Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Fazer "mais com menos" na contratação de serviços especializados

A contratação adequada de qualquer especialidade de serviço é uma atividade muito complexa e alguns critérios delicados não podem ser ignorados nesse momento

*Por Léa Lobo

​Apesar de parecer um processo fácil, fazer uma contratação adequada de qualquer especialidade de serviço é uma atividade muito complexa. Em um momento economicamente delicado para muitas empresas, os profissionais responsáveis por essa contratação vivem constantemente sob a pressão de reduzir custos, encontrar o melhor preço, respeitar as margens e mais uma infinidade de tarefas que exigem uma visão estratégica do segmento.

Todas as empresas passam por esse processo e precisam se reinventar, para fazer mais com menos, entretanto, isso não significa fazer mais com menos gente, menos qualificação, com salários menores e, ao fim da conta, aumentar os riscos, ocasionando danos colaterais significativos para as empresas. Fazer "mais com menos" significa fazer uma gestão mais otimizada com menos desperdício de recursos em ações que não geram resultados.   

Então, quais são os critérios que devem ser utilizados por sua empresa para fazer um escopo adequado de contratação de serviços em um tempo adequado? Como analisar as propostas recebidas? Como a transformação digital está impactando a forma de contratação de serviços? Como analisar o retorno sobre investimentos na aquisição de um ativo?

São muitas questões a serem estudadas, mas um dos primeiros passos é buscar por cases de sucessos de seus fornecedores, assim, fica mais fácil observar o produto ou serviço já aplicado. Outro ponto: o prestador de serviço compartilha de propósitos compatíveis com o da sua empresa? Afinal, de nada adiantará gastar tempo e recurso para conseguir uma certificação que valoriza o bem-estar dos colaboradores e a boa sintonia da empresa com seus stakeholders e contratar um prestador que enxerga essa prática dispensável. Estude os riscos da prestação de serviços de forma sistêmica e utilize como exemplos a importância da qualificação dos profissionais, o conhecimento de normas e os impactos nos resultados dos negócios.

Infelizmente você não vai chegar ao fim desse pequeno artigo um profissional em contratação de serviços terceirizados, mas posso te apresentar o que os maiores gestores de FM estão fazendo em suas empresas. No 17º Congresso Infra FM América Latina, reuniremos grandes cases para exemplificar as melhores práticas do mercado na atualidade, além disso, mais de 70 expositores de variados setores estarão presentes para apresentar o que há de novo no mercado de prestação de serviços para Facility Management. Esteja conosco, clique aqui e inscreva-se.

​Léa Lobo, Diretora de Conteúdo da INFRA FM, administradora, jornalista, pós-graduada em marketing, com MBA de Gerenciamento de Facilidades pela Universidade de São Paulo (USP).


Fotos: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Quantos contratos você é capaz de administrar?

Seus custos de manutenção têm aumentado, você tem tido problemas para rastrear seus ativos em diversos sites diferentes e os inúmeros contratos que você tem que administrar estão escorrendo entre seus dedos? Talvez seja a hora de você conhecer o conceito de IFM (Integrated Facility Management)

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking