prêmio Indicados InfraFM 2023, que reconhece, molda os padrões e inspira a excelência em toda a comunidade de FM.

Revista InfraFM

Transformação Sustentável na DuPont

Daniela Galante nos mostra como as certificações LEED Gold e Well Platinum, na nova sede da companhia, refletem os valores da DuPont e impactam positivamente nos negócios.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP