Black Friday - Congresso 2025
 

Fiocruz e Conforlab unem esforços em pesquisas sobre a qualidade do ar

Fiocruz e Conforlab unem esforços em pesquisas conjuntas sobe a qualidade do ar (interno e externo) com o objetivo de compreender os impactos da poluição na saúde das pessoas.

Fiocruz e Conforlab unem esforços em pesquisas sobre a qualidade do ar

Foto: Divulgação

Uma parceria de colaboração foi anunciada em 19 de maio durante um evento no Sampa Sky, reunindo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Laboratório de Conforto Ambiental (Conforlab). O objetivo dessa união é realizar pesquisas conjuntas voltadas para a qualidade do ar.

A Fiocruz, uma instituição renomada na área da saúde, tem se dedicado ao estudo de diversos aspectos que impactam a qualidade de vida da população. A qualidade do ar é um desses fatores, pois a poluição atmosférica pode acarretar problemas respiratórios e outras doenças.

Por sua vez, o Conforlab é especializado em pesquisas relacionadas ao conforto ambiental, incluindo a análise da qualidade do ar em ambientes internos e externos. Através de técnicas avançadas de monitoramento e análise, o laboratório busca compreender os impactos da poluição atmosférica na saúde e no bem-estar das pessoas.

Leonardo Cozac, CEO da Conforlab, abriu o evento para anunciar esta parceria de colaboração com a Fiocruz para o desenvolvimento de pesquisas sobre a qualidade do ar. Cozac sempre foi um empreendedor focado em demonstrar as complicações da qualidade do ar, tanto interna quanto externa, para a saúde das pessoas. As pesquisas desempenham um papel fundamental na compreensão e na melhoria da qualidade do ar, seja por meio do monitoramento, identificação de fontes de poluição, avaliação de impactos na saúde, educação e conscientização pública e até no desenvolvimento de tecnologias e soluções. 

Nelzair Vianna, pesquisadora científica da Fiocruz, representou presencialmente a entidade e expressou a expectativa de que essa parceria com a Conforlab contribua para preencher várias lacunas que necessitam de respostas, a fim de tomar decisões assertivas sobre essa pauta. Vianna anunciou ainda um projeto recentemente aprovado para a instalação de uma rede de sensores de baixo custo, que ampliará as ações iniciadas no projeto Território Saudável e Sustentável, financiado pelo Programa Inova Fiocruz. 

Segundo a pesquisadora, esses projetos têm adotado abordagens multidisciplinares, incluindo territórios de vulnerabilidade socioambiental, e aplicado a lente da saúde planetária, com abordagem comunitária, ciência cidadã e engajamento de todas as partes interessadas no gerenciamento de riscos. Isso potencializa a cooperação entre diferentes áreas de expertise, como saúde, engenharia e ciências.

Vianna destacou ainda que essa cooperação facilititará as análises laboratoriais de qualidade do ar interno. Essa cooperação facilitará o desenvolvimento de estudos que promovam novas tecnologias para preencher as lacunas de melhoria da qualidade do ar e a percepção dos riscos inerentes à transmissão de doenças relacionadas à má qualidade do ar, que podem ser evitadas quando bem gerenciadas.

O anúncio dessa parceria representa um importante passo na busca por soluções efetivas para o desafio da poluição atmosférica. Através da colaboração entre a Fiocruz e o Conforlab, espera-se avançar no conhecimento científico e no desenvolvimento de estratégias que promovam um ambiente mais saudável e sustentável para as futuras gerações.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP