Sorteios 11ª Expo
 

Certificação é sinônimo de qualidade?

Veja o que diz o padrão mundial de certificação para Facility Management

Observe que quando um indivíduo chega a um edifício ele vê as câmeras de segurança, acessa o estacionamento, o manobrista guarda o carro, ele chega à recepção, é atendido e orientado para acessar o andar de destino, vai em direção ao elevador e, muitas vezes, nem percebe que o ambiente está limpo e climatizado, com uma temperatura agradável.

Nos bastidores desta edificação existe a perfeita operação desses serviços e o funcionamento de todos os equipamentos prediais. Para que isso ocorra, deve haver uma equipe de profissionais de Facility e Property Management que trabalha, incansavelmente, para manter a ordem das coisas e o prédio funcionando da maneira correta.

Esta atividade é tão importante que em abril de 2018 a International Organization for Standardization (ISO) - publicou a norma ISO 41001:2018 Facility Management - Management Systems - Requirements with guidance for use. Esta norma (ABNT NBR ISO 41.001:2020) encontra-se traduzida desde abril de 2020 e isso elimina a barreira da língua, o que facilita a sua utilização por profissionais que atuam na área, no Brasil.

A norma apresenta uma definição para Facility Management: "função organizacional que integra pessoas, espaços e processos dentro de um ambiente construído com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e a produtividade do negócio principal". No exercício dessa função no Brasil, temos o profissional conhecido como Gerente de Facilidades ou Facility Manager.

A publicação da normalização em português da série ISO 41.000 pela ABNT é um divisor de águas no desenvolvimento da atividade no Brasil. Um sistema de gestão de facilidades, quando bem estruturado é um elemento vital para o sucesso dos negócios das organizações. As normas ISO publicadas em português, que estão à disposição, são ferramentas indispensáveis que objetivam influenciar a qualidade dos serviços, aumentar a satisfação dos usuários, reduzir custos e riscos, entre outros benefícios. O sistema de governança integrado e bem estruturado permite a obtenção de resultados mais efetivos e eficientes.

Alinhado a isso, cabe ressaltar a importância dos gestores de infraestrutura considerarem como ponto decisivo do fechamento de contratos de serviços terceirizados, empresas com certificações dentro da área de facilities. Para facilitar o encontro e a interação dessas empresas com os Facilities Managers, a fim de proporcionar maior troca de informações sobre o funcionamento de seus serviços, convidamos empresas certificadas ISO 41.000 de diversos segmentos, como segurança, engenharia e construção, arquitetura, tecnologia, controle de acesso, manutenção e outras prestadoras de Facilities Services para estar presente na 9ª Expo Infra FM nos dias 12 e 13 de abril de 2022 no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte. Das 9h às 19h desses dois dias você poderá tirar dúvidas técnicas, conversar com especialistas sobre as funcionalidades e o empenho dessas empresas em manter o padrão de qualidade na prestação de serviços. A entrada no evento é gratuita, clique aqui e garanta sua inscrição.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Aprendizados do home office

Ergonomia como uma das premissas básicas dos gestores de infraestrutura no incentivo ao bem-estar dos colaboradores

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP