Black Friday - Congresso 2025
 

Oldemar Bandeira é o primeiro diretor de Real Estate e Facilities na TechnipFMC

Com quase 30 anos no mercado, executivo destaca a importância da habilidade de negociação em FM.

Oldemar Bandeira é o primeiro diretor de Real Estate e Facilities na TechnipFMC

Com ampla experiência em gestão de Facilities e Workplace Services, gerenciamento de projetos e gestão administrativa, Oldemar Banderia é o novo diretor de Real Estate e Facilities da TechnipFMC, sendo responsável por Brasil e Argentina. "Estávamos negociando já há algum tempo e para mim foi muito bom, porque na nossa indústria, não é só na minha empresa, não, não temos a característica dessa função. É um paradigma que a gente está quebrando", comenta Bandeira.

Oldemar está na empresa desde 2015, antes da fusão entre a FMC Technologies e Technip em 2017. Ainda como Facilities & Corporate Security Manager, ele destaca a atuação na integração das empresas e na reestruturação de sites, processo que centralizou todos os serviços em duas fábricas, uma base de apoio operacional e um centro tecnológico.

Para o executivo, uma das tarefas mais desafiadoras da função é lidar com pessoas, com os questionamentos e os mal-entendidos na realização de mudanças. Desta forma, uma das principais habilidades para se destacar na área de Facility, Workplace e Property Management, segundo ele, é a facilidade em negociação.

"Pra mim negociar foi natural, até porque fui professor universitário. Então, está no meu perfil, né? Tanto escutar como dividir o conhecimento ou negociar situações, que são mais ou menos complexas para outras pessoas. Pra mim é mais fácil, acho, por essa característica", compartilha. Como professor, Oldemar ministrou a disciplina de Building Maintenance na Universidade Candido Mendes no primeiro curso de Facilities Management no Rio de Janeiro.

Neste sentido, Bandeira entende o networking como uma oportunidade de aprendizado única. "Eu acredito muito no compartilhamento de informações.  Então, por isso sempre reforço, bato na mesma tecla. Os eventos que temos dentro e fora do Brasil, são oportunidades para trocas com colegas antigos do mercado, de dividir aquilo que estamos fazendo", diz.

Antes de manutenção ser compreendida como parte das funções de Facility Management, que na época sequer era reconhecida como uma área, o executivo era responsável pela administração do Centro Empresarial do Itaú Conceição (CEIC), complexo com 240 mil m² de área construída. No banco, ele começou na área de sistemas em 1981.

"O maior desafio da minha carreira foi pedir demissão do Banco Itaú. Eu tinha 23 anos de empresa e fui trabalhar numa empresa de prestação de serviços, que foi a Cushman&Wakefield. Foi o momento mais difícil da minha carreira, porque dei um passo para atrás para poder dar dez na frente. Na Cushman&Wakefield, tive uma visibilidade global. Eu sempre viajei muito, liderei projetos em outros países. Então, assim, isso foi uma estratégia para conseguir avançar depois", lembra.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP