NEOWRK
 

Inovação e digitalização em FM

Simplificando processos no dia a dia da gestão

A digitalização do mundo moderno e a praticidade dos recursos tecnológicos móveis, estão a favor da modernização da gestão quando se fala em Facility Management. Simplificar os processos do dia a dia em uma plataforma integrada de gestão torna o trabalho mais simples, flexível e completo.

Para um gestor de FM ter o controle e o comando das ações em um só lugar dinamiza o operacional da empresa e torna alguns processos mais eficientes como: gestão de ativos, chamadas, serviços e automação de atendimento. Uma solução multifunção contribui para a interação dos colaboradores com a infraestrutura da empresa.  

Toda essa praticidade pode e deve ser implantada na rotina dos gestores de FM, que assim podem ter atualizações das informações em tempo real, administração de dados mais eficiente, comunicação interna mais assertiva e relacionamento com fornecedores e contratantes mais próximos. Isso sem falar no envio imediato de notificações, mapeamento de dados entre outras inúmeras possibilidades.

E ainda temos a questão da sustentabilidade, pois uma área toda digitalizada, inovando no atendimento e em soluções de tecnologia, passar a ser mais sustentável, usa menos papel, menos impressão, gerando assim uma empresa atenta às questões ambientais. Quando ampliamos este processo para controle de ativos e de manutenção, via QR Code ou RFID, sensores de presença, IOT em gestão de energia. Se contratamos energia solar ou geramos a própria energia, conseguimos aumentar a capacidade de inovação e de preservação do meio ambiente.

Atualmente existem plataformas inovadoras de gestão de Workplace, onde o colaborador antes de ir para o escritório, escolhe uma mesa, um locker, reserva um lugar no fretado, uma sala de reunião e até um lugar no restaurante da empresa. Tudo com alguns clicks e confirmações via leitura de QR codes, sem nenhuma intervenção humana, ou seja, 100% digital. Toda essa praticidade é integrada aos sistemas de manutenção, acesso e recepção da empresa.

Um exemplo de solução que traz inovação, digitalização e eficiência, é a Plataforma da HOT Soluções, da qual sou Co founder. A plataforma foi criada e pensada para integrar soluções em um só lugar, otimizar o controle e gestão operacional das áreas de FM e de Compras, criando dessa forma um "Círculo Virtuoso" no dia a dia das empresas. A Hot Soluções traz muita tecnologia embarcada, flexibilidade e conveniência, e uma gestão altamente eficiente de custos.

A escolha de uma boa consultoria, como a Bauke Consultoria, que atua com vários parceiros e desenvolve soluções customizadas, é determinante para indicar os melhores apps, sistemas e parcerias que irão acelerar o processo de Inovação e Digitalização, atendendo as necessidades e identificando novas soluções para o dia a dia da sua empresa.


Carlos Bauke, CEO da Bauke Consultoria e Co-fundador da HOT Soluções.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


TEMON

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP