Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

O que esperar do mercado imobiliário brasileiro em 2025?

Apesar de um ano conturbado, 2024 apresentou um resultado positivo.

Por Mateus Murozaki

O que esperar do mercado imobiliário brasileiro em 2025?

Foto: Canva.com/sergio souza

O mercado imobiliário é uma prioridade quando o assunto é economia, pois atinge diversos outros setores de maneira incisiva. Por conta disso, é uma das áreas de maior interesse para análises profundas. Enquanto 2024 passou por alguns baixos, o ano acabou sendo positivo para o setor, de acordo com pesquisas da Brain Inteligência Estratégica. Apesar disso, existem óbvias tendências que podem apontar para o comportamento desse mercado e nos prevenir para surpresas em 2025.

Preço de aluguel comercial

A começar pelo aluguel de salas comerciais, que apresentou um aumento significativo em 2024. Ironicamente, o responsável por isso é a baixa taxa de desemprego e o desempenho da economia brasileira, de acordo com a revista Exame. Com mais serviços e mais pessoas inseridas no mercado, a tendência é que a busca por espaços seja cada vez maior, aumentando, portanto, os preços dos imóveis a serem alugados.

“As demandas por escritórios mobiliados continuam crescendo. As regiões de Rebouças, Pinheiros e Vila Madalena vêm se consolidando como alternativas às áreas nobres, mais caras, pois têm entregado prédios modernos e com boa infraestrutura a preços atrativos”, conta Yara Matsuyama, diretora da divisão de escritórios da JLL. De acordo com a profissional, há a possibilidade de o estoque de espaços corporativos dobrar em relação ao ano passado.

Galpões e data centers

De acordo com Caio Maia, Head de Pesquisa e Estratégia da JLL, algo a se prestar atenção é o boom de construção industrial, em especial galpões, cujo preço do metro quadrado também deve continuar em alta. Nesse tópico, Espírito Santo ganha destaque, pois vai abrigar o maior número de galpões logísticos do Brasil, com quase 620 mil metros quadrados de área bruta locável.

Com a tendência global de data centers, devido ao impulsionamento oferecido pela tecnologia de IA, serão necessários galpões cada vez mais preparados e sofisticados. Por conta do alto custo de investimento nessa categoria, em especial os equipamentos importados, o tamanho exato do impacto destes no Brasil dependerá de fatores externos.

ESG e tecnologia

Algo que ainda é de suma importância para o mercado imobiliário é a qualidade dos imóveis no que tange à sustentabilidade e às tecnologias neles implantadas. Hoje, diversas empresas buscam se alocar em edifícios que não apenas acomodem suas necessidades físicas, mas também ideológicas e tecnológicas. Selos de sustentabilidade continuam sendo um grande atrativo que agregam valor a esses imóveis, assim como tecnologias de inteligência artificial e soluções de ponta que tornem a convivência nesses espaços mais confortável e energeticamente eficiente.

Nesse início de ano, ainda é cedo para bater o martelo sobre como o mercado imobiliário se comportará em 2025. Mas, como descrito acima, certas coisas certamente se manterão: a alta dos aluguéis, mais empreendimentos sendo entregues ou avançando em sua construção, ESG cada vez mais em alta e, obviamente, uma tendência muito forte pela tecnologia.

Resta observar atentamente os movimentos desse mercado para compreender as melhores maneiras de navegá-lo. Seria prudente fazer o primeiro movimento em um novo investimento agora ou esperar até que as ofertas se tornem mais concretas? De qualquer forma, o ano certamente será agitado para o setor.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Faça uma busca

Líderes de audiência

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking