Congresso 2025
 

O que esperar do mercado imobiliário brasileiro em 2025?

Apesar de um ano conturbado, 2024 apresentou um resultado positivo.

Por Mateus Murozaki

O que esperar do mercado imobiliário brasileiro em 2025?

Foto: Canva.com/sergio souza

O mercado imobiliário é uma prioridade quando o assunto é economia, pois atinge diversos outros setores de maneira incisiva. Por conta disso, é uma das áreas de maior interesse para análises profundas. Enquanto 2024 passou por alguns baixos, o ano acabou sendo positivo para o setor, de acordo com pesquisas da Brain Inteligência Estratégica. Apesar disso, existem óbvias tendências que podem apontar para o comportamento desse mercado e nos prevenir para surpresas em 2025.

Preço de aluguel comercial

A começar pelo aluguel de salas comerciais, que apresentou um aumento significativo em 2024. Ironicamente, o responsável por isso é a baixa taxa de desemprego e o desempenho da economia brasileira, de acordo com a revista Exame. Com mais serviços e mais pessoas inseridas no mercado, a tendência é que a busca por espaços seja cada vez maior, aumentando, portanto, os preços dos imóveis a serem alugados.

“As demandas por escritórios mobiliados continuam crescendo. As regiões de Rebouças, Pinheiros e Vila Madalena vêm se consolidando como alternativas às áreas nobres, mais caras, pois têm entregado prédios modernos e com boa infraestrutura a preços atrativos”, conta Yara Matsuyama, diretora da divisão de escritórios da JLL. De acordo com a profissional, há a possibilidade de o estoque de espaços corporativos dobrar em relação ao ano passado.

Galpões e data centers

De acordo com Caio Maia, Head de Pesquisa e Estratégia da JLL, algo a se prestar atenção é o boom de construção industrial, em especial galpões, cujo preço do metro quadrado também deve continuar em alta. Nesse tópico, Espírito Santo ganha destaque, pois vai abrigar o maior número de galpões logísticos do Brasil, com quase 620 mil metros quadrados de área bruta locável.

Com a tendência global de data centers, devido ao impulsionamento oferecido pela tecnologia de IA, serão necessários galpões cada vez mais preparados e sofisticados. Por conta do alto custo de investimento nessa categoria, em especial os equipamentos importados, o tamanho exato do impacto destes no Brasil dependerá de fatores externos.

ESG e tecnologia

Algo que ainda é de suma importância para o mercado imobiliário é a qualidade dos imóveis no que tange à sustentabilidade e às tecnologias neles implantadas. Hoje, diversas empresas buscam se alocar em edifícios que não apenas acomodem suas necessidades físicas, mas também ideológicas e tecnológicas. Selos de sustentabilidade continuam sendo um grande atrativo que agregam valor a esses imóveis, assim como tecnologias de inteligência artificial e soluções de ponta que tornem a convivência nesses espaços mais confortável e energeticamente eficiente.

Nesse início de ano, ainda é cedo para bater o martelo sobre como o mercado imobiliário se comportará em 2025. Mas, como descrito acima, certas coisas certamente se manterão: a alta dos aluguéis, mais empreendimentos sendo entregues ou avançando em sua construção, ESG cada vez mais em alta e, obviamente, uma tendência muito forte pela tecnologia.

Resta observar atentamente os movimentos desse mercado para compreender as melhores maneiras de navegá-lo. Seria prudente fazer o primeiro movimento em um novo investimento agora ou esperar até que as ofertas se tornem mais concretas? De qualquer forma, o ano certamente será agitado para o setor.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Carreira

Gestão Eficiente de CNPJ: Desafios e Soluções

Dicas e lições para manter sua empresa dentro da conformidade em meio à mudanças na legislação

Mercado

Grandes desafios para 2025: dados, IA e a busca pela eficiência

As práticas que definirão sucesso para as empresas em 2025

Mercado

Como as tecnologias estão revolucionando a manutenção de ativos no setor de óleo e gás?

IoT, Digital Twins e SCADA estão entre as tendências para o futuro

Mercado

Futuro do trabalho híbrido: o caso JPMorgan

Grandes companhias estão repensando políticas de trabalho remoto, algumas reforçando a flexibilidade, enquanto outras pressionam pelo retorno presencial

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP