Brasil recebe a mais alta categoria do Global FM Awards of Excellence 2023, com projeto assinado por Ana Paula de Araújo Santos e equipe do Hospital Israelita Albert Einstein
Em evento da Abrafac para celebrar o World FM Day (10/5), foi noticiado que o Brasil conquistou a mais alta categoria do Global FM Awards of Excellence 2023. Ana Paula de Araújo Santos, gerente de facilities no Hospital Israelita Albert Einstein, e sua equipe foram os grandes vencedores do prêmio global com o projeto “Aterro zero - projeto Up Luxo”, que também foi o grande vencedor do Prêmio ABRAFAC 2022.
A presidente da ABRAFAC, Irimar Palombo, destacou que o prêmio é uma oportunidade para promover o conhecimento e a valorização de profissionais e empresas do setor de FM, property e workplace, estimulando a adoção de boas práticas e de iniciativas sustentáveis.
Ana Paula e sua equipe receberam a notícia com entusiasmo e agradeceram a ABRAFAC pela oportunidade de apresentar o projeto. “É tão desafiador para todos nós chegar aonde chegamos. Ter uma entidade como a ABRAFAC que acolhe, incentiva, direciona e abre espaços para os profissionais apresentarem seus trabalhos é uma oportunidade de grande valia”, disse Ana Paula.
O Global FM Awards of Excellence reconhece projetos e realizações dos membros da entidade em todo o mundo, incentivando o compartilhamento de conhecimentos e melhores práticas no setor. Os membros indicam os projetos mais destacados em suas categorias, com o objetivo de premiar os melhores da classe. Agora, vamos conhecer o projeto detalhado pelas autoras:
1. Criação, Evolução e Implementação
Até 2020, a área de Gerenciamento de Facilities do Hospital Israelita Albert Einstein enfrentava um grande desafio: eliminar o descarte de tecidos provenientes da hotelaria, incluindo enxovais e uniformes. O problema estava relacionado ao descarte de aproximadamente 7.800 quilos de tecidos em aterros sanitários anualmente, o que causava um impacto ambiental significativo.
No ano de 2020, durante mais uma edição do programa interno de inovação da instituição, chamado “Programa Einstein de Inovação em Saúde”, contamos com a participação de 36 colaboradores, divididos em 5 grupos, em um programa de 5 semanas de duração, com 20 horas síncronas. Durante esse período, eles trabalharam com metodologias de inovação e design thinking para abordar a problemática do descarte de tecidos hospitalares em aterros sanitários.
Ao final do programa de inovação, um dos grupos propôs uma solução: a reutilização dos tecidos hospitalares retirados de circulação na fabricação de acessórios, como bolsas e ecobags.
No ano de 2021, a ideia foi implementada em uma parceria entre o setor de Facilities e a área de Inovação. A partir de abril de 2021, conseguimos eliminar completamente o descarte desses tecidos em aterros sanitários.
Foram realizados os primeiros testes e recebemos as primeiras peças-piloto. Nossos fornecedores incluíam uma ONG, uma microempresa e uma empresa especializada em manufatura reversa, todas com experiência em costura e upcycling.
O Hospital passou a comprar mensalmente as ecobags produzidas a partir do upcycling dos tecidos para a entrega
de uniformes aos novos funcionários, substituindo as sacolas plásticas anteriormente utilizadas. Além disso, passamos a adquirir outros itens dos fornecedores para utilização como brindes em eventos, congressos e datas comemorativas, tais
como ecobags, bolsas, kits maternidade, necessaires, cases para laptop e clutches.
2. Inovação em FM
Alguns hospitais já têm nos procurado para implementar projetos semelhantes, pois até o momento, o nosso projeto é inovador no setor hospitalar e fomos o primeiro hospital no Brasil a adotar esse destino para os seus resíduos têxteis.
O projeto possui um modelo inovador, com viabilidade econômica, além de contribuir para a sustentabilidade ambiental e social, ao gerar renda para mulheres em comunidades em situação de vulnerabilidade social que participam da produção desses produtos.
3. Resultados Corporativos
Desde abril de 2021, conseguimos deixar de descartar anualmente 7.400 toneladas de tecidos em aterros sanitários, contribuindo assim com o meio ambiente e reduzindo o impacto no solo, o que está alinhado com a ODS 15 e com a sustentabilidade social por meio da geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade, contribuindo com as ODS 1, 8 e 10.
Além disso, alcançamos uma economia de aproximadamente 680 mil reais por ano, que anteriormente eram gastos com o descarte dos tecidos em aterros sanitários. Essa economia no descarte foi fundamental para viabilizar economicamente o projeto, contribuindo também com a ODS 12.
O projeto agrega um valor sustentável, tão importante atualmente, e os clientes e fornecedores do Einstein se sentem confiantes e animados em receber esses brindes, sabendo que estão contribuindo para a economia circular e a sustentabilidade.
4. Liderança e Sucesso em FM
A excelência e a inovação na liderança têm sido contagiantes em todas as áreas de nossa instituição. Nossos colaboradores se sentem animados e impulsionados a adquirir os produtos de nosso projeto UpLuxo para utilizá-los como brindes em eventos e congressos. Essa iniciativa tem promovido uma mudança na cultura e no comportamento deles ao escolherem brindes, pois têm preferido nossos produtos, que são reciclados e contribuem para a sustentabilidade ambiental e social.
5. Contribuição para a visão e missão dos FMs mundiais e globais de gerenciamento de instalações
O UpLuxo tem recebido reconhecimento através de diversas premiações, incluindo o Prêmio Abrafac Melhores do Ano de 2022, no qual conquistamos o primeiro lugar. Além disso, estamos inscritos no Prêmio Valor Inovação de 2023 e no programa PROADI do Ministério da Saúde no Brasil. Caso aprovado, a partir de 2024, teremos a oportunidade de implementar o projeto em hospitais públicos brasileiros. Além disso, estamos em processo de desenvolvimento de suporte e assessoria para a implementação do projeto em outras instituições privadas que têm demonstrado interesse.
O UpLuxo possui um enorme potencial para resolver o problema do descarte de resíduos têxteis hospitalares e gerar renda, não apenas no Brasil, mas também em todo o mundo.
Resumo dos Resultados Esperados