TELELOK
 

Escritórios mobiliados: nova tendência?

Benefícios atraem mais profissionais para ambientes pré-montados.

Branded Content por Colliers

Por Mateus Murozaki

Escritórios mobiliados: nova tendência?

Foto :Canva.com/ditsangthonsuk

Poucos tópicos são tão recorrentes no mercado atual quanto os ambientes de trabalho, cada vez mais mutáveis. Enquanto muitas empresas apostam em transformar o escritório em uma representação física dos próprios valores, há também aquelas que, prezando por um melhor preço e praticidade, decidem por outra alternativa: a dos imóveis mobiliados.

Embora estes sacrifiquem a personalização e adaptabilidade de um escritório próprio, há diversos benefícios: não é necessário fazer mudanças extensas, permitindo que a ocupação ocorra de maneira praticamente imediata; os custos são reduzidos e, para os proprietários, a oferta de carência é menor.

Leandro Cardoso, coordenador de inteligência de mercado da Colliers, aponta de maneira mais direta tais benefícios: “Mobiliar um ambiente corporativo exige muitas coisas, muitos profissionais, isso leva muito tempo. Então, essa questão do mobiliado no corporativo transforma aquele ambiente em um ambiente mais competitivo para você conseguir trazer o inquilino, porque o tempo de decisão para ele vai ser mais curto, já que ele consegue materializar a operação dele naquele espaço”.

De acordo com Ygor Chrispin, gerente da área de escritórios da empresa, essa tendência tem, inclusive, afetado os proprietários, que antes não aceitavam a devolução de imóveis com um tipo de infraestrutura ou mobília, sendo, como regra geral de mercado, necessário entregar em open space. Hoje em dia, já existe flexibilidade na hora de analisar a infraestrutura e layout do locatário anterior, devido à redução de carência proporcionada pela praticidade do modelo.

Cardoso também teoriza que isso tenha a ver com uma mudança no mercado, como explica aqui: “Me parece que, antes da pandemia, vivíamos um momento de baixa oferta, sobretudo para escritórios corporativos em São Paulo. E como você tinha uma pouca oferta, o proprietário se comportava de uma maneira. Nesse momento em que você tem uma alta vacância em algumas regiões, e em outras a vacância está mais controlada, ele precisa ter, de fato, e eu volto a insistir, novas estratégias para atrar os inquilinos”.

Os profissionais apontam que, em São Paulo, existe um equilíbrio entre seus clientes buscando áreas em open spaces e mobiliados, enquanto que, no Rio de Janeiro, a preferência é pela segunda opção. A diferença, na visão deles, é que São Paulo é um mercado mais ativo, enquanto o do Rio está em uma retomada, com vários escritórios que foram devolvidos sendo ocupados.

Empreendimentos VALIA

Muitas dessas percepções que os profissionais compartilharam vieram de suas experiências com os empreendimentos da VALIA, fundo de pensão da Vale, que conta com imóveis muito bem localizados no Rio de Janeiro.

A Colliers administra diversos empreendimentos da VALIA, incluindo edifícios nas grandes capitais, como o América Business Park, a Candelária, o Mourisco, o Centro Empresarial Cidade Nova, o Cidade Jardim Corporate Continental Tower e o Rio Office Tower (clique para conferir).

Caso tenha interesse em conferir o portfólio completo e contatar a equipe da Colliers, basta clicar aqui.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP